Artigo | 31 de May

Várias estruturas representativas dos trabalhadores alertam que atualmente os níveis de produção rondam os 90% face a 2019, quando as previsões falavam em 70%, e que faltam trabalhadores.

Artigo | 31 de May

António Manuel Almeida Costa, que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, não reuniu os votos necessários para a sua nomeação.

Artigo | 31 de May

A jornada de trabalho de 35 horas é uma das principais reivindicações que motiva a greve dos trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira, no dia 1 de junho. Às 11h00 concentram-se à entrada do hospital.

Artigo | 31 de May

Os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa (RL) fazem nesta quarta-feira uma paralisação de 24 horas, com início às 3h. Lutam por aumento salarial para 750 euros mensais, de forma a “compensar a subida do salário mínimo”. Esta é a 13ª paralisação que realizam desde julho de 2021.

Artigo | 30 de May

Um mês depois da vaga de prisões de dirigentes sindicais, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social apela à solidariedade contra o agravar da repressão sobre os sindicatos independentes na Bielorrússia.

Artigo | 30 de May

A exposição “Para uma história do movimento negro em Portugal, 1911-1933”, que estará patente até 25 de junho, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, foi inaugurada na passada quarta-feira com uma visita guiada e uma conversa com os autores José Pereira e Pedro Varela, com moderação de Beatriz Gomes Dias.

Artigo | 29 de May

As repercussões de Maio de 68 no meu percurso individual foram profundas. Tratou-se de uma ruptura violenta e radical. De tal modo que penso que posso dividir os 10 anos do meu exílio em duas épocas distintas: o antes e o depois de Maio. Por Helena Cabeçadas.

Artigo | 29 de May

Luso-britânica Farfetch está a questionar etnia e orientação sexual dos candidatos a emprego. A  multinacional é também alvo de inúmeras denúncias de assédio sexual, moral e manipulação.

Artigo | 29 de May

Sindicato Nacional do Ensino Superior alerta que existem investigadores com mais de 50 anos e 20 anos de trabalho que continuam a ser contratados a prazo. Percentagem de professores em situação precária também tem aumentado.

Artigo | 28 de May

Buscas promovidas pela Inspeção Tributária e PSP no último mês levaram à constituição do empresário russo, sócio de Marco Galinha, como arguido no processo Monte Branco, associado à prática de branqueamento de capitais e fuga ao fisco. Leivikov acusou recentemente Mariana Mortágua de falsas declarações.

Artigo | 28 de May

Durante o protesto, convocado pela Massa Crítica de Lisboa, foram várias as vozes de repúdio contra a decisão do autarca Carlos Moedas, que já promoveu a remoção parcial da ciclovia. Catarina Martins afirmou que esta é uma “decisão que não se compreende”.

Artigo | 27 de May

No acórdão proferido esta sexta-feira pelo Tribunal da Relação de Lisboa, Pedro Frazão, que acusou Francisco Louçã de ter "recebido uma avença do BES", é condenado a reconhecer publicamente, e por escrito, que a afirmação “é ilícita por falsa e ofensiva do direito à honra”.

Artigo | 27 de May

Resistente antifascista e fundador do PS, jornalista e diretor de jornais, professor de jornalismo e vice-presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Mário Mesquita morreu esta sexta-feira aos 72 anos.

Artigo | 27 de May

No dia da votação do Orçamento, a central sindical convocou um protesto que inicia a campanha “Pelo aumento dos salários e pensões – Contra o aumento do custo de vida e ataque aos direitos”. Catarina Martins juntou-se à concentração em São Bento e afirmou que “Portugal é um exemplo do pior que Europa podia fazer” neste aspeto.

Artigo | 27 de May

A Associação D3 esteve na origem da queixa que levou ao chumbo das normas de conservação de metadados pelo Tribunal Constitucional. Face à nova proposta de lei, não é claro se cumpre as exigências do Tribunal Europeu sobre a matéria, afirmam os ativistas.

Artigo | 27 de May

Os trabalhadores da Transtejo estão em greve nos dias 11 e 12. Os da Soflusa na tarde de 12 e no dia seguinte. Estão contra os aumentos de 0,9% quando a inflação está acima de 7%, exigem melhores condições de trabalho e a contratação de trabalhadores. Por falta de pessoal, desde fevereiro já se suprimiram 900 carreiras.

Artigo | 26 de May

Apesar de Moedas prometer esperar pela consulta pública, a Câmara de Lisboa iniciou obras com vista à remoção da ciclovia da Almirante Reis. Massa Crítica convoca protesto de bicicleta que arranca do Marquês de Pombal esta sexta às 18h.

Artigo | 26 de May

A DECO divulgou o seu ranking da disparidade salarial nas empresas cotadas na bolsa portuguesa. Em média, os CEO recebem 32 vezes mais do que quem trabalha nas suas empresas.

Artigo | 25 de May

Docentes das Escolas Artísticas António Arroio, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto, manifestaram-se esta quarta-feira. Exigem o fim da precariedade laboral e a integração nos quadros e acusam o Governo de faltar à palavra.

Artigo | 25 de May

Os guardas-florestais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA/GNR) estão em greve nesta quarta-feira para reivindicar tabela remuneratória específica para a carreira e suplementos remuneratórios.