Artigo | 30 de April

O alerta é da Solidariedade Imigrante, assinalando que se mantêm o “trabalho precário, nalguns casos a roçar a escravatura, e condições desumanas de habitação”.

Artigo | 29 de April

Os motoristas da Rodoviária de Lisboa partem para a 12ª paralisação em menos de um ano. Após anos de estagnação salarial e bloqueio patronal à negociação, o salário base está nivelado pelo salário mínimo nacional, independentemente da antiguidade.

Artigo | 29 de April

A ação de solidariedade com as pessoas reprimidas por protestar contra a guerra na Rússia juntou dezenas de pessoas em Lisboa na denúncia dos ataques à liberdade de expressão.

Artigo | 28 de April

Juízes consideram que o armazenamento dos dados de tráfego e localização de todas as pessoas "restringe de modo desproporcionado os direitos à reserva da intimidade da vida privada e à autodeterminação informativa". Associação D3 congratula-se com a decisão.

Artigo | 28 de April

Horários desregrados, falta de trabalhadores, más condições de trabalho e “grande prepotência por parte da direção” põem em causa um “bom serviço público de transporte” e estão na base desta paralisação. Está previsto que a circulação seja retomada a partir das 9h30.

Artigo | 27 de April

A pandemia levou à supressão dos comboios que asseguravam a ligação a Madrid através do Lusitânia e a Paris com o Sud Express. Dois anos depois, ainda não foram repostas. O coletivo ATERRA lamenta esta situação que priva o país “da alternativa mais cómoda e ecológica para viajar ao estrangeiro”.

Artigo | 27 de April

Pedro Castro e Almeida, CEO do banco, manteve o vencimento fixo de 513.000 euros e recebeu mais 40% em prémios, tanto em dinheiro como em ações. Recorde-se que, em menos de um ano, o Santander reduziu em Portugal 1.400 postos de trabalho.

Artigo | 26 de April

No Bairro Carlos Botelho cinco famílias foram despejadas. A associação de defesa do direito à habitação acusa a empresa municipal que gere os bairros da Câmara de o ter feito ilegalmente “sem qualquer diálogo, alternativas ou acompanhamento social, e sem dar o tempo previsto por lei às famílias para se defenderem devidamente”.

Artigo | 26 de April

Os números são do ano passado e incluem denúncias e pedidos de pareceres jurídicos por parte de trabalhadores da administração central e local.

Artigo | 26 de April

Esta terça-feira os trabalhadores do Hospital da Luz de Lisboa estão em greve, concentrados à porta desta unidade hospitalar privada. Lutam pela aplicação do contrato coletivo de trabalho e pelo aumento dos salários em 90 euros.

Artigo | 25 de April

Em 2018, António Costa prometia acabar com “todas as situações de carência habitacional” até abril de 2024. Os números estavam subestimados e, com o atual nível de investimento público, o objetivo está longe de poder ser cumprido. O Bloco já tinha alertado para a situação várias vezes.

Artigo | 25 de April

Comissão Nacional de Proteção de Dados repudia o facto de a medida permitir, por exemplo, que as câmaras de farda sejam usadas em selfie sticks e filmem manifestações ou que não exista uma sanção para os agentes que interrompam a gravação de uma intervenção sem justificação.

Artigo | 22 de April

Em janeiro deste ano, entrou em vigor a nova lei do teletrabalho. Verificam-se já várias tentativas de entorse à lei e uma das mais clamorosas veio da DGAEP. João Leal Amado afirma que deve ser levado “a sério o dever de abstenção de contacto instituído pela lei”.

Artigo | 21 de April

Ministra da Saúde anunciou que apenas se manterá obrigatória a utilização de máscaras em alguns espaços como lares de idosos, hospitais e transportes públicos.

Artigo | 21 de April

O acórdão, assinado por perto de trinta juízes, abrange todo o alojamento local, inclusive aquele que foi alvo de autorização no passado.

Artigo | 20 de April

A Headoffice é uma gestora de fortunas representada em Portugal pela esposa do empresário Marco Galinha, que é também filha de Markos Leivikov. À frente da empresa estão dois executivos com carreira junto de Dmitry Rybolovlev, um dos maiores oligarcas russos, dono do Mónaco FC, próximo do Kremlin e de Donald Trump.

Artigo | 20 de April

Os trabalhadores da Efacec realizam esta quarta-feira uma greve de duas horas, para exigir aumentos de salários e compra de matéria-prima e também para contestar a reprivatização da empresa e reclamar a demissão da administração.

Artigo | 19 de April

“O Conselho Nacional de Saúde vê com apreensão a insistência na obrigatoriedade de uso de máscara facial no contexto das escolas e creches”, declara aquele órgão consultivo do Governo, defendendo que a infeção na comunidade escolar “não tem uma dimensão objetiva que o justifique”.

Artigo | 19 de April

As 15 maiores empresas do índice bolsista português pagaram no ano passado 31,9 milhões de euros aos seus atuais e antigos administradores executivos. Mais de um terço deste valor foi parar ao bolso do dono do Pingo Doce.

Artigo | 19 de April

Após um ano de plenários, reuniões descentralizadas e sessões online, os trabalhadores em Arquitetura vão fundar oficialmente este sindicato. A sua primeira ação será no dia seguinte comemorando o 1º de maio nas ruas.