Artigo | 31 de December

Num ano e meio, o banco público faturou 1.000 milhões de euros. Apesar disso, a administração só quer aumentar salários em 0,4%, um valor abaixo da inflação que significa perda do poder de compra para os trabalhadores.

Artigo | 30 de December

Em artigo divulgado no “Público”, o professor de Direito do Trabalho João Leal Amado defende que a nova lei melhorou “globalmente” o regime do teletrabalho, nomeadamente, em relação à privacidade do teletrabalhador, ao tempo de autodisponibilidade e descanso e ao pagamento das despesas.

Artigo | 30 de December

É um desafio manter crianças ocupadas dentro de casa tantos dias seguidos e mais ainda se ao mesmo tempo tivermos de manter o ritmo em teletrabalho. Ficam algumas sugestões para estes dias de isolamento  social. Por Joana Louçã.

Artigo | 29 de December

O Tribunal da Relação de Évora confirmou a decisão do Tribunal de Beja que considetou ilícito o despedimento de Paulo Barriga, ex-diretor do Diário do Alentejo, condenando a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), dona do jornal, a pagar-lhe mais de 34 mil euros.

Artigo | 29 de December

O preço das portagens nas autoestradas vai aumentar em 2022. Para a plataforma pela abolição das portagens na A23 e na A25, o aumento das taxas nas duas vias “é mais um grave atentado ao interior do país”.

Artigo | 29 de December

Os maquinistas da Metro do Porto/Via Porto estarão em greve de 24 horas na próxima quinta-feira, porque a administração quer “impor, desde já, uma limitada atualização salarial para 2023”. A empresa admite que a greve terá forte impacto e anuncia o encerramento de cinco linhas,

Artigo | 29 de December

O aumento dos casos de covid-19 provocou o colapso da linha SNS24, leva ao aumento das idas às urgências hospitalares e está também a provocar um aumento da procura das áreas dedicadas a doentes respiratórios. O presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar afirma que os centros de saúde já estão “numa situação de caos absoluto”.

Artigo | 29 de December

A carga de trabalho aumentou mas não houve mais contratações. Os dirigentes sindicais dizem que nunca fizeram tantas cartas de demissão como em 2021. Aumentaram ainda baixos salários, precariedade, discriminação entre homens e mulheres, falta de formação e escassez de condições de saúde e segurança.

Artigos Especiais | 28 de December

O fundador e dirigente do SOS Racismo fala da sua vida dedicada à militância política, associativa e sindical desde antes do 25 de Abril. Entrevista de Luís Branco.

Artigo | 28 de December

Os níveis de vacinação têm impedido males maiores. Mas a contagiosidade da variante Ómicron mostra os limites do investimento no combate à pandemia: um terço dos contactos de pessoas infetadas não estão a ser rastreadas e há quem não consiga ligar para a linha Saúde 24.

Artigo | 28 de December

Os bancos cada vez mais operaram online, fecham balcões e despedem trabalhadores mas, a cada ano, aumentam várias das comissões que cobram sem apresentarem justificação diz Nuno Rico da Deco.

Artigo | 28 de December

A média dos salários do país está a crescer pouco, assim vai continuar e a inflação vai fazer mossa. O economista Eugénio Rosa explica que, para apanharmos a média da União Europeia, o aumento geral devia ser de 6% e que há margem para o fazer “sem gerar desequilíbrios económicos”.

Artigo | 28 de December

Em plenário os trabalhadores aceitaram as propostas da administração de valorização salarial e de reposição nas carreiras. Conseguiram ainda que o seu dia de aniversário fosse considerado dia de férias e mais férias para quem trabalha por turnos.

Artigo | 27 de December

Lei existe desde 2007 e prevê penas pesadas, porém, os donos de terras e explorações agrícolas nunca são condenados. José Soeiro lembra que Bloco apresentou proposta para responsabilizar toda a cadeia de abuso laboral, mas que foi chumbada por PS aliado a toda a direita.

Artigo | 27 de December

Sindicato afirma que greve dos trabalhadores de call-centers no Natal foi positiva e haverá nova greve entre 31 de dezembro e 1 de janeiro. Estes trabalhadores lutam pelo reconhecimento da profissão de trabalhador de call-center, por aumento de salários e contra a precariedade.

Artigo | 26 de December

Morreu João Paulo Cotrim, editor, jornalista e fundador da Bedeteca de Lisboa. Foi também guionista para filmes de animação, escreveu novelas gráficas, ensaios e poesia e histórias para crianças e adultos. Era também editor da Abysmo.

Artigo | 26 de December

Excesso de açúcar é um dos maiores problemas identificados num estudo do Instituto Ricardo Jorge. Os investigadores denunciam ainda que estes alimentos são vendidos utilizando alegações como “sem adição de açúcares” quando à partida não é suposto terem-no ou quando na lista de ingredientes têm ingredientes que os têm.

Artigo | 25 de December

Regista-se um recorde histórico mínimo de nascimentos no país e um número muito elevado de mortes sobretudo em janeiro deste ano. Há 13 anos consecutivos que o número de pessoas que nascem em Portugal é inferior ao número das pessoas que morrem.

Artigo | 25 de December

Desde 2012, apenas 20 Vistos Gold foram atribuídos por criação de postos de trabalho. Contrastam com os 9.514 devidos à compra de imóveis, apenas 10% dos quais destinados no papel à “reabilitação urbana”.

Artigo | 25 de December

Houve vários supermercados Dia Minipreço que foram obrigados a encerrar e isso só não aconteceu em algumas lojas Lidl porque a empresa "chamou, ilegalmente, trabalhadores de férias ou de folga para substituir trabalhadores em greve" denunciou o sindicato.