Artigo | 31 de October

Recolhimento domiciliário, eventos e celebrações limitados a 5 pessoas e teletrabalho obrigatório salvo oposição fundamentada do trabalhador, são algumas das medidas que irão entrar em vigor a 4 de novembro. Veja aqui se o seu concelho está incluído. Linha Saúde 24 pode passar declaração para justificar faltas.

Artigo | 31 de October

As conclusões de um estudo da Universidade Nova de Lisboa apontam para o facto de o percurso académico contribuir mais para a segregação de turmas que a nacionalidade ou origem socioeconómica. Cenário é mais acentuado no ensino secundário.

Artigo | 31 de October

Há horários que não são ocupados porque os professores não têm dinheiro para pagar as rendas. A Fenprof esteve à porta do Parlamento a exigir que o Ministro dê o lugar "a quem saiba fazer melhor".

Artigo | 31 de October

Isabel Camarinha defendeu que a ferrovia é um “setor estratégico para a economia nacional” e criticou o OE2021 por não responder às necessidades do setor, quer seja ao nível dos direitos dos trabalhadores, quer seja ao nível do desenvolvimento nacional.

Artigo | 31 de October

A empresa, dona do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, vai dar início a um processo de despedimento coletivo que incluirá 17 jornalistas. Sindicato de Jornalistas já veio contestar despedimentos.

Artigo | 31 de October

A maioria dos postos de trabalho destruídos entre os meses de fevereiro e setembro pertenciam a trabalhadores com menos de 25 anos. Segundo o INE, o setor dos serviços é o menos otimista face à possibilidade de criação de emprego nos próximos três meses.

Artigo | 30 de October

Entre março e 18 de outubro registaram-se mais de sete mil óbitos acima da média dos anos anteriores. É na região Norte que se registou o maior aumento e, em termos de género, são as mulheres o grupo mais afetado.

Artigo | 30 de October

O sindicalista tinha 88 anos. Foi um lutador anti-fascista, deputado constituinte, dinamizador local, dirigente e ativista em várias associações.

Artigo | 30 de October

Um grupo pintou frases como “morte aos pretos”, “morte aos ciganos” ou “zucas, voltem para as favelas” e o símbolo do movimento Geração Identitária. Em várias das escolas alvo da mensagem racista desta sexta-feira, não é a primeira vez que tal acontece.

Artigo | 30 de October

Segundo denúncias recebidas pelo despedimentos.pt, a Narc Frutas faz sistematicamente contratos a prazo com trabalhadores para substituir funcionários em baixa médica e depois despede-os invocando o período experimental, fugindo ao dever de pagar as respetivas compensações por caducidade do contrato.

Artigo | 29 de October

A Globalvia quer negociar com o Governo compensações devido à aplicação de descontos nas portagens para transportes de mercadorias e à passagem dos monovolumes da classe 2 para a classe 1.

Artigo | 29 de October

Entre 1936 e 1954, passaram pelo "Campo da Morte Lenta" 340 presos políticos portugueses. Destes, 32 morreram no local. A partir de 1961, o campo passou a acolher presos ligados aos movimentos anticolonialistas e registaram-se mais quatro mortes. Muitos outros não resistiram às sequelas e faleceram após serem libertados. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 29 de October

Apesar da melhoria nos últimos anos, muito devido à lei das quotas, Portugal continua abaixo da média europeia. Se continuar a este ritmo, a UE levará 60 anos a atingir a plena igualdade de género.

Artigo | 29 de October

O coletivo de estudantes Quarentena Académica denunciou publicamente os atos ocorridos nas Faculdades de Engenharia e Letras da Universidade do Porto. Estudantes de nacionalidade brasileira serão o principal alvo.

Artigo | 28 de October

A administração regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo reuniu com os grupos privados, que recusaram receber doentes covid. No norte, o Hospital-Escola Fernando Pessoa recebeu doentes com covid sem discutir preço e o seu responsável afirmou ironicamente: “Há muitos que andam a tratar da sua vidinha”.

Artigo | 28 de October

O estudo de um grupo de biólogos da Universidade de Aveiro estudou o impacto de material descartado ou perdido com origem em atividades piscatórias sobre aves marinhas. E deixa um alerta.

Artigo | 27 de October

Os 93 projetos escolares selecionados no âmbito do concurso “Fazer Acontecer”, promovido pelo Pelouro da Educação e Direitos Sociais, foram desenvolvidos em conjunto por alunos e professores.

Artigo | 27 de October

A CT da Lusa repudia o corte de 30 euros no subsídio de transporte e afirma a disponibilidade para as formas de luta decididas pelos trabalhadores. Governo diz que só negoceia depois de ver aprovado o Orçamento do Estado.

Artigo | 27 de October

O Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil critica o processo de reestruturação da TAP, assim como “o congelamento das progressões salariais e das progressões técnicas”. E diz que não aceita “um facto consumado”.

Artigo | 27 de October

Um grupo de médicas e médicos responde à carta aberta dos bastonários e afirma que a proposta destes aumentaria “o que os portugueses teriam de pagar pela sua saúde”. Entre os subscritores estão Isabel do Carmo, João Goulão, José Manuel Boavida, Bruno Maia e a ex-ministra Ana Jorge.