Artigo | 11 de May

Nas aulas de Estudo do Meio e Cidadania foram usadas imagens do canal de Youtube de Helder Afonso sem sua autorização. Dois dias depois, o autor descobriu que os vídeos em causa foram bloqueados por suposta violação dos direitos de autor da RTP.

Artigo | 11 de May

Estudantes passam a fazer apenas uma prova de acesso na instituição mais próxima da residência na região a que se candidatem. Os exames nacionais eram até agora uma barreira intransponível para a maioria destes alunos, ao incluir matéria que não é dada no ensino profissional.

Artigo | 11 de May

A gerência não pediu a insolvência, como se tinha comprometido. Os trabalhadores do estabelecimento têm estado a vender refeições em serviço de take-away e preparam a abertura do restaurante para 19 de maio.

Artigo | 11 de May

Segundo a DGS, nos primeiros 7 dias do mês de maio, houve 13 empresas e 52 lares a registarem surtos de covid-19. Estudo epidemiológico sobre casos detetados este mês aponta para maior incidência na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Artigo | 11 de May

Nos centros de acolhimento de emergência em Lisboa, fazem-se assembleias regulares onde todos têm voz e poder de decisão. Há representantes eleitos, críticas frontais e escalas de trabalho desenhadas em assembleia, para que o dia-a-dia de nos centros seja, mais do que ajuda, uma porta aberta para uma vida com direitos.

Artigo | 11 de May

Uma jovem guarda recém-chegada consolava-me: “Eu tenho uma bebé da idade da sua. Percebo bem que chore mas, vai ver, qualquer dia sai”. Uma noite, depois do “recolher”, luzes apagada, eu já deitada, a porta abriu-se, a luz acendeu-se e esta guarda entrou de mansinho, e disse “Venho mostrar-lhe fotografias da minha bebé”. Por Helena Neves.