Artigo | 9 de May

Depois de ter sido noticiado que, em hospitais privados, doentes com Covid-19 estavam a ser cobrados por material de proteção, a Entidade Reguladora da Saúde vem assegurar que estas entidades terão de indicar sempre a previsão da totalidade de todos os custos aos seus utentes.

Artigo | 9 de May

A instituição bancária, na qual o Estado injetou esta semana mais 850 milhões de euros, pagou, em 2019, 2,3 milhões à sua administração executiva e pode ainda vir a distribuir bónus de 2 milhões após 2021. Além disso, ofereceu 320 mil euros ao novo administrador financeiro só para o contratar.

Artigo | 9 de May

Estudos indicam que as famílias mais pobres são quem mais sofre com o impacto da Covid-19, seja no que respeita ao grau de contágio, acesso à educação como à diminuição dos já parcos rendimentos. As desigualdades socioeconómicas estão a aumentar.

Artigo | 9 de May

Em seis ajustes diretos com o Estado, a GLSMed Trade faturou 32,75 milhões de euros, vendo o seu volume de negócios disparar 266% face ao ano anterior. Esta empresa do grupo Luz Saúde vendeu as máscaras mais caras ao Estado.

Artigo | 9 de May

Perante a crise pandémica, a grande maioria destes profissionais sofreu uma perda de rendimento acentuada. A Caixa de Previdência pela qual são abrangidos não assegura os apoios necessários. Neste debate, José Manuel Pureza, Paulo Pedroso e Ana Silva debatem que proteção social para estes trabalhadores.

Artigo | 9 de May

O manifesto publicado pelo Le Monde junta várias personalidades, entre as quais Madonna, Cate Blanchett, Philippe Descola e Albert Fert. A iniciativa, promovida por Juliette Binoche e Aurélien Barrau, deixa o alerta para a necessidade de mudar profundamente os nossos estilos de vida e de consumo e as nossas economias.

Artigo | 9 de May

Profissionais foram confrontados com adaptações tecnológicas em tempo recorde e com horários de dupla jornada laboral. Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), alerta para aumento de níveis de stress e exaustão emocional.

Artigo | 9 de May

António Mexia, presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, avançou que os lucros serão de 800 milhões de euros até ao final do ano. Um valor que vai aumentar com a receita da venda de ativos na Península Ibérica, nomeadamente as seis barragens no Douro à francesa Engie.

Artigo | 9 de May

Pode fazer-se um paralelo entre o "modus vivendi" do tempo da clandestinidade (particularmente no caso das mulheres, confinadas à casa), com as regras hoje determinadas pelo Estado de Emergência, que considero excessivas e gravemente limitativas dos direitos e liberdades que nos são garantidos pela Constituição. Por Margarida Tengarrinha.

Artigo | 9 de May

Como a nova pandemia já nos aponta, a saúde tem que ter um papel mais importante na vida das cidades, devendo ser a base da construção dum novo ambiente urbano. Artigo de José Castro e Ana Isabel Silva