Artigo | 30 de September

Centenas de pessoas concentraram-se esta segunda-feira na Praça do Comércio por um Portugal mais acolhedor, e justo, para com os e as migrantes. A candidata do Bloco Beatriz Dias defendeu que “o governo tem de assumir a sua responsabilidade, e fornecer serviços públicos de qualidade aos imigrantes que vivem em Portugal”

Artigo | 30 de September

Mulheres queixam-se de falta de informação e acompanhamento no processo da gravidez e pós-parto, diz estudo da Católica. Defendem também a inclusão de psicólogos nas equipas multidisciplinares nos hospitais e maternidades, bem como a ampliação da licença de parentalidade.

Artigo | 30 de September

Os motoristas de matérias perigosas acusam os patrões de tentar “impor represálias” aos trabalhadores que participaram na greve do início deste mês. Processos disciplinares, suspensões, ameaças de despedimento e serviços mais longe de casa estarão a ser utilizados para os punir.

Artigo | 29 de September

A concentração deste domingo marcou o final de um mês de ações, que juntou grupos, artistas e pessoas individuais, "em defesa da cidade para as pessoas". A deputada Maria Manuel Rola defende que, face à “grave crise na habitação”, “a resposta tem de ser de coragem”.

Artigo | 27 de September

Os concursos que poderão permitir a entrada os quadros dos precários que trabalham no Laboratório Nacional de Engenharia Civil estão atrasados. São 111 investigadores nesta situação e manifestaram-se esta quinta-feira. A deputada Isabel Pires diz que “não há desculpas” para não os vincular.

Artigo | 26 de September

Uma semana depois de ter anunciado que se mantinha em Faro mas despedia dezenas de trabalhadores, sabe-se que a Ryanair pressiona os seus pilotos de Lisboa para que peçam transferência ou licença sem vencimento ou então haverá despedimentos porque há “um excedente significativo de pilotos”.

Artigo | 26 de September

Cerca de trinta trabalhadores da saúde entraram sem aviso esta quinta-feira à tarde no Ministério da Saúde em protesto. A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais reclama respostas sobre o contrato coletivo dos assistentes operacionais e administrativo.

Artigo | 26 de September

O grupo hoteleiro espanhol dono dos Hotéis Tivoli vai fazer uma reestruturação no âmbito da sua aquisição por uma empresa norte-americana. O plano inclui o despedimento de 60 dos seus trabalhadores nos hotéis portugueses.

Artigo | 25 de September

O prazo para a Cofina requerer à CMVM a Oferta Pública de Aquisição sobre a Media Capital termina a 11 de outubro. Sindicato de Jornalistas alerta para a “excessiva concentração dos média” e o seu impacto na “pluralidade de informação”.

Artigo | 25 de September

Livro faz uma sátira erótica dos populares livros infantis da coelha Miffy, do autor holandês Dick Bruna. ASAE justifica a apreensão com a necessidade de "apresentação de prova" após denúncia de usurpação de direitos de autor". Notícia atualizada.

Artigo | 25 de September

Na área do Caramulo a grande maioria das plantações de eucalipto são pulverizadas com EPIK, um inseticida que contamina o pólen, levando à morte da população de abelhas por envenenamento.

Artigo | 25 de September

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social colocou o documento “A desinformação – contexto europeu e nacional”, um estudo sobre as fake news, e, discussão pública. Os cidadão vão assim poder pronunciar-se sobre as medidas necessárias para combater o fenómeno.

Artigo | 25 de September

Bloco de Esquerda denuncia a falta de um “verdadeiro plano municipal para a mobilidade sustentável” e quer que o executivo do Porto partilhe os dados sobre a redução de emissões de CO2 na cidade.

Artigo | 24 de September

47 trabalhadores que, reconhecidamente, cumprem necessidades permanentes na RTP ficaram de fora do processo de vinculação no Estado. Protestaram esta terça-feira de manhã em frente ao Conselho de Ministro e à tarde em frente à sede da UGT, as duas entidades responsáveis pelo chumbo da sua vinculação.

Artigo | 24 de September

Um ex-trabalhador dos barcos turísticos do Douro denunciou a “exploração” dos trabalhadores do setor. Foi condenado por “difamação”, mas o empresário, que é um dos 20 mais ricos de Portugal segundo a Forbes, moveu-lhe outro processo e pode ser condenado de novo, segundo o “Público”.

Artigo | 24 de September

Paralisação de duas semanas pretende reivindicar melhores condições de trabalho e o retomar das negociações em torno do sistema remuneratório.

Artigo | 23 de September

Bancos têm vendido as carteiras de crédito malparado, incluindo de empréstimos à habitação. Deco denuncia que são vendidos a fundos de investimento ou a outras entidades privadas empréstimos que “entraram em incumprimento há poucos meses”.

Artigo | 22 de September

Não para que a História consagre uma verdade sem falhas, mas para que a Mentira não prevaleça, que foi, afinal, o projeto da Censura criada pela Constituição de 33. Não se tratou, só, de conformar o então presente à visão do poder que estava, mas de deixar, por muito tempo, para as gerações futuras, o germe da sua falsa verdade. Por Diana Andringa.

Artigo | 22 de September

Durante uma reunião com o Bloco, o presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, coronel Lopes Dias, alertou que vários milhares de deficientes militares que estiveram na Guerra Colonial recebem pensões de miséria. Pedro Filipe Soares destacou, por sua vez, que “uma guerra injusta do passado não pode ter agora um presente e um futuro injusto para estas vidas”.

Artigo | 20 de September

Num encontro organizado pela CGTP, Fausto Leite, José João Abrantes, João Reis e João Leal Amado foram unânimes em considerar que o alargamento do período experimental é inconstitucional. A medida governamental discrimina jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração, dizem.