Artigo | 31 de July

Segundo um estudo de investigadores da Universidade do Porto, o sofrimento manifestado pelo doente em consequência da doença é, para os médicos, o critério mais relevante e o respeito pela autonomia é uma condição.

Artigo | 30 de July

A multinacional norte-americana anunciou o despedimento de um terço dos trabalhadores do seu departamento de marketing, explicando que a decisão faz parte do processo de “reestruturação” no qual a Uber está imersa desde maio.

Artigo | 30 de July

Um tribunal decretou a penhora das obras de arte expostas no Centro Cultural de Belém (CCB), como garantia das dívidas de José Berardo à CGD, ao BCP e ao Novo Banco. O empresário continua a dizer que não foi notificado pelos tribunais.

Artigo | 29 de July

A francesa Vinci Airports tinha lançado uma campanha no aeroporto de Faro com o slogan “fugir da confusão algarvia e descansar em França". Em declarações a propósito do aeroporto do Montijo, Joana Mortágua apelou à nacionalização da ANA.

Artigo | 29 de July

Entre 2009 e 2019, o número de alojamentos listados no Airbnb na Área Metropolitana de Lisboa disparou de apenas 3 para 49 mil.

Artigo | 29 de July

Esta segunda-feira, dezenas de trabalhadores da empresa de serviços de limpeza Clece em serviço no Hospital de São João reivindicaram o aumento do subsídio de alimentação para os 3,5 euros. Após o protesto, a administração cedeu e mais que duplicou o valor do subsídio atual, que agora é de 4 euros.

Artigo | 29 de July

Desde janeiro de 2010, nasceram 1,2 milhões de portugueses. Mais de um terço destes nascimentos deu-se no estrangeiro, como resultado da diáspora.

Artigo | 28 de July

É com grande pesar que informo o universo de todos os bloquistas, em particular do Distrito de Leiria, que o nosso querido camarada e grande amigo João Penedos faleceu este domingo de manhã, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado. À sua família e a todos os seus amigos, endereço as minhas sentidas condolências. Por Heitor de Sousa.

Artigo | 28 de July

Na sexta-feira, os trabalhadores da Lusa aprovaram em plenário uma carta aberta onde pedem “estabilidade no financiamento” da agência e ponderam avançar para formas de luta se se o corte previsto não for revertido. Bloco já questionou Ministério da Cultura sobre cortes orçamentais na Lusa.

Artigo | 28 de July

A presidente da plataforma portuguesa de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento alertou ainda para a tendência global de diminuição da ajuda pública ao desenvolvimento (APD) e a sua crescente ligação a um discurso securitário na Europa.

Artigo | 28 de July

Estudo da Comissão Europeia (CE) divulgado na sexta-feira conclui que as habitações em Portugal estão “potencialmente sobrevalorizadas”. A CE revela que, se todos os rendimentos mensais das famílias portuguesas fossem usados para pagar uma casa, seriam necessários cerca de dez anos até conseguirem comprar habitação própria.

Artigo | 26 de July

Esta quinta-feira, a Comissão Europeia instou Portugal a reconsiderar as taxas “excessivas e desproporcionadas” para as autorizações de residência para residentes de longa duração naturais de países terceiros.

Artigo | 26 de July

Esta quinta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN) recusou a proposta do governo para o estatuto remuneratório. Como consequência, anunciou uma greve de cinco dias que irá comçear no dia 12 de agosto.

Artigo | 26 de July

O medicamento deverá estar no mercado português em setembro. O seu objetivo é aliviar sintomas em doentes com esclerose múltipla.

Artigo | 25 de July

Em texto publicado no “Público”, com o título “Aqui jaz o IPMA”, os investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera denunciam a discriminação que os atinge e “a forma como este governo trata os seus investigadores”.

Artigo | 25 de July

Contas feitas, dos 17 mil novos empregos criados até abril em jovens com menos de 25 anos, 5,5 mil pagam o salário mínimo. Contudo, estão a diminuir os postos de trabalho criados com um salário de 600 euros.

Artigo | 25 de July

Em causa, estão os pagamento dos subsídios de férias e de natal, a integração no quadro de efetivos da Ryanair de todos os tripulantes de cabine com mais de dois anos de serviço através de empresas de trabalho temporário, a atribuição dos 22 dias de férias mínimos e o cumprimento integral da lei portuguesa da parentalidade.

Artigo | 24 de July

Coletivo repudia chumbo da revisão da lei do cinema e questiona PS sobre razões para deixar cair o consenso com Bloco e PCP, mantendo “escancarada a porta para os interesses privados condicionarem o processo de escolhas da política pública de fomento do sector do cinema e audiovisual”.

Artigo | 24 de July

A Montalegre Com Vida – Associação de Defesa Ambiental organizou no passado domingo, dia 21 de julho, uma caminhada de protesto contra a instalação de uma mina a céu aberto de extração de lítio na freguesia de Morgade.

Artigo | 23 de July

Nesta quarta-feira, 24 de julho, trabalhadores da Ageas Seguros concentram-se junto ao edifício sede no Porto, para defenderem os postos de trabalho e protestarem contra o despedimento de 90 trabalhadores, a nível nacional.