Artigo | 30 de April

Em menos de dois anos, eu tinha passado de caloira despreocupada, a activista associativa e política. Como eu, dezenas e dezenas de outros jovens. Em grande parte, fora a política de repressão do governo fascista que nos empurrara para a militância política. Por Maria Augusta Anselmo Seixas (Magú).

Artigo | 30 de April

Na sua passagem por Portugal, Michelle Bachelet reuniu com associações acerca dos problemas de discriminação que fazem parte do quotidiano de milhares de pessoas no nosso país.

Artigo | 30 de April

Em Portugal continental, as rendas das casas cresceram 3,9% no quarto trimestre de 2018 em relação ao trimestre anterior. Assim, a tendência de suavização do crescimento verificado ao longo do ano foi invertida. Os dados são da Confidencial Imobiliário.

Artigo | 30 de April

O Governo Regional da Madeira assinou um compromisso com três sindicatos de enfermeiros que garante o descongelamento das carreiras de forma faseada até 2021.

Artigo | 29 de April

Um grupo satírico da Faculdade de Direito de Lisboa oferecia pedras para os estudantes atirarem “a um ‘zuca’ que passou à frente no mestrado”. Protesto dos estudantes brasileiros levaram a universidade a abrir processo disciplinar.

Artigo | 29 de April

Relatório do Conselho Português para os Refugiados afirma que em 2018 a detenção de crianças requerentes de asilo em Portugal diminuiu mas não desapareceu, e apela ao fim desta prática condenada internacionalmente.

Artigo | 29 de April

O ex-Presidente da República defendeu este domingo a regulação do uso de drogas na Conferência Internacional de Redução de Riscos, que se realiza até quarta-feira no Porto.

Artigo | 29 de April

O pré-aviso de greve abrange todo o setor; Auchan, Dia/Minipreço e Pingo Doce têm greve específica. O sindicato exige um aumento salarial.

Artigo | 28 de April

Ativistas anti-precariedade, feministas e ambientalistas encontram-se ao final da manhã do 1º de Maio em Lisboa e ao início da tarde no Porto.

Artigo | 28 de April

O sindicato saudou a integração dos 25 jornalistas precários, salientando que “será feita finalmente justiça”. Conselho de redação também se congratula, assim como a comissão de trabalhadores (CT), que destaca a solidariedade dos trabalhadores da agência.

Artigo | 26 de April

Relatório da OCDE afirma que mercado de trabalho está a ficar mais polarizado e desigual, esvaziando as classes médias. Os governos terão um papel fundamental em quem ganha e perde com o progresso técnico. Em Portugal, as licenciaturas valem cada vez menos.

Artigo | 25 de April

As redes sociais geram informação rápida e superficial que está a degradar o debate público e a gerar formas de autoritarismo digital. Os media lentos querem resgatar o debate numa nova direção, não-comercial, que aponte a uma internet de serviço público e plataformas cooperativas. Por Christian Fuchs.

Artigo | 24 de April

A administração da empresa de notícias anunciou aos trabalhadores o seu recuo na intenção de cortar já este mês o valor do subsídio de transporte.

Artigo | 24 de April

O tema foi recolocado no debate público no domingo de Páscoa pelo bispo do Porto. Comércio fechado ao domingo traz mais qualidade de vida, defende a petição.

Artigo | 24 de April

No início do ano letivo, os jardins de infância públicos de Lisboa terão mais 575 vagas. Salas devolutas e pouco utilizadas serão reafetadas para aumentar a oferta. Manuel Grilo considerou a medida "um benefício muito concreto para as famílias".

Artigo | 24 de April

A Comissão de Trabalhadores da Lusa diz que a decisão da administração da agência de notícias é uma “retaliação” face às sua exigências para que seja cumprido o Acordo de Empresa.

Artigo | 23 de April

Em ano de três eleições em Portugal, o manifesto #25deabrilnaRede pretende consciencializar e dar às pessoas ferramentas para combater ativamente a desinformação e as fake news. Apela a uma ação de denúncia em massa no dia 25 de abril.

Artigo | 23 de April

Depois do julgamento, quando o Zé Manel [Picão] passou para Peniche, deixavam-me visitá-lo com a condição de tratar dos papéis do casamento. Casámos a 23 de janeiro de 1969 na prisão de Peniche. Por Helena Carneiro.

Artigo | 22 de April

O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) inicia esta segunda-feira uma greve de quatro dias. O objetivo é reivindicar reformas em matérias como a revisão de carreiras, o estatuto remuneratório e a Lei Orgânica. O sindicato garante que os serviços mínimos estão garantidos.

Artigo | 20 de April

A Marinha Portuguesa desclassificou documentos referentes a “operações militares nas antigas colónias, ações de combate e planeamento assim como correspondência trocada entre unidades militares, relatórios de comandantes e interação entre as ex-colónias e a metrópole da altura”.