You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de April

Segundo o site Maka Angola, empréstimos de valores astronómicos à nomenklatura angolana são atualmente considerados “ativos tóxicos”, pela elevada improbabilidade de serem pagos. Créditos malparados atingem os 6.500 milhões de dólares.

Artigo | 30 de April

Grupo de 16 pessoas, que incluía muitos atletas que representam Portugal nas competições internacionais, foi impedido de entrar na discoteca “Urban Beach” por “haver demasiados pretos”. Semana foi marcada por incidentes de racismo no desporto.

Artigo | 29 de April

Autor do projeto premiado é revelado às 18 horas, na Livraria Ler Devagar, na LX Factory. Tema escolhido para o Prémio foi “As Margens e as Pontes”, privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes) de exercícios de cidadania, tolerância e emancipação.

Artigo | 29 de April

Com lançamento marcado para esta terça-feira, o livro “Jogos de Poder” – uma investigação jornalística de Paulo Pena editada pela Esfera dos Livros – percorre os anos da crise financeira. E mostra-nos como a fatura do colapso de um sistema comandado pela banca privada acabou por vir parar aos bolsos dos contribuintes. Por Luís Branco.

Artigo | 29 de April

As trabalhadoras e trabalhadores que fazem a limpeza das estações de comboios de Santa Apolónia e nas estações das linhas da Refer de Azambuja, Sintra, Cais do Sodré e Cintura poderão fazer greve nesta quarta-feira, 30 de abril, exigindo que a empresa não se atrase no pagamento dos salários e os pague até ao último dia de cada mês, de acordo com o estipulado na lei e no contrato de trabalho.

Artigo | 29 de April

O que tem estado em jogo na valorização da dívida soberana de Grécia, Espanha, Portugal, Irlanda e Itália é simplesmente a especulação do mercado, alimentada pelas baixas taxas de juro e pela política de liquidez do Banco Central Europeu. Por Marco Antonio Moreno

Artigo | 28 de April

Maria Emília Reis foi dirigente nacional da CGTP, sindicalista do setor têxtil e do vestuário, militante da ação católica, da LOC e da Base-Fut. O funeral realiza-se nesta terça-feira, 29 de Abril, às 10 h, na Igreja das Antas, no Porto, e seguirá para o Cemitério do Prado do Repouso, onde o corpo será cremado.

Artigo | 28 de April

A história do bairro 2 de Maio, em Lisboa, pode começar a ser contada com um poema do brasileiro Vinicius de Moraes: “Era uma casa muito engraçada/Não tinha teto, não tinha nada.

Artigo | 27 de April

A ponte internacional de Melgaço esteve este domingo cortada durante cerca de 15 minutos pelos mais de 500 manifestantes, oriundos de vários concelhos do Alto Minho e do município galego de Arbo, que protestaram contra o projeto de instalação de linhas de muito alta tensão. Os dirigentes bloquistas João Semedo e Marisa Matias estiveram presentes nesta iniciativa.

Artigo | 27 de April

Várias pessoas manifestaram-se este domingo contra a realização de uma tourada na Arrotinha, em Estarreja. O líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, que participou nesta iniciativa, afirmou que estamos perante um verdadeiro “retrocesso civilizacional”.

Artigo | 26 de April

Este sábado, um grupo de trabalhadores reuniu-se em Lisboa para fundar um sindicato destinado a lutar contra a precariedade no setor. A criação deste sindicato será formalizada no espaço de duas semanas, mediante o envio da respetiva documentação para o Ministério do Trabalho.

Artigo | 26 de April

A página de internet da PGDL continua inacessível este sábado após ter sido alvo, na sexta feira, de um ataque informático. O grupo "Anonymous Portugal"  afirma que “isto é o descontentamento pela vossa inércia e cooperação com os marginais que têm levado Portugal a uma pobreza maior que há 40 anos atrás”.

Artigo | 25 de April

O Esquerda.net esteve nas ruas a ouvir aqueles e aquelas que fazem parte das estatísticas que povoam o nosso dia-a-dia mas estão longe dos holofotes mediáticos. Que fazem parte de um momento histórico que o atual poder político quer empurrar para o vazio da exclusão. São portugueses, com identidade e opinião, a viver um tempo que muitos consideram ser o pior das suas vidas. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 25 de April

O Largo do Carmo foi pequeno para acolher a multidão que encheu as ruas do Chiado na manhã de 25 de Abril. João Semedo e Marisa Matias participaram na evocação a Salgueiro Maia.

Artigo | 25 de April

Partindo de vários pontos da capital e arredores, várias manifestações reclamaram o direito ao espaço público e convergiram no Largo do Carmo em clima de festa para assinalar os 40 anos do 25 de Abril.

Artigo | 24 de April

Último Boletim do Banco de Portugal mostra que os maiores exportadores portugueses afinal contribuem bem menos do que diz o vice-primeiro-ministro para o aumento da riqueza do país. Projeções do crescimento para 2014 baseiam-se na procura interna e não nas exportações.

Artigo | 24 de April

São vinte e uma as nascentes de onde sairão os rios que desaguam no largo do Carmo por voltas das 22 horas, nesta véspera do 25 de abril. Escolha a sua e engrosse o caudal. Porque estes são rios de gente que quer estar na rua neste dia – em vez de estar sozinha em sua casa – e que, com panelas, instrumentos, pancartas, vozes e vontades, se junta no Carmo.

Artigo | 23 de April

Terapia genética desenvolvida por investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona abre novas perspetivas para prevenir e tratar a doença, que afeta 90 mil pessoas em Portugal.

Artigo | 22 de April

Entre 2012 e 2013, os salários em atraso detetados pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) cresceram 66,4%. Só em salários base, o valor ascendeu a 17,5 milhões de euros, mais 5,6 milhões do que em 2012. As empresas deviam ainda aos trabalhadores 14,4 milhões em subsídios de férias e de natal, o que representa um aumento de 9,6 milhões face ao ano anterior.

Artigo | 21 de April

Oriundos de vários pontos de Lisboa, e também de Sintra, Vila Franca de Xira, Cascais/Oeiras e margem sul, são já inúmeros os rios que irão desaguar, pelas 22h do dia 24 de abril, no Largo do Carmo, em Lisboa. Quarenta anos após a Revolução dos Cravos, os cidadãos recusam a submissão e reclamam o espaço público.

Pages