Artigo | 31 de January

Na comemoração da revolta de 31 de janeiro, o presidente da Associação Nacional de Sargentos traçou algumas semelhanças entre a situação atual do país e a que levou à revolta de 1891.

Artigo | 31 de January

Com cordões humanos e marcha automóvel, um grupo de cidadãos vai pedir a demissão do ministro da Saúde e do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve.

Artigo | 30 de January

A LCS – Linha de Cuidados S.A. – gastou dezenas de milhares de euros para pagar páginas inteiras de publicidade em jornais que usou para atacar os trabalhadores, negar as evidências da relação laboral e ainda anunciar ilusórios novos serviços.

Artigo | 30 de January

Manifesto que foi lançado esta quarta-feira em Lisboa, com a assinatura de 150 artistas, professores, investigadores, escritores, adverte que o país está a desperdiçar e a expulsar os seus melhores talentos. No Parlamento, investigadores nas galerias viraram-se de costas para o hemiciclo.

Artigo | 29 de January

Vai realizar-se no próximo sábado, 1 de fevereiro, uma manifestação de solidariedade com as mulheres de Espanha e de protesto contra a lei Gallardón, que volta a criminalizar a interrupção voluntária da gravidez. A ação, convocada por diversas associações e coletivos, parte às 15h do Cais do Sodré, participando na manifestação da CGTP até aos Restauradores, e prosseguindo até ao consulado de Espanha.

Artigo | 28 de January

Mais de 30 figuras públicas de diferentes setores subscrevem carta na qual sublinham que os despedimentos na Linha de Saúde 24 são um “ataque à democracia”. CGTP já emitiu um comunicado no qual manifesta o seu apoio aos trabalhadores deste serviço. Ordem dos Enfermeiros pede esclarecimentos ao Ministério da Saúde.

Artigo | 28 de January

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) alerta para o facto de a diminuição abrupta de bolseiros se traduzir na paragem das linhas de investigação e na perda do investimento feito pelo país. A ABIC promove uma  manifestação na quarta feira em Lisboa, junto à Assembleia da República.

Artigo | 27 de January

Adesão à greve que beirava os 100% forçou a empresa Ibersol a cancelar a redução brutal da retribuição aos distribuidores que, com as suas motos, fizeram concentração sexta-feira no Porto.

Artigo | 27 de January

Paralisação afetará apenas o terminal de Alcântara, onde foram colocados trabalhadores de uma nova Empresa de Trabalho Portuário que emprega mão-de-obra precária e a receber metade do salário dos colegas.

Artigo | 27 de January

Estudo “A Era da Austeridade” mostra que 6300 milhões de pessoas vivem sob estas políticas, que não se confinam à Europa, impondo-se ainda mais nos chamados 'países em desenvolvimento'.

Artigo | 25 de January

O primeiro dia da greve teve a adesão de mais de metade dos enfermeiros, que apelam agora à solidariedade de colegas e utentes na concentração às 15h30 em frente à sede da empresa em Lisboa.

Artigo | 25 de January

Em entrevista ao Jornal de Notícias, o médico Laranja Pontes defendeu o uso terapêutico da canábis em Portugal, para melhorar a qualidade de vida de doentes com cancro.

Artigo | 24 de January

Denunciam mais de cem despedimentos em retaliação aos trabalhadores que se recusam a aceitar o rebaixamento de salários e a precariedade de trabalho. Maioria da direita lava as mãos dizendo que se trata apenas de um conflito laboral numa empresa privada. Comissão convoca nova greve.

Artigo | 24 de January

Durante a paralisação, trabalhadores fazem um plenário geral para debater a possível caducidade dos Acordos de Empresa antigos, o roubo no pagamento do trabalho extraordinário, a desregulamentação dos horários de trabalho, os subsídios que não são aumentados e os aumentos quase sempre abaixo da taxa de inflação.

Artigo | 23 de January

O Instituto do Sangue (IPST) celebrou 90 contratos com empresas de trabalho temporário (ETT), entre 2007 e 2013. Há sessões de recolha de sangue a serem canceladas e a contratação precária continua. O Bloco de Esquerda questiona o governo.

Artigo | 23 de January

A Associação Portuguesa de Sociologia denuncia que “a FCT reduziu drasticamente a atribuição de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento” nas ciências sociais e, nomeadamente, na área de Sociologia. O Júri de Avaliação das candidaturas de Sociologia acusa ainda a FCT de ter alterado a ordem dos candidatos propostos pelo júri. A coordenadora do júri, Beatriz Padilla, e João Teixeira Lopes demitem-se do painel de avaliação de Sociologia da FCT.

Artigo | 22 de January

O sociólogo participou esta quarta feira na concentração que teve lugar em frente ao Parlamento. Dirigente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados alertou que os pensionistas estão “a chegar ao limite da sua resistência”.

Artigo | 22 de January

Bloco questiona ministério da Saúde sobre o caso de uma sexagenária que morreu de enfarte após aguardar mais de seis horas para ser atendida. Os deputados João Semedo e Helena Pinto lembram que são da responsabilidade do Governo “as políticas de austeridade que têm dificultado o funcionamento dos serviços e impedido um atendimento eficaz e no tempo certo”.

Artigo | 22 de January

Os trabalhadores da Linha de Saúde 24 acusam o ministro da Saúde de ser cúmplice de “uma empresa privada que delapida o serviço público e que cria abertamente uma situação não vista desde o regime salazarista: despedimentos por represália à luta por direitos e reposição da legalidade”.

Artigo | 21 de January

Centenas de bolseiros de investigação resistiram à chuva forte no protesto contra os cortes nas bolsas. Por iniciativa do Bloco, o presidente da FCT irá dar explicações aos deputados.