Artigo | 31 de May

CGTP anuncia greve geral no mesmo dia em que todos os sindicatos da função pública já tinham chegado a acordo para paralisar a administração pública. UGT reúne estruturas de direção na segunda-feira.

Artigo | 31 de May

Gabinete de estatísticas da UE assinala também novo recorde do desemprego geral no país, que aumentou para 17,8% em abril. Números estão muito acima da média europeia: Portugal continua a ter o 3º desemprego mais elevado da Europa, piores só Grécia e Espanha. Há 26,5 milhões de homens e mulheres desempregados na União Europeia.

Artigo | 30 de May

Esta quinta feira, trabalhadores da Carris e da CP invadiram simbolicamente as sedes bancárias do Santander Totta e do Banco Espírito Santo (BES), respetivamente, como forma de protesto contra os prejuízos causados a estas empresas de transportes pelos contratos “swap”.

Artigo | 30 de May

O novo pacote de incentivos fiscais ao investimento e a reforma de IRC são “uma maneira de distribuir a alguns amigos [do Governo] alguns milhões de euros”, avança o bastonário da ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Artigo | 30 de May

A União Europeia informa que está a investigar os indícios de fraudes relativos ao financiamento da empresa Tecnoforma, que foi dirigida por Pedro Passos Coelho e beneficiadas por Miguel Relvas. A investigação surgiu na sequência de uma queixa apresentada pela eurodeputada Ana Gomes em dezembro passado.

Artigo | 30 de May

O Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES) sublinha que “cerca de 30% dos 4 mil e 800 milhões de euros de cortes permanentes da despesa anunciados pelo Governo incidem sobre pensões de reforma” e alerta para o facto de as pensões aparecerem “como uma variável permanente de ajustamento, onde, no limite, está em causa a sua própria existência”.

Artigo | 30 de May

Num comunicado intitulado “Unidos para vencer a austeridade e para demitir o governo “, o Congresso Democrático das Alternativas (CDA) “apela à participação no encontro ‘Libertar Portugal da Austeridade’ (30 de maio) e nas manifestações ‘Unidos Contra a Troika’ (1 de junho)”.

Artigo | 30 de May

Vinte pessoas, entre as quais o presidente da junta de freguesia de Carnide, ocuparam a estação de CTT em protesto contra o seu encerramento. Ação só terminou com a garantia de que a estação não encerra esta quinta feira e com a marcação de uma reunião. A deputada Ana Drago acusou o governo de querer “tornar a pilula mais dourada” e “vender negócio certo a privados”.

Artigo | 29 de May

Em entrevista ao esquerda.net, Jorge Falcato, ativista dos movimentos "Que se Lixe a Troika " e Movimento (d)Eficientes Indignados, destaca que há “grande adesão a nível europeu” para a manifestação de 1 de junho e apela à saída à rua para reforçar o movimento “coletivo de exigência de demissão deste governo”. Jorge Falcato frisa ainda que para as pessoas deficientes a política deste governo “é o agravar de uma situação que já é grave”.

Artigo | 29 de May

O metro de Lisboa vai estar parado a partir das 23.30h desta quarta-feira e só recomeçará a funcionar às 6.30h de sexta-feira. Nas razões da greve, os trabalhadores apontam que a administração teima em não negociar, referem a degradação daquele transporte “cada vez mais caro”, com “cada vez menos comboios a circular” e andando “mais devagar”. Denunciam também que “as perdas com a especulação financeira dos swaps já somavam em Dezembro 1,24 mil milhões de euros”.

Artigo | 29 de May

Para a OCDE, a recessão portuguesa será ainda pior, o PIB vai cair mais, o desemprego aumentará, os défices serão superiores às previsões da troika e do governo e a dívida pública disparará para 132,1% do PIB em 2014. A OCDE prevê também que o PIB da zona euro caia 0,6% este ano. O líder parlamentar do Bloco de Esquerda considera que “a estratégia do Governo falhou” e aponta que a única saída é a “renegociação da dívida”.

Artigo | 29 de May

Investigadores alemães alcançaram uma velocidade de transmissão de dados sem fios de 40 gigabits por segundo (Gbit/s). O novo recorde é quase 550 vezes mais rápido do que o padrão 4G, equivalendo à transmissão de um DVD completo em menos de um segundo. Artigo do site Inovação Tecnológica.

Artigo | 29 de May

A Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida (IAC) lança nesta quarta-feira uma campanha para promover o debate sobre a dívida portuguesa e recolher assinaturas para uma petição à Assembleia da República exigindo a renegociação urgente da dívida. O lançamento é às 18h no bar/foyer do cinema São Jorge, em Lisboa.

Artigo | 28 de May

O Nobel da Economia norte-americano diz que o caminho que levou Portugal a fazer parte da "decência básica do modelo social europeu" está agora "sob o cerco" da austeridade da troika. "O importante agora é mudar as políticas que estão a criar esse pesadelo", defende Paul Krugman na sua crónica.

Artigo | 28 de May

Os encerramentos de estações de Correios estão a indignar utentes e trabalhadores dos CTT. No dia 7 de junho há greve geral contra a privatização de mais um serviço público essencial e que dá lucro aos cofres públicos.

Artigo | 27 de May

O Tribunal de Trabalho de Setúbal anulou o despedimento de dois trabalhadores da empresa ATF, do grupo Portucel Soporcel, salientando que só para tarefas temporárias é legal o estabelecimento de contratos de trabalho a termo ou temporário.

Artigo | 27 de May

A Associação Académica de Coimbra (AAC) e os estudantes senadores com assento no Conselho Geral (CG) da Universidade, que hoje se realiza, exigem que a instituição congele o valor das propinas.

Artigo | 27 de May

A Apre! - Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados – apelou à participação na manifestação de 1 de junho, Povo Unidos contra a Troika, que se irá realizar em diversas cidades portuguesas e europeias. Em Lisboa, a concentração dos "reformados unidos contra a troika" está marcada para as 17 horas, junto à sede do FMI na avenida da República.

Artigo | 26 de May

O Observatório de Luta Contra a Pobreza em Lisboa acusa o governo de cortar nas prestações sociais dos mais desfavorecidos. Lisboetas mais idosos vivem em “condições de vida miseráveis” e cada vez mais pessoas não têm dinheiro sequer para comer.

Artigo | 26 de May

Os trabalhadores do centro de atendimento de Seia, contratados pela Reditus, uma empresa de trabalho temporário a quem a EDP entregou o serviço, agendaram uma paralisação para esta segunda feira. Os trabalhadores exigem, entre outros, o aumento geral dos seus salários.