You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

Pingo Doce altera horários dos trabalhadores por imposição e de vésperaOs trabalhadores do Pingo Doce dizem
que a empresa não cumpre os horários de trabalho, nem actualiza os
salários desde Janeiro de 2008. Estão a realizar uma acção de
sensibilização, pedindo aos clientes e consumidores que preencham
um impresso de reclamação no interior das lojas ou enviem carta ou
e-mail ao presidente da Jerónimo Martins, gestora daquela cadeia de
distribuição.

Artigo | 31 de July

Casamento homossexual tem de ser resolvido pela alteração da lei no parlamentoO Tribunal Constitucional, numa decisão
dividida, rejeitou o casamento entre Teresa Pires e Helena Paixão,
considerando que a Constituição não consagra o direito de
homossexuais casarem.
A deputada Helena Pinto do Bloco de
Esquerda considerou que para resolver a questão é preciso alterar a
lei, lamentou que o PS tivesse chumbado o projecto apresentado pelo
BE e garantiu que o Bloco reapresentá-lo-á na próxima legislatura.

Artigo | 31 de July

No DNA deste novo milho foram introduzidos 8 novos genesO uso da variedade mais complexa de milho transgénico foi aprovado no Canadá e nos Estados Unidos sem uma investigação sobre os seus potenciais riscos para a saúde e o meio ambiente, alertaram activistas.

Artigo de Stephen Leahy da IPS

Artigo | 30 de July

Gabriel Olim diz que tem o apoio da MinistraEm entrevista ao jornal i, Gabriel Olim defende que os gays que não assumam a sua orientação no momento de dar sangue devem ser ética, moral e criminalmente processados. Ao mesmo tempo, o Presidente do Insituto do Sangue - que garante ter o apoio da ministra - interpreta como uma "provocação" quem se assume como gay e queira dar sangue. Gabriel Olim acrescenta que defende uma certa abertura: "homens que foram violados, não devem ser excluídos".

Artigo | 30 de July

O presidente da Associação de Bancos, João Salgueiro, conversa com Ricardo Espírito Santo, presidente do BES. Foto Paulo Carriço/LusaA crise parece não ter chegado aos bolsos dos banqueiros. Os quatro maiores bancos privados portugueses apresentaram no final do primeiro semestre deste ano 760,7 milhões de euros de lucros, uma subida de 17,4 por cento em relação a 2008. Na prática, corresponde a 4 milhões de euros de lucros por dia. Por outro lado, os impostos pagos pelos bancos desceram 16,7%, menos 32,4 milhões de euros.
 

Artigo | 29 de July

desemprego continua a crescerO Governo não consegue esconder os números do desemprego dos licenciados. Segundo os dados divulgados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério do Ensino Superior, no final de 2008 havia 38 mil diplomados sem emprego, mais seis mil do que no início do mandato de Sócrates. Os valores do desemprego de licenciados são bastante superiores.

Artigo | 29 de July

O TC considerou o contrato com a Liscont um erro As previsões de tráfego da Administração do Porto de Lisboa são bastante inferiores às previstas para 2009 e 2010 no contrato, em prejuízo do Estado e dos contribuintes e em favor da concessionária. O contrato que prorrogou a concessão do terminal de Alcântara por mais 27 anos à Liscont (empresa do grupo Mota-Engil, presidido por Jorge Coelho) tem vários defeitos graves, segundo a auditoria do Tribunal de Contas. O Tribunal concluiu que o Estado “não acautelou os interesses dos contribuintes”.

Artigo | 28 de July

os precários criaram um novo site para esta iniciativaO grupo de acção contra a precariedade Precários Inflexíveis (PI) lançou esta terça-feira uma campanha contra a precariedade nas autarquias. O objectivo do PI é começar a traçar o retrato real da precariedade no trabalho tutelado pelas autarquias em Portugal” e "romper o silêncio". Para isso, irão reunir relatos de trabalhadores sobre a precariedade nos municípios portugueses e fazer denúncias de abusos laborais e falsos recibos verdes nas autarquias.

Artigo | 28 de July

ACT sem capacidade para tratar processosA Autoridade para as Condições do Trabalho, responsável pela inspecção do trabalho, não tem capacidade para tratar os documentos que reúne. São os próprios inspectores que denunciam a falta de organização e a incapacidade de tratar a documentação. Não há condições minímas para fazer investigação séria a milhares de processos.

Artigo | 27 de July

trabalhadoras da cortiça em luta. Foto de Paulete MatosTrabalhadores corticeiros da região Norte começaram nesta segunda-feira uma semana de protesto contra o desemprego, os salários em atraso e as ameaças de despedimentos de empresas corticeiras. Para além de terem convocado uma marcha pela região, os trabalhadores iniciaram uma vigília de 5 dias e 4 noites. O esquerda.net ouviu um dos sindicalistas que está à frente dos protestos.

Artigo | 27 de July

Carlos Costa Pina, secretário de Estado do TesouroOs três
administradores executivos da Parpública, empresa pública
responsável pela gestão do universo empresarial do Estado, foram
contemplados, em 2009, com prémios de gestão de 176,5 mil euros,
referentes ao exercício de 2007.

Artigo | 27 de July

O governo retirou a gestão privada do Hospital Amadora Sintra ao Grupo Mello devido a gestão ruinosa mas agora vai entregar-lhe a gestão de dois novos hospitais. Foto da Lusa
O consórcio liderado pela José de Mello Saúde vai ganhar a gestão do hospital de Vila Franca de Xira, depois de já ter conseguido o de Braga. Apesar da gestão ruinosa do Amadora-Sintra pelo Grupo Mello, reconhecida pela própria Ministra da Saúde e por José Sócrates, o governo continua a dar a gestão dos novos hospitais a privados.

Artigo | 25 de July

Carlos Costa Pina, secretário de Estado do TesouroOs três
administradores executivos da Parpública, empresa pública
responsável pela gestão do universo empresarial do Estado, foram
contemplados, em 2009, com prémios de gestão de 176,5 mil euros,
referentes ao exercício de 2007.

Artigo | 25 de July

Os trabalhadores preparam novos protestos caso não haja resposta positiva da administração e do governoOs trabalhadores do Arsenal do Alfeite suspenderam a greve e aguardam agora o desfecho das negociações entre o sindicato, a nova Administração e o Ministério da Defesa. Em causa estão novos contratos de trabalho que ameaçam precarizar os vínculos laborais e atirar muitos trabalhadores para a mobilidade especial.

Artigo | 24 de July

Manifestação de imigrantes em Lisboa. Foto de Paulete MatosO Instituto Nacional de Estatística
(INE) estima que o saldo migratório atingiu em Portugal, em 2008, o
valor de 9.361 pessoas, correspondente a 29.718 entradas no país e
20.357 saídas. Este saldo migratório é cada vez mais pequeno, já
que Portugal é cada vez menos atraente para os imigrantes e a
emigração é uma opção crescente para os portugueses que não
encontram trabalho no país. O INE alerta também que o
envelhecimento populacional está a acentuar-se.

Artigo | 23 de July

João Rendeiro é o quinto arguido no caso BPPJoão Rendeiro, ex-presidente do Conselho de Administração do Banco Privado Português (BPP), é o quinto arguido no caso BPP. Abuso de confiança, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, burla e fraude fiscal qualificadas, são os crimes de que Rendeiro é suspeito. A medida de coação que lhe foi aplicada foi a de Termo de Identidade e Residência.

Artigo | 23 de July

O desemprego mantem-se me níveis muito elevadosO número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 28,1 por cento em Junho, face ao mesmo mês do ano passado, e aumentou 0,1 por cento face a Maio, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. O "fim de trabalho não permanente" continua a ser a maior causa do aumento do número de desempregados inscritos.
 

Artigo | 23 de July

Os docentes do politécnico não desistem. Foto de arquivo da FenprofHá três semanas em greve, os professores do ensino superior politécnico promovem esta quinta-feira uma vigília em frente ao Palácio de Belém para "sensibilizar o Presidente da República" para a sua luta. Os docentes acusam o novo estatuto de precarizar ainda mais as vidas de centenas de professores. A greve termina no final deste mês.
 

Artigo | 23 de July

Só num ano aumentou um milhão o número de jovens desempregadosPara cada quatro jovens trabalhadores existe um jovem desempregado. Em Portugal, a taxa de desemprego dos jovens aumentou de 15,9% para 19,6% em apenas um ano, afectando agora perto de 100 mil jovens. Os dados da Eurostat revelam que a média europeia é de 18,3% quando há um ano era de 14,6%. Na União Europeia existem já cerca de cinco milhões de desempregados.
 

Artigo | 22 de July

Trabalhadores fazem vigília à porta dos estaleiros do Alfeite. Foto de António Cotrim/LusaOs trabalhadores do Arsenal do Alfeite não desarmam e encontram-se em greve por tempo indeterminado. Os trabalhadores não aceitam nenhuma perda de direitos laborais no processo de transição para a Arsenal S.A e recusam assinar novos contratos que ameaçam precarizar os vínculos laborais.

Pages