You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de June

Panorâmica sobre Lisboa. Foto de Fr AntunesA margem de lucro dos bancos nos empréstimos para compra de casa não pára de aumentar. Os bancos estão já a aplicar "spreads" três vezes superiores, comparando com os valores praticados no início do ano. Assim, quem hoje recorre a estes empréstimos não está a beneficiar das baixas históricas que se verificam na taxa Euribor - o índice utilizado pelos bancos para calcular as prestações do crédito à habitação - e pode mesmo vir a ser muito prejudicado num futuro próximo.

Artigo | 29 de June

Governo prometeu combater precariedade, não cumpre e ainda ameaça quem denuncia a situação - Foto da LusaDois mil processos estão em risco de prescrever na Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) devido à falta de pessoal e à precariedade. Os juristas, que trabalham há mais de seis anos a recibo verde e denunciaram a sua situação, não foram recebidos pelo Ministério do Trabalho e foram ameaçados pelo inspector-geral do Trabalho.

Artigo | 29 de June

“Decisão da Câmara para o Pavilhão Rosa Mota é mais mais um acto do 'assalto ao património da cidade'”, diz o BlocoO Bloco de Esquerda do Porto divulgou nesta Segunda feira o lançamento de uma petição em defesa do Pavilhão Rosa Mota e contra a sua privatização, aprovada na Câmara Municipal do Porto pelos votos de PSD, CDS e PS.
A petição, "Pavilhão Rosa Mota e jardim envolvente, bens públicos, preservados", pode ser assinada em petitiononline.com/rosamota/

Artigo | 29 de June

José Goncalves da Silva Faleceu José Gonçalves da Silva, membro da Assembleia de Freguesia de S. Lázaro, deputado municipal e dirigente concelhio em Braga do Bloco de Esquerda.
Gonçalves da Silva foi um lutador solidário, fundador e dirigente do Sindicado Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações e um dos rostos da UDP em Braga.

Artigo | 28 de June

Reforma de Jardim Gonçalves dá direito a viagens no avião de luxoO ex-banqueiro agora acusado de manipulação de mercado, falsificação de contabilidade e burla qualificada, continua a dispor de dezenas de seguranças privados e a voar no avião de luxo do BCP. Tudo à custa do banco que perdeu 600 milhões de euros com as operações de Jardim Gonçalves, que na altura ainda lhe renderam 10 milhões em prémios de gestão.

Francisco Louçã criticou ironicamente
o acordo do BCP com Jardim Gonçalves.

Artigo | 27 de June

O reconhecimento da responsabilidade do Instituto Piaget demorou vários anosO Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros foi condenado a pagar indemnização de 38 mil euros a Ana Sofia Damião, na sequência de um processo em que a aluna exigia o reconhecimento da responsabilidade do Instituto nos factos relacionados com a praxe a que foi sujeita. Leia na íntegra o comunicado divulgado pelo Movimento Anti "Tradição Académica" (MATA).

Artigo | 26 de June

Trabalhadores da Faurecia reúnem em plenário no dia 2. Foto pulpolux/FlickrO ajustamento à redução do volume de produção na Autoeuropa está a afectar as restantes empresas do parque industrial de Palmela. No dia 2, é a vez dos trabalhadores da Faurecia decidirem o seu futuro.

Artigo | 26 de June

Ainda este ano, Portugal terá a economia que mais se afasta da média da zona euro. Foto t3mujin/FlickrOs dados divulgados pelo Eurostat revelam que o PIB português por habitante se arrisca a passar para a cauda da tabela da zona euro. Em 2008, a economia nacional continuou a divergir da média europeia e este ano tudo indica que será ultrapassada pela Eslováquia. Desde 2005 que a produção do país continua a afastar-se da média da UE.

Artigo | 25 de June

Optaram pela formação mas ficaram sem o subsídio de desemprego e sem a bolsaDezanove desempregados que frequentam o Curso de Educação e Formação para Adultos - e que por isso deixaram de ter direito ao subsídio de desemprego - estão sem receber a respectiva bolsa e subsídios de alimentação e transporte há dois meses. O Bloco de esquerda exige explicações do governo.
 

Artigo | 25 de June

Jardim Gonçalves, um dos acusados, recebeu de forma ilegal 10 milhões em prémios. Foto de arquivo da LusaO Ministério Público acusou cinco antigos administradores de topo do BCP de manipulação de mercado, falsificação de contabilidade e burla qualificada, crimes que podem ser puníveis com vários anos de prisão. Em declarações ao Esquerda.net, Francisco Louçã realça que esta decisão era esperada, mas peca por tardia. "Ainda estamos longe de saber quando tempo levará a iniciar-se o julgamento" comentou.

 

Artigo | 24 de June

Andreas Hinrichs, administrador da Autoeuropa; a CT já anunciou que vai recorrer judicialmente do layoffA administração da Autoeuropa reuniu esta quarta feira com a Comissão de Trabalhadores, comunicando-lhes a decisão de aplicar dez dias de "layoff" este ano, na sequência da falta de acordo com os trabalhadores em relação à diminuição das remunerações pelo trabalho aos sábados. Para já, mantêm-se os dois turnos de produção e não haverá despedimentos. Os trabalhadores vão contestar o "layoff".

Artigo | 24 de June

Crise no sector automóvel continua a criar desempregoA administração da Pionner Technology Portugal anunciou o encerramento das suas instalações no Seixal e o despedimento de 127 trabalhadores. A empresa justifica a decisão com a crise no sector automóvel e a redução na procura de auto-rádios. Os trabalhadores ainda tinham esperança numa solução.

Artigo | 22 de June

Mais 27,6% de desempregados inscritos no IEFP, em relação a Maio de 2008No final do mês de Maio de 2009,
estavam inscritos 489.115 desempregados no Instituto de Emprego e
Formação Profissional (IEFP). Mais 105.758 pessoas que no final de
Maio de 2008 e menos 2.520 que no final do mês anterior (Abril de
2009). A subida em relação a Maio de 2008 é de 27,6%,
representando a maior subida desde 2003 e superando a do final de
Abril em relação ao período homólogo que fora de 27,3%.

Artigo | 22 de June

Os 6 novos astronautas europeus - Foto da ESASamantha
Cristoforetti (Itália), Alexander Gerst (Alemanha), Andreas Mogensen
(Dinamarca), Luca Parmitano (Itália), Timothy Peake (Grã-Bretanha)
e Thomas Pesquet (França) são os
seis novos astronautas europeus escolhidos pela ESA
.

Artigo de Rui Curado Silva,
investigador no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

Artigo | 22 de June

A supervisão de Constâncio escuda-se numa alegada No seu relatório anual à Assembleia
da República, o Provedor de Justiça critica o Banco de Portugal por
falta de colaboração com a provedoria. O provedor considera que a
atitude do Banco de Portugal não é diferente de anos anteriores, o
que lamenta. Num caso concreto, o Provedor diz mesmo que o
Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio se escudou, "numa
alegada ausência de competência regulamentar específica (...) na
matéria em causa".

Artigo | 20 de June

10ª Marcha do Orgulho LGBTA 10ª Marcha
do Orgulho LGBT contra a discriminação e em defesa de direitos
iguais para todos, decorreu este Sábado em Lisboa, entre o Príncipe Real e os Restauradores. 40 anos depois do ataque
policial ao Bar Stonewall
, a luta contra a discriminação
continua. Ainda nesta semana o Bloco de Esquerda voltou a questionar
o governo sobre a discriminação que impede os homossexuais
masculinos de doarem sangue, nas condições pré-estabelecidas para
todos os cidadãos.

Artigo | 19 de June

Vieira da Silva e José Sócrates prometeram acabar com falsos recibos, mas quem fiscaliza o fiscalizador? Foto José GoulãoA Autoridade para as Condições do Trabalho é entidade responsável pelo combate aos falsos recibos verdes. Mas está a empregar 24 juristas nestas condições, com um contrato de prestação de serviços que termina em breve. Um grupo de trabalhadores decidiu tornar pública a sua situação e confrontar o governo com uma realidade "vergonhosa e que descrebiliza qualquer intervenção" da ACT no sector privado.

Artigo | 19 de June

Justiça não decide a tempo e cobra 3415 euros aos despedidos da Controlinveste. Foto 800 miles is a drive/FlickrTreze dos 123 trabalhadores alvo de despedimento colectivo da Controlinveste tentaram contestar em tribunal, apresentando uma providência cautelar. Mas o Tribunal deixou passar o prazo legal para decidir e os trabalhadores retiraram-na a meio de Maio, por já ser inútil. Agora terão de pagar 3415 euros de custas judiciais.

Artigo | 18 de June

Francisco Louçã dialoga com os trabalhadores da FACOLOs trabalhadores da FACOL estão em greve desde o início de Junho, exigindo o pagamento de salários e subsídios que estão em atraso desde Novembro de 2008. Nesta quarta feira, os funcionários da empresa deslocaram-se à residência do patrão para tentar fazer os seus direitos. Francisco Louçã e Marisa Matias tinham-se encontrado recentemente com estes trabalhadores.

Artigo | 18 de June

Movimento FERVE tem contestado sucessivas tentativas de impor multas injustas aos trabalhadores independentesO movimento FERVE (Fartos destes Recibos Verdes) divulgou um comunicado exigindo ao governo que clarifique se é necessária a entrega da Declaração Anual de Informação Fiscal referente a 2008, cujo prazo expira a 30 de Junho", tendo em conta as informações contraditórias que entidades oficiais têm produzido sobre o assunto. A deputada Helena Pinto pediu explicações ao governo.

Pages