You are here

Pesquisar

Artigo | 9 de March

Manuel Carvalho da Silva, foto de José Goulão, FlickRO secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, disse que a manifestação da próxima sexta-feira 13, convocada pela central, quer "chamar a atenção da sociedade portuguesa para as muitas dezenas de milhares de trabalhadores que estão em grande sofrimento por causa do desemprego, dos seus rendimentos e das condições de vida". Uma delegação da CGTP reuniu-se esta segunda com representantes do Bloco de Esquerda.

Artigo | 9 de March

Rua de Santa Catarina, PortoO  Bloco de Esquerda propôs, em Conferência de Imprensa, 12 medidas de combate à crise social no concelho do Porto. "Em vez de proteger e apoiar os sectores mais vulneráveis da população, a CM do Porto cortou água a muitos moradores e intensificou os despejos", disse João Teixeira Lopes. Para contrariar a situação, o Bloco apresentou medidas para proteger os que mais necessitam. Leia mais no site do Bloco do Porto

Artigo | 8 de March

José Lello insiste nas acusações a Manuel Alegre. Foto de arquivo da LusaO dirigente do PS José Lello acusou Manuel Alegre de "falta de carácter" por este ter dito que admitia candidatar-se como independente nas legislativas caso a Constituição o permitisse. Maria do Rosário Gama, destacada professora e militante do PS, ficou indignada com as palavras de Lello, que considera de "uma gravidade extrema".
 

Artigo | 7 de March

Leia aqui a revista Vírus #5 em pdf "A discussão crítica sobre a natureza, papel e concepção, estrutura e funcionamento dos partidos anti-capitalistas é tão antiga quanto o marxismo. As experiências sindicais, cooperativas, mutualistas, enquanto organizações primeiras e primárias do movimento operário, já traziam o germe da necessidade da organização política". Leia aqui o artigo de Luís Fazenda, publicado na revista Vírus de Jan/Fev (ler revista completa em pdf)

Artigo | 7 de March

Entrevistado pelo Expresso, Alegre diz que entronização de Sócrates Manuel Alegre quebra o silêncio após o Congresso do PS para dizer que ainda não sabe se fará campanha ao lado de Sócrates nas legislativas, que o discurso de António Costa contra o Bloco "não tem lógica" e que se houvesse possibilidade de apresentar listas de cidadãos às legislativas, avançaria com uma candidatura. Quando perguntado sobre se votará Vital Moreira em Junho, o histórico socialista respondeu com o silêncio.

Artigo | 6 de March

Desta vez, o erro do Governo que a Caixa cobrou aos clientes acaba por ser corrigido. Foto crise/FlickrPoucas horas depois do Bloco de Esquerda ter denunciado o caso e chamado o secretário de Estado do Tesouro ao parlamento, a Caixa devolveu o dinheiro que retirou das contas de clientes com crédito bonificado para habitação. A cobrança tinha sido justificada por carta como a correcção de um erro do Governo na classificação das bonificações, ocorrido há ano e meio.

Artigo | 6 de March

Taxas moderadoras não vão acabar para já. O PS votou contra, mas diz que é a favor... em 2010.Toda a bancada do PS compareceu à hora da votação em São Bento, e o projecto de lei do Bloco para acabar com as taxas moderadoras foi chumbado por 116 votos contra 112, apesar do apoio de cinco deputados socialistas. Mais uma vez, o PS chumba uma proposta que diz que quer aplicar em 2010, como ficou claro no debate do seu grupo parlamentar na véspera desta votação. Veja aqui o vídeo esquerda.net à porta dos hospitais

Artigo | 6 de March

Clientes do crédito bonificado da Caixa viram as suas contas debitadas por causa dum erro do governo. Foto Paul Peracchia/FlickrSupostas "dificuldades técnicas e informacionais" levaram a Direcção Geral do Tesouro a enganar-se na bonificação do crédito à habitação de milhares de pessoas. Agora a CGD cobrou retroactivamente a diferença a 15 mil pessoas, deixando muitos saldos no negativo. O Bloco de Esquerda denunciou a questão e quer saber porque é que um erro do Ministério e da CGD vai ser pago pelas pessoas.

Artigo | 6 de March

Mesquita Machado não foi acusado de nada, apesar de 8 anos de investigação a passo de caracolO procurador responsável pela auditoria à investigação do presidente da Câmara de Braga diz que ela teve uma "movimentação espasmódica" e que quase se limitou a recolher papéis. Os factos apontam para "enriquecimento injustificado", uma "conduta que não tem tutela penal".

Artigo | 6 de March

 em menos de uma semana, o negócio com Manuel Fino passou de "positivo" a "mal menor"O presidente da Caixa Geral de Depósitos disse aos deputados que a renegociação da dívida de Manuel Fino foi um "mal menor", apesar do empresário não ter aceite vender as acções da Cimpor abaixo dos 4,75 euros, o que representa uma perda de 105 milhões para o banco público, a preços actuais. A comissão parlamentar de finanças quis ainda saber o valor total das imparidades com os empréstimos da Caixa para os especuladores apostarem na bolsa. Veja aqui o vídeo "Quem é Fino vai à Caixa".

Artigo | 4 de March

Helena Pinto, José Castro e Helena Roseta, na audição promovida pelo Bloco de Esquerda. Foto de Paulete Matos. Clica para ampliarEsta quarta-feira, a Assembleia da República discutiu o projecto de lei do Bloco de Esquerda sobre o regime de arrendamento do património do Estado destinado à habitação social. O projecto foi ontem apresentado a associações de moradores e diversas personalidades ligadas a esta questão, numa audição parlamentar promovida pelo Bloco.
 

Artigo | 3 de March

Miguel Portas discursando. À direita, de pé, o mandatário Fernando Nobre. Foto de Paulete MatosNa apresentação da candidatura às eleições europeias do Bloco de Esquerda, o cabeça de lista Miguel Portas disse que "chegou a hora da esquerda, porque é a esquerda que transforma o protesto em proposta", adiantando medidas para combater a crise: "Não nos digam que não há dinheiro para financiar a Europa Social. Basta ir buscá-lo aos offshores e à taxação das transacções em bolsa, penalizando duramente a especulação." Veja mais fotografias no FlickR do Bloco de Esquerda