You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de November

 POLÍCIA IMPEDE CONTRA-MANIFESTAÇÃO

marcha_lgbt_porto_001Pela primeira vez realizou-se no Porto a Marcha do Orgulho Gay. Cerca de duas centenas de pessoas saíram, este sábado, à rua para se manifestarem. Seis anos depois da primeira manifestação deste tipo, em Portugal, se ter realizado em Lisboa. A marcha contou com a participação de diversas organizações sociais.

Artigo | 30 de November

ASSOCIAÇÕES CRITICAM LEI DO GOVERNO
imigrantesafricanas01Cerca de 30 associações de imigrantes divulgaram um documento com propostas de alteração à nova lei de imigração que foi posta à discussão pública pelo governo. A principal crítica é motivada por a proposta não prever qualquer mecanismo de regularização dos mais de cem mil indocumentados em Portugal.

Artigo | 30 de November

GREVE COM ELEVADA ADESÃO
thumb_recolhalixo0Começou à meia-noite a greve dos trabalhadores da função pública contra o novo regime de mobilidade. A greve conta para já com elevadas adesões na recolha de lixo e nos hospitais. Em Lisboa não houve recolha de lixo, contando a greve com uma adesão de 100%. O mesmo aconteceu em muitos outros municípios. Os hospitais registam paralisações superiores a 50%.

Artigo | 30 de November

MAIS PESSOAS A DORMIR NA RUA
demolicaoNo Bairro Fim do Mundo uma barraca demolida albergava 30 homens que agora "vivem ao relento ou em carros abandonados", tal como 180 homens que viram as suas barracas demolidas no Bairro das Marianas. Revelou-nos Rita Silva do Grupo Direito à Habitação da Solidariedade Imigrante. Para lutar contra esta situação foi constituída a "Plataforma artigo 65 - Habitação para [email protected]", por diversas associações e cidadãos.

Artigo | 30 de November

A VERGONHA SAIU À RUA
paod_hp_aborto_5_7_06A deputada Helena Pinto subiu ontem à tribuna da Assembleia da Reoública para condenar veementemente a decisão do Tribunal de Aveiro de  condenar três mulheres por terem realizado um aborto, assim como o médico implicado e a sua empregada. "Os defensores da criminalização das mulheres, que têm a dizer agora? A Lei é ou não é aplicada? Como justificam agora as suas afirmações de que as mulheres nunca seriam condenadas, como dizia o Professor Marcelo Rebelo de Sousa?"

Veja o vídeo da declaração política de Helena Pinto

Artigo | 30 de November

PETIÇÃO PELA ALTERAÇÃO DOS CONTRATOS A PRAZO
precarios1aUm grupo de cidadãos vai entregar hoje na Assembleia da República uma petição para que sejam alteradas as condições do contrato de trabalho a prazo no Código de Trabalho. Reivindicam os peticionários o regresso à lei anterior aprovada por BE, PCP e PS no tempo do primeiro-ministro António Guterres. Sobre esta petição falámos com o primeiro subscritor Rui Vieira.

Artigo | 30 de November

ORGULHO LGBT RUMA AO NORTE 
gayprideO Porto vai receber pela primeira vez a Marcha do Orgulho LGBT. É já no sábado às 15h. E a partir das 22h a festa promete.  "A nossa marcha quer chamar a atenção para uma luta contra a discriminação efectiva do LGBT", afirmou à agência Lusa Bruno Maia, da comissão organizadora. Ele lembrou que o assassinato da transsexual Gisberta Salce Júnior, em Fevereiro no Porto, despertou a vontade de realizar esta marcha.
Leia mais em Blocomotiva

Artigo | 30 de November

OPEL DA AZAMBUJA EM ESTRASBURGO
manif_gm_smallRepresentantes da fábrica da Azambuja estiveram ontem no Parlamento Europeu para divulgar a sua luta. Com eles estiveram igualmente sindicalistas da Saab sueca – que pertence igualmente à General Motors – e ainda trabalhadores italianos de uma multinacional de origem norte-americana, a Eaton, que fabrica válvulas para a indústria automóvel, e que está a tentar deslocalizar uma fábrica do Piemonte para a Polónia.

Artigo | 30 de November

PS APROVA PARIDADE A MEIAS TINTAS
thumb_paridadeO PS fez aprovar na Assembleia da República as suas alterações à lei da Paridade, com a abstenção do Bloco de Esquerda e os votos contra da direita e do PCP. A proposta do Bloc foi rejeitada, tendo apenas os votos a favor da bancada bloquista e a abstenção do PS. A proposta aprovada tem uma lógica de punições pecuniárias gradualistas às listas que não respeitem a paridade, abrindo assim o campo a que não se cumpra a lei. 

Artigo | 30 de November

MULHERES CONDENADAS POR ABORTO
aborto01Três mulheres foram condenadas a seis meses de prisão por terem abortado. A decisão é do Tribunal de Aveiro, cumprindo acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra. A pena das três mulheres fica suspensa por dois anos. Um médico foi condenado a quatro anos e oito meses e uma sua empregada a um ano e quatro meses.

Artigo | 30 de November

EMÍDIO SANTANA NASCEU HÁ CEM ANOS
emidiosantanaEmídio Santana nasceu a 4 de Julho de 1906. Dirigente anarco-sindicalista na meia-noite do século XX português, resistiu à vitória do Estado Novo e à instalação da ditadura que sufocaria o país durante décadas. Jogou tudo contra Salazar: no dia dos seus 31 anos, participou no único atentado contra o tirano. Cumpriu 16 anos de prisão. Artigo de Jorge Costa.

Artigo | 30 de November

DN APONTA PARA REDUÇÃO DE 10%

dinheiro

Segundo o Diário de Notícias os contribuintes que se aposentarem a partir do próximo ano, depois da entrada em vigor da reforma da segurança social que está neste momento em discussão, vão sofrer redução de 10% nas suas pensões.

Artigo | 30 de November

SINDICATOS CONTRA REFORMA COMPULSIVA Professor
A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) consideram que a passagem à reforma antecipada ou a licenças sem vencimento dos 2.500 professores permanentemente incapacitados, caso estes não consigam ser absorvidos por outros serviços da Administração Pública, é um desperdício de recursos humanos.

Artigo | 30 de November

CORREIA DE CAMPOS É PERSONA NON GRATA
ccampos_smallA Assembleia Municipal de Barcelos decidiu recomendar à Câmara Municipal que, em nenhuma circunstância, convide o ministro Correia de Campos a participar em qualquer iniciativa de âmbito autárquico. A resolução aprovada considera o ministro da Saúde persona non grata do município barcelense. Apenas o Partido Socialista votou contra.

Artigo | 30 de November

GREVE EUROPEIA FAZ GM NEGOCIAR
GMhall1Depois das greves levadas a cabo pelos trabalhadores das várias fábricas da General Motors Europa, incluindo a de Saragoça, em solidariedade com os seus colegas portugueses, a administração do grupo mostrou-se ontem disponível para negociar o futuro dos trabalhadores da Opel da Azambuja. 

Artigo | 30 de November

CASAMENTO CIVIL E COMBATE À HOMOFOBIA
thumb_marchalgbt060624_1O acesso ao casamento civil entre gays e lésbicas e o combate à homofobia estiveram no centro das reivindicações da 7ª Marcha Nacional do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero que decorreu no Sábado passado, 24 de Junho em Lisboa. “Eu amo quem quiser seja homem ou mulher” e “Nem menos nem mais, direitos iguais” foram palavras de ordem amplamente gritadas, tendo ainda sido feito um minuto de silência em memória de Gisberta, a transsexual assassinada no Porto em Fevereiro passado.

Artigo | 30 de November

BE PROPÕE CARTA DOS DIREITOS DA SAÚDE
cartadireitosacesso.150x480A carta visa garantir a prestação da generalidade dos cuidados em tempo clinicamente aceitável para a condição de saúde de cada utente.