Artigo | 25 de February

Desta vez, o docente foi suspenso por 90 dias após a participação de mais de uma centena de alunos. Bloco quer saber o que o Governo vai fazer para apurar os factos e tomar medidas.

Artigo | 25 de February

O estudo sobre as leis que afetam o trabalho sexual e a defesa dos direitos de profissionais do sexo na União Europeia, uma iniciativa do Bloco, foi debatido na quarta-feira com eurodeputados, investigadores e profissionais do sexo.

Artigo | 24 de February

A denúncia é do site despedimentos.pt, que revela ainda que a empresa persiste na recusa de horários desfasados na sua fábrica em Braga. A Comissão de Trabalhadores já comunicou a situação à Autoridade para as Condições do Trabalho.

Artigo | 24 de February

O município de Vinhais juntou-se aos concelhos galegos de Mezquita, A Gudinha e Riós para exigir uma solução para o encerramento da fronteira de Moimenta-Manzalvos. Padarias, mecânicos e profissionais de saúde são os mais afetados. Artigo publicado em Interior do Avesso

Artigo | 24 de February

Associações de cuidadores reuniram esta terça-feira no âmbito do Parlamento Europeu para discutir a falta de investimento nesta área e a necessidade de concretizar uma Estratégia Europeia para os Cuidadores Informais. “Respondermos a todas estas pessoas é uma questão de democracia”, afirmou Marisa Matias.

Artigo | 23 de February

Associações e coletivos prepararam o 8 de Março com uma série de debates feministas. Catarina Vitorino e Carla Branco, ativistas da Associação Centro de Vida Independente, falaram ao Esquerda.net sobre os objetivos da iniciativa e o impacto da pandemia na luta feminista.

Artigo | 23 de February

A Associação de Estudantes do Liceu Camões, em Lisboa, organizou um debate online sobre escravatura e racismo. Algumas pessoas não identificadas entraram na sessão para proferir insultos e ameaças racistas e neonazis. O Ministério Público está a investigar.

Artigo | 23 de February

Na Conferência Operária de Lisboa, em 1917, o militante anarcossindicalista Raul Neves Dias fez uma proposta para a criação de um jornal operário diário, a qual foi aprovada. Só em 23 de fevereiro de 1919 surgiu esse diário sindicalista com o título de A Batalha. Por João Vasconcelos.

Artigo | 23 de February

Signatários consideram “inaceitável a agenda política dos diversos canais televisivos generalistas, sobretudo no Serviço Público de Televisão” na cobertura da pandemia.

Artigo | 23 de February

A pandemia fechou as portas de milhares de associações, clubes e coletividades e muitas estão a ser excluídas das medidas de apoio disponíveis. Bloco questionou o ministro Siza Vieira sobre a situação.

Artigo | 22 de February

Em entrevista ao Esquerda.net, o Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura contradiz com dados do seu inquérito a ideia de que estes trabalhadores são profissionais liberais: "87% exerce a sua atividade enquanto trabalhador por conta de outrem". Um dos próximos passos será a criação de um sindicato.

Artigo | 22 de February

A pandemia de covid-19 levou a atrasos e suspensões em processos de procriação medicamente assistida. Agora, vários centros estão a notificar mulheres, com idade próxima dos 40 anos, de que não irão dar continuidade aos tratamentos.

Artigo | 22 de February

Em 2020, a Galp Energia passou de um lucro de 560 milhões para ter prejuízos. Ainda assim pretende pagar 35 cêntimos por ação em dividendos aos acionistas.

Artigo | 22 de February

Com a pandemia houve animais que viram morrer o seu cuidador principal e outros que foram abandonados. No dia do animal de estimação, o bastonário da Ordem dos Veterinários deu uma entrevista sobre isso mas também sobre o aumento da procura de animais de companhia.

Artigo | 21 de February

Numa entrevista ao jornal Público, a nova presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior critica a “atitude de ausência” do Ministro da Ciência face aos problemas criados pela pandemia.

Artigo | 21 de February

Com um funcionamento híbrido entre Twitter e Fórum TSF, um analista define a nova plataforma como um “aspirador de informação privada”. De conversas gravadas e não encriptadas a uma política de privacidade que ignora a legislação europeia, parece que a exclusividade sai cara. Artigo de Tiago Ivo Cruz.

Artigo | 20 de February

Em entrevista ao Esquerda.net, Isabel Filipe, presidente da APDASC, explica qual a importância da aprovação do Estatuto Profissional da Carreira do Animador Sociocultural e da regulamentação desta profissão.

Artigo | 20 de February

Ao reler por ordem os onze Cadernos vê-se que, à medida que se foi avançando no tempo, à componente de polémicas relacionadas com a renovação da Igreja se juntou uma atenção crescente orientada para a dimensão política. Por Joana Lopes.

Artigo | 19 de February

O Hospital Trofa Saúde Alfena, em Valongo, exigiu 600 euros em tratamentos a uma mulher de 46 anos que caiu nas escadas rolantes do seu edifício. Depois de recusar o pagamento, pediram-lhe para chamar uma ambulância e ir para um hospital público. Bloco questiona Governo sobre esta omissão de auxílio.

Artigo | 19 de February

No inquérito da Agência para os Direitos Fundamentais da União Europeia sobre a experiência da criminalidade, Portugal surge na cauda da Europa no que respeita à violência física, apenas com 4% de casos. Relatório pede mais atenção para a violência contra as mulheres e outros grupos mais vulneráveis.