Artigo | 26 de July

Falta de profissionais pode levar à paragem de aparelhos de radioterapia no IPO de Lisboa, mas Ministério das Finanças não autorizou contratação de 78 profissionais. Catarina Martins sublinha necessidade de reconhecimento das carreiras e critica Governo por não concretizar medidas.

Artigo | 25 de July

O Pingo Doce de Monção altera unilateralmente horários de trabalho e quer impor trabalho noturno a trabalhadores com responsabilidades familiares. A denúncia do assédio é do sindicato do comércio e foi divulgada pela CGTP.

Artigo | 25 de July

Otelo Saraiva de Carvalho foi um dos obreiros do 25 de Abril de 1974. Morreu aos 84 anos no Hospital Militar de Lisboa. Catarina Martins afirma que Otelo merece ser "lembrado como um dos libertadores do nosso país". O Esquerda.net recupera imagens e entrevistas suas em 1975, 1976 e 1980. Em atualização.

Artigo | 24 de July

Em apenas quatro anos, desde as últimas eleições autárquicas de 2017, os distritos do interior continuam a perder eleitores. Nos distritos de Guarda e Vila Real os números superam os 10 mil e no distrito de Viseu aproximam-se dos 20 mil. Publicado em Interior do Avesso.

Artigo | 24 de July

Francisco Espírito Santo de Mello Breyner recebeu cerca de seis milhões de euros públicos para fazer um “eco camping resort” mas a empresa que criou não cumpriu obrigações contratuais a que estava obrigada nem informou sobre alteração da estrutura acionista. Declarou insolvência e deve mais de 50 milhões de euros a 420 credores.

Artigo | 23 de July

A reunião devia avaliar o futuro dos trabalhadores após a rescisão do contrato de concessão do serviço de bar nos comboios. O Bloco considera inadmissível "que uma entidade detida a 100% pelo Estado falte a uma reunião que serviria para transmitir alguma segurança a estes trabalhadores”  e questionou o governo.

Artigo | 23 de July

Os patrões propõem um aumento salarial de 50 cêntimos por dia mas os trabalhadores querem mais. Dizem que o setor corticeiro “cria ricos e produz pobres”.

Artigo | 22 de July

Com Portugal em pleno período de incêndios, os sapadores florestais - principal meio de gestão florestal, prevenção e de combate aos incêndios - são deixados na precariedade e com salário mínimo.

Artigo | 22 de July

Em junho, foram suprimidos 25 comboios por falta de maquinistas, em julho, já houve 130 supressões e ainda faltam dez dias para o mês terminar. Situação foi confirmada pela empresa, que reconhece "o défice do quadro efetivo de maquinistas”.

Artigo | 21 de July

Em junho, a dona da Meo anunciou que iria avançar com um despedimento coletivo de 256 pessoas. Os trabalhadores consideram a decisão injustificável face ao recorde de faturação da empresa.

Artigo | 21 de July

Cerca de cinquenta trabalhadores da empresa Cifial, em Santa Maria da Feira, sofreram uma intoxicação alimentar. De acordo com o Bloco, “não é a primeira vez que esta situação ocorre”, o que levou o partido a questionar o Governo.

Artigo | 20 de July

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, entre 2010 e 2020, o consumo médio de energia por alojamento (incluindo transportes) diminuiu, apesar da despesa média global ter aumentado. O consumo de energia solar triplicou no mesmo período.

Artigo | 20 de July

Após um protesto decorrido em maio, em Lisboa, dezanove mulheres foram detidas e obrigadas a despir-se. Esta situação motivou agora uma queixa ao Ministério Público das pessoas detidas bem como da Climáximo e de sete movimentos feministas.

Artigo | 20 de July

Militante anti-capitalista, Michel Husson morreu em França aos 72 anos. Autor prolífico de artigos de análise económica e política, recuperamos alguns dos principais artigos traduzidos e publicados pelo Esquerda.net.

Artigo | 20 de July

Segundo a investigação do The Guardian, o software israelita de espionagem terá como alvo mais de 50 mil pessoas entre organizações não-governamentais, ativistas de direitos humanos, membros de governos e jornalistas em todo o mundo.

Artigo | 19 de July

Organizada pelo coletivo Braga Fora do Armário, a IX marcha LGBTQIAP+ de Braga decorreu no dia 17 de julho, sob o mote “Liberdade é ter condições para sair do armário”.

Artigo | 19 de July

Os postes pertencem às Câmaras e estão concessionados à EDP. As empresas de telecomunicações pagam o uso dos postes à elétrica, mas esta não partilha o pagamento com as autarquias. EDP foi condenada a pagar três milhões a cinco câmaras.

Artigo | 19 de July

A filósofa norte-americana fala sobre a pandemia e a crise ambiental, a oposição ao feminismo neoliberal e corporativo, a crítica da cultura do cancelamento, em nome de um feminismo construído a partir de baixo.

Artigo | 18 de July

A greve na Groundforce teve uma grande adesão durante os dois dias e poderá repetir-se a 31 de julho, 1 e 2 de agosto. Trabalhadores lutam pelo pagamento pontual dos salários. Catarina Martins afirmou que “os trabalhadores têm toda a razão” e considerou “situação insustentável”.

Artigo | 18 de July

Depois de um longo processo de seleção, estes trabalhadores foram informados que tinham sido escolhidos. Desde abril que esperam. Muitos sem rendimento porque se despediram já dos empregos no setor privado.