You are here

Pesquisar

Artigo | 26 de July

“Na verdade, o que o Parlamento fez ao longo da última década foi um grande e contínuo inquérito ao poder económico sob a modernização conservadora — e à parcial decomposição desse poder”. Artigo de Mariana Mortágua

Artigo | 17 de May

Luís Filipe Vieira não é caso único, mas é um retrato acabado de uma economia ao serviço dos bancos e seus satélites. Por Mariana Mortágua.

Artigos Especiais | 16 de July

Ao longo de vários meses entre 2014 e 2015, a deputada Mariana Mortágua reuniu no blogue Disto Tudo as suas notas sobre os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES. Muita da informação então recolhida foi aproveitada pela investigação aos crimes que afundaram as contas do banco. O esquerda.net publica aqui uma seleção desses posts.

Artigo | 6 de May

Alguns direitistas portugueses podem ter-se encantado com a eleição do extremista brasileiro, mas aposto que nenhum gostaria de viver a pandemia no país de Jair Bolsonaro. Por Mariana Mortágua.

Artigo | 10 de February

Alguém sabe exatamente como se calcula o indicador que determina as nossas vidas? Se tiver a paciência necessária para ler este texto, gostaria de tentar provar a seguinte tese: o saldo estrutural é uma abstração teórica, de impossível verificação. Por Mariana Mortágua.

Artigo | 6 de March

Segundo a auditoria interna da PT, desde pelo menos 2007 que metade do excedente de tesouraria da PT era colocado no BES e no GES, quota que foi subindo até aos 80%, em valor acumulado (ou seja, contando com as renovações dos investimentos). Por Mariana Mortágua.

Artigo | 13 de January

Foi este o esquema que precipitou a queda do BES ao gerar a necessidade de registar uma provisão de perdas potenciais de 1.250 milhões de Euros, não contemplados na almofada de capital que, um mês antes da intervenção no banco, todos declaravam suficiente. Artigo de Mariana Mortágua.

Artigo | 18 de June

Os jornais dizem que o Banco de Portugal diz que são necessários mais 7000 milhões de austeridade. O governo mantém que não é bem assim, tal e coiso, depende. Por via das dúvidas, fui ler o tão falado Boletim, que agora vos entrego em resumo. Artigo publicado no blogue Inflexão.

Artigo | 20 de January

A questão que se coloca é: pode a mesma austeridade responsável pelo aumento sem precedentes do desemprego em Portugal estar agora contribuir a sua redução? De que forma?

Artigo | 5 de April

Se, para compensar as derrapagens, o Governo persistir em implementar medidas de austeridade; canalizar para o financiamento do défice os fundos que poderiam estar a financiar a economia; apostar em medidas de efeito único, como as privatizações; então podemos esperar novos orçamentos retificativos.