You are here

Pesquisar

Artigo | 21 de January

“Fascismo e Grande Capital”, de Daniel Guérin, estudando a ascensão do fascismo nos anos 20 e 30 do século XX, coloca questões fundamentais para compreender a ascensão da extrema-direita na Europa de hoje… Por Álvaro Arranja.

Artigo | 28 de October

Há 50 anos, em 28 de setembro de 1973, realizou-se o último dos atos eleitorais organizado pela ditadura, tal como os anteriores marcado pela ausência das liberdades essenciais a umas eleições democráticas. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 5 de October

Apesar de manter a forma republicana de governo, a ditadura de Salazar e Caetano reprimiu durante décadas as manifestações da oposição de comemoração do 5 de Outubro. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 14 de May

Há 50 anos, em 14 de maio de 1973, o governo de Marcelo Caetano encerrou a Faculdade de Letras de Lisboa, culminando um processo de repressão das manifestações estudantis contra a ditadura. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 25 de April

No final do dia 25 de Abril de 1974, a PIDE/DGS cometeu os últimos assassinados da sua longa história, matando quatro manifestantes na Rua António Maria Cardoso. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 5 de October

Na margem sul do Tejo (sobretudo em Almada, Barreiro, Moita e Setúbal) o advento do novo regime assumiu o carácter de uma verdadeira revolução popular, proclamando a República antes do seu triunfo definitivo na capital. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 24 de April

Por singular coincidência, no dia 25 de Abril, em Itália, comemora-se o derrube definitivo do fascismo de Mussolini, em 1945. Por isso, na imprensa italiana de 26 de Abril de 1974, surge uma inevitável ligação entre os dois acontecimentos. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 2 de May

Louise Michel foi uma das figuras-chave da Comuna de Paris, esses 72 dias de revolução, de poder do povo e de verdadeira democracia, reprimida com sangue pela oligarquia. No livro “Mémoires”, dá o seu testemunho de lutadora incansável pelas causas emancipatórias do seu tempo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 24 de April

A repressão da polícia política, com milhares de presos, muitos dos quais torturados ou mortos, foi um elemento decisivo para garantir a longa duração da ditadura. Abrir as cadeias da polícia política marcava a rotura definitiva com o passado… Por Álvaro Arranja.