Artigo | 29 de November

Lembrando que estes profissionais asseguram funções essenciais, a deputada bloquista Joana Mortágua sublinhou que as escolas vivem um panorama permanente de rutura eminente. A par de assegurar a contratação de trabalhadores é ainda necessário rever as carreiras.

Artigo | 29 de November

A deputada Beatriz Gomes Dias lembrou a Ministra da Cultura sobre os atrasos da Direção Geral das Artes, a precariedade e a instabilidade dos artistas e das companhias que, embora consideradas elegíveis, continuam sem financiamento.

Artigo | 28 de November

O Bloco requereu informações sobre dois pedidos de pareceres que o governo anunciou que ia pedir ao Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República mas dos quais nada se sabe. Um é sobre recuperação da sobrecompensação paga à EDP por abuso de posição dominante, outro sobre correção da dupla subsidiação a produtores em Regime Especial.

Artigo | 27 de November

Esta quarta-feira, no debate quinzenal com o primeiro-ministro, Catarina Martins voltou a falar da suborçamentação do SNS numa altura em que “se injetam 850 milhões de euros ao ano no Novo Banco e Mário Centeno produz excedentes orçamentais para Bruxelas ver”.

Artigo | 27 de November

Um sindicato denunciou o clima de intimidação de um supermercado da Jerónimo Martins e o Bloco endereçou uma carta ao governo de forma a saber que medidas estão a ser tomadas num caso de “violação grosseira da legislação laboral”.

Artigo | 27 de November

Num cenário de preços elevados no mercado de arrendamento, Manuel Grilo, vereador do Bloco, apresenta esta quarta-feira uma proposta para ajudar repúblicas/associações de estudantes criadas para fins habitacionais.

Artigo | 26 de November

Após ter contribuído para bloquear uma diretiva para travar evasão fiscal no Conselho Europeu, o Estado português decidiu aprová-la. Bloco já pedira audição urgente com Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças e Mariana Mortágua lembrou que evasão fiscal resulta na perda de 600 mil milhões de euros a nível mundial.

Artigo | 26 de November

Em visita ao perímetro de rega do Mira, Catarina Martins insurgiu-se contra a situação em que vivem os migrantes que trabalham nas estufas, denunciou os problemas ambientais derivados do crescimento descontrolado desta forma de agricultura intensiva e confrontou o governo sobre a sua legalização dos contentores.

Artigo | 25 de November

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi marcado por manifestações em Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu. Na manifestação de Lisboa, a deputada Sandra Cunha, considerou que este é um “problema estrutural da sociedade portuguesa” e relembrou o trabalho do partido sobre o tema.

Artigo | 25 de November

Ricardo Vicente e Beatriz Dias visitaram esta segunda-feira o Bairro da Integração em Leiria, onde a Câmara construiu um muro que isola os moradores, na sua maioria ciganos. O partido questionou o governo sobre a situação que o deputado eleito por este círculo classifica como “segregação”.

Artigo | 25 de November

O mandato do Observatório Técnico Independente termina no final do ano, mas ainda não recebeu o novo plano de combate a incêndios. Bloco já questionou o ministro do Ambiente.

Artigo | 24 de November

A lei foi promulgada em fevereiro e devia ter sido regulamentada até agosto. Bloco de Esquerda chamou ministra da Agricultura para dar explicações ao parlamento.

Artigo | 24 de November

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um projeto de lei na Assembleia da República, para pôr fim aos prazos para investigação da paternidade e da maternidade. José Manuel Pureza salienta que “todas as pessoas têm direito à sua identidade genética”.

Artigo | 23 de November

A Comissão Europeia aprovou, em 2016, uma diretiva para ser conhecida a situação fiscal das multinacionais que operam na UE. O Parlamento Europeu deu o aval, mas a diretiva está bloqueada no Conselho Europeu. O Governo português é um dos executivos que bloqueia.

Artigo | 23 de November

Catarina Martins apontou três motivos para a descida do IVA da energia: é um bem essencial, tem “efeito muito positivo na economia” e “estão criadas todas as condições políticas” para essa decisão. A coordenadora bloquista lembrou que o PS votou contra a subida do IVA da energia e propôs em 2015 a sua descida.

Artigo | 22 de November

De acordo com José Soeiro, “o que herdámos da anterior legislatura é um processo em curso que implica decisões políticas do Governo, das quais dependem as vidas de muitas pessoas que estão há demasiado tempo à espera de uma resposta”.

Artigo | 21 de November

Esta quinta-feira, o Bloco emitiu um comunicado em que se diz solidário com a luta dos profissionais das forças e dos serviços de segurança. Sandra Cunha, deputada do Bloco, sublinhou a importância de se contabilizar o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira e de se fazer uma revisão das tabelas remuneratórias.

Artigo | 21 de November

A recomendação do Bloco para que a autarquia dê o nome do artista a uma praça da cidade foi aprovada por unanimidade pela assembleia municipal de Lisboa.

Artigo | 21 de November

Ratos e baratas, infiltrações de água e problemas no sistema elétrico: a degradação do edifício da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa há muito que é denunciada pelos estudantes. O Bloco já tinha questionado anteriormente o Governo, que falou em obras, mas as condições do edifício só pioraram desde então.

Artigo | 20 de November

A proposta do Bloco foi aprovada por unanimidade numa reunião de comissão no parlamento. José Soeiro, deputado do Bloco, lembrou que em 2017 foi feito um encontro semelhante, “útil para identificar o que não estava a funcionar”.