You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de June

Numa declaração à Bloomberg, corrigida mais tarde pelo próprio, o ministro alemão das Finanças colocou o cenário de um novo memorando em Portugal. O Presidente da República diz que o episódio faz parte “da lógica da especulação político-económica” que antecede as decisões da Comissão. Para e eurodeputada Marisa Matias, trata-se de “obsessão ideológica” para chantagear o povo português.

Artigo | 29 de June

José Soeiro sublinhou que “é bom lembrar, em particular às bancadas da Direita, que o subsídio de desemprego não é um favor do Estado” e que “achar que o exercício de um direito deve ter como contrapartida uma humilhação quinzenal é uma ofensa”.

Artigo | 29 de June

O deputado bloquista Heitor de Sousa alerta que uma incoerência na definição da área de influência do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Carreira/Leiria, levou a que três turmas fossem retiradas da escola pública e distribuídas por dois colégios privados.

Artigo | 29 de June

O valor, correspondente a 2015, consta de uma resposta do Ministério das Finanças a um requerimento do Bloco. A isenção de 50% no pagamento do IMI para os fundos de investimento imobiliário foi revogada no Orçamento do Estado para 2016.

Artigo | 28 de June

O deputado bloquista Roberto Almada acusou o executivo de Miguel Albuquerque de permitir a exploração de "mão-de-obra escrava nos portos da Região". Já Rodrigo Trancoso alertou para a necessidade de "avaliar o estado do setor" dos transportes para "corrigir, anular ou inverter determinadas opções governativas".

Artigo | 28 de June
Contra o que tem defendido desde há 25 anos, Partido Comunista opõe-se à proposta de referendo ao Tratado Orçamental. Numa nota de imprensa divulgada ao fim da tarde de terça-feira, o PCP confirmou a alteração da sua posição quanto ao recurso ao referendo. Notícia atualizada às 23h35.
Artigo | 28 de June

Resultados do Inquérito Nacional aos Usos do Tempo de Homens e de Mulheres mostram que as mulheres de todas as idades ainda trabalham mais que os homens em casa e terem filhos é uma diferença decisiva para reforçar assimetrias de género.

Artigo | 27 de June

O site da Folha 8, de Angola, noticia que “uma intervenção pedindo liberdade para os presos políticos em Angola levantou hoje a quase totalidade delegados presentes no arranque do segundo dia da X Convenção do Bloco de Esquerda (BE), em Lisboa”.

Artigo | 27 de June

Segundo o “Le Monde”, a Comissão Europeia irá recomendar ao Conselho Europeu que sancione Portugal e Espanha, impondo uma multa e a suspensão temporária dos fundos estruturais. O Bloco de Esquerda defende que Portugal deve recusar as sanções e anunciar “um referendo para tomar posição contra as sanções”.

Artigo | 26 de June

Nas eleições em Espanha, o PP continua a ser o partido mais votado e aumenta o número de mandatos, mas a direita não tem maioria absoluta. O PSOE continua em segundo e o Unidos Podemos sobe ligeiramente. Marisa Matias escreve de Madrid: “O que a Esquerda espanhola fez nos últimos dois anos é absolutamente incrível, mas os resultados de hoje irão saber a desilusão”.

Artigo | 26 de June

Catarina Martins diz que uma eventual sanção de Bruxelas a Portugal seria uma “declaração de guerra” a que Portugal deveria responder com um referendo. Para o Orçamento de 2017, a prioridade é o aumento das pensões mais baixas e das prestações sociais, anunciou a coordenadora bloquista.

Artigo | 26 de June

A X Convenção do Bloco de Esquerda aprovou a moção de orientação política “A força da esperança. O Bloco à conquista da maioria” e elegeu a nova mesa nacional, composta por 64 pessoas da moção A, 7 da B e 9 da R. Catarina Martins foi eleita coordenadora do Bloco de Esquerda.

Artigo | 25 de June

O debate entre moções teve início na tarde de sábado. As ameaças de Bruxelas, a execução do acordo para a maioria que suporta o governo e a organização interna do partido têm preenchido boa parte das intervenções.

Artigo | 25 de June

Catarina Martins abriu a X Convenção do Bloco com um discurso em que passou em revista os últimos dois anos e a mudança que o Bloco trouxe ao país. E anunciou que esta semana o partido leva a votos medidas para proteger os desempregados e acabar com a humilhação das apresentações quinzenais nos Centros de Emprego.

Artigo | 24 de June

Encerrando a sessão internacionalista, Catarina Martins falou sobre o Brexit e afirmou: “A escolha entre UE ou nacionalismo é o campo de escombros que a política da direita nos deixou. À esquerda sabemos que a escolha é outra: é entre autoritarismo e democracia”

Artigo | 24 de June

Este fim de semana, o Bloco de Esquerda discute a sua estratégia de orientação política no atual contexto nacional e europeu. Assista em direto aos principais momentos da Convenção no esquerda.net

Artigo | 24 de June

Preso e condenado por duas vezes a prisão perpétua por tribunais antiterroristas, o líder político Baba Jan tem sido protagonista de campanhas de solidariedade em todo o mundo.

Artigo | 24 de June

Em reação ao resultado do referendo britânico, Pedro Filipe Soares lembrou que “quem brinca com o fogo acaba por se queimar”, como aconteceu a David Cameron e à UE que tem imposto às pessoas “um projeto de crise permanente”.

Artigo | 24 de June

No fim de 2017 termina a licença original de produção atribuída à EDP na central termoelétrica de Sines. Mas essa licença foi prolongada em 2007, sem qualquer prazo ou contrapartidas. O Bloco diz que esta renda “inaceitável” pode render à EDP 400 milhões na próxima década.

Artigo | 23 de June

Segundo Catarina Martins, um eventual Brexit representaria um pior equilíbrio de forças, “com uma Alemanha que manda mais”. Por outro lado, se o Reino Unido votar pela permanência na UE, “haverá cidadãos de primeira e segunda".

Pages