Artigo | 31 de October

Veja aqui o vídeo com a entrevista completa de Marisa Matias nas “Conversas com Vida” no Económico TV. A candidata às presidenciais responde a perguntas sobre o seu percurso de vida pessoal e político e sublinha que a reconfiguração em curso da política portuguesa pode levar à segunda volta quem conseguir protagonizar uma “aliança entre gerações”.

Artigo | 31 de October

Numa sessão pública em Coimbra, Catarina Martins defendeu que só a rejeição do governo PSD/CDS trará uma solução que garanta estabilidade e quebre o ciclo de empobrecimento. José Manuel Pureza deixou uma mensagem bem conhecida de Cavaco Silva, para o Presidente ouvir quando estiver a ponderar essa solução: “Deixem-nos trabalhar!”

Artigo | 30 de October

Marisa Matias acusou Cavaco Silva de ter feito nesta sexta-feira “um discurso de costas voltadas para o país e para os problemas concretos que os portugueses vivem” e alertou que “não cabe ao Presidente da República aprovar, rejeitar ou condicionar o programa de governo”.

Artigo | 30 de October

Catarina Martins acusou o Presidente da República de sujeitar o país a uma perda de tempo ao indigitar Passos Coelho e apontou que o Governo PSD/CDS, que toma posse nesta sexta-feira, “empata o país” mas está a servir para a direita “desempatar os seus negócios”.

Artigo | 29 de October

Durante a reunião que teve lugar esta quinta-feira, a CGTP apresentou “um conjunto de reivindicações que têm grande consonância com o que o Bloco de Esquerda tem defendido”, avançou o líder parlamentar Pedro Filipe Soares. O dirigente bloquista esclareceu ainda que o Bloco está disponível para apresentar uma moção de rejeição conjunta com PCP e PS.

Artigo | 28 de October

Comissários europeus de Barroso passaram "porta giratória" que liga Bruxelas ao mundo dos negócios, e a partir do próximo ano poderão exercer lobby junto das instituições europeias. Ex-primeiro ministro do PSD integra direção do clube Bilderberg, que reúne poderosos grupos de pressão, multinacionais e líderes políticos, e acumula ainda 21 outras funções.

Artigo | 28 de October

PSD e CDS protelaram para o último dia do prazo o debate do programa do Governo na AR e queriam impor um debate parlamentar sobre a Europa antes, mas perderam na conferência de líderes. Pedro Filipe Soares afirma que é “perda de tempo” e aponta que o normal é que a primeira sessão parlamentar debata o programa de Governo.

Artigo | 27 de October

A Left Unity (Unidade de Esquerda) condena a ação ilegítima e anti-democrática do Presidente Português [Cavaco] Silva de banir do poder a esquerda portuguesa, na sequência de uma eleição geral em que os partidos de esquerda conquistaram no seu conjunto 50,7% dos votos.

Artigo | 27 de October

O governo nomeou cerca de uma centena de dirigentes de cargos intermédios da Função Pública na véspera das eleições. Para o Bloco de Esquerda, esta dança de cadeiras é uma “violação da ética administrativa”.

Artigo | 27 de October

No debate do Parlamento Europeu sobre o mercado único das comunicações, Marisa Matias defendeu a neutralidade na internet como garantia para toda a União Europeia.

Artigo | 26 de October

Constitucionalista alerta que governo de gestão “seria inconstitucional” e que se o executivo de Passos Coelho for chumbado na Assembleia da República, Cavaco deve chamar “o dirigente do segundo partido mais votado a formar governo”.

Artigo | 26 de October

Passos Coelho alterou Estatuto do Pessoal Dirigente para acabar com nomeações após convocação de eleições. Ministério da Defesa, tutelado por Aguiar Branco, lidera contratações.

Artigo | 24 de October

Catarina Martins afirmou que os dados divulgados pela Direção-geral do Orçamento mostram que a tão propalada 'devolução' da sobretaxa de IRS será muito inferior à anunciada. Porta voz do Bloco sublinhou ainda que a eleição de Ferro Rodrigues para presidir à Assembleia da República "prova a instabilidade" de um governo PSD/CDS.

Artigo | 23 de October

Marisa Matias acusa o atual Presidente da República de fazer “um entendimento abusivo das funções presidenciais” com o objetivo de “radicalizar posições e dificultar o diálogo sobre as escolhas que o país enfrenta”.

Artigo | 23 de October

Tal como prometido na campanha, o Bloco apresentou no primeiro dia da sessão legislativa propostas para revogar as leis que humilham as mulheres que recorrem à IVG e para eliminar a impossibilidade legal de adoção por casais do mesmo sexo.

Artigo | 23 de October

O arranque da nova sessão parlamentar ficou marcado por uma ação de solidariedade dos deputados do Bloco com Luaty Beirão e os restantes 16 presos políticos em Angola.

Artigo | 23 de October

O aumento de 50% nas retenções e desistências dos alunos do 1º e 2º ciclo no mandato de Nuno Crato fez recuar o país aos números de 2004 e merece críticas das associações de professores de Português e Matemática.

Artigo | 23 de October

O tom em que o Presidente da República se dirigiu ao país não agradou aos representantes de patrões e trabalhadores. Arménio Carlos, da CGTP, considerou a declaração de Cavaco “um atentado à democracia e à vontade dos eleitores".

Artigo | 22 de October

Em entrevista à TVI, Catarina Martins diz que Cavaco Silva “se está a comportar como um líder de seita” quando defendeu no seu discurso a exclusão dos partidos à esquerda do PS de uma solução de governo. Para a porta-voz do Bloco, é inaceitável que o Presidente entenda que “há um milhão de eleitores cuja voz não pode ser ouvida”. Veja aqui a entrevista completa.

Artigo | 21 de October

Decreto-lei publicado esta terça no Diário da República, num momento em que o país discute qual será o futuro governo, vem dificultar gravemente o acesso à pensão especial de pacientes de doenças incuráveis como Alzheimer, doenças cancerosas ou sida, entre outras.