You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de September

O parlamento discute esta semana o novo regime das amas profissionais, que retira o vínculo às que trabalham para a Segurança Social e desprotege as crianças, ao criar um mundo de “precariedade absoluta”, segundo a associação que as representa.

Artigo | 30 de September

Cecília Honório salientou esta terça-feira que a meta inicial acordada com a troika está muito longe de ser atingida, apesar de "quatro mil milhões de euros de austeridade e da maior carga fiscal de sempre". A deputada bloquista reagia assim às estimativas do Governo para o défice orçamental em 2014, que deverá atingir 4,8% do PIB.

Artigo | 29 de September

O Bloco de Esquerda organiza no próximo dia 1 de outubro, no ISCTE, um debate sobre o controlo público da banca, que terá como oradores Nicolau Santos, jornalista do Expresso, Francisco Louçã, economista, e a deputada Mariana Mortágua.

Artigo | 27 de September

Partidos acham indispensável voltar a ouvir o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e o Secretário de Estado Paulo Núncio, e aguardar as transcrições de todas as audições e a chegada de documentos solicitados; sem isso, consideram não haver condições para o relatório final da Comissão de Inquérito.

Artigo | 26 de September

Advogado da Tecnoforma insiste que a empresa e o Centro Português para a Cooperação (CPPC), eram duas “entidades distintas”, e por isso nada sabe sobre a participação de Passos Coelho nessa ONG. Isto apesar de o CPPC funcionar na sede da Tecnoforma, que era o seu “mecenas”.

Artigo | 26 de September

A coordenadora do Bloco de Esquerda, no debate com o primeiro-ministro, questionou Passos Coelho: "Quanto recebeu em despesas de representação? Quais foram as faturas que apresentou? Estamos a falar de tostões ou de milhões?"

Artigo | 25 de September

Bloco de Esquerda não exclui comissão de inquérito mas está “focado” nos esclarecimentos que o próprio primeiro-ministro tem a obrigação de dar: colaborou ou não com a Tecnoforma; recebeu ou não pagamento por essa colaboração; declarou ou não esse rendimento.

Artigo | 25 de September

Aumento para 505 euros é acompanhado pela redução da TSU em 0,75 pontos percentuais. CGTP denuncia que os patrões aproveitaram o aumento do SMN para usar a Segurança Social a financiá-los até ao fim de 2015.

Artigo | 25 de September

Declaração confirma que Passos Coelho exerceu o mandato de deputado, entre 1991 e 1999 em dedicação exclusiva, desmentido o que foi dito pelo secretário-geral do Parlamento. Por isso, os 150 mil euros que terão sido pagos pela Tecnoforma ao então deputado do PSD conformam uma situação ilegal. Pior ainda, não foram declarados ao Fisco. João Semedo diz que o primeiro-ministro tem andado a desconversar e que a situação nebulosa compromete o seu cargo.

Artigo | 24 de September

A convite do Bloco, Pedro Wallenstein, presidente da GDA - Direitos dos Artistas, e Paula Simões, da Associação Ensino Livre, trocam argumentos e esclarecem questões sobre esta matéria. O debate “Cópia ou Partilha: Quem paga o quê?” será transmitido em direto pelo esquerda.net no próximo domingo, pelas 21h. Poderá enviar as suas questões para debate@esquerda.net.

Artigo | 24 de September

O Secretário-geral da Assembleia da República fez parte de dois governos do PSD e esta quarta-feira ainda surge na lista dos órgãos sociais do ramo segurador do BCP, apesar de a lei proibir essa acumulação de cargos.

Artigo | 24 de September

O coordenador do Bloco esteve presente esta manhã no Hospital de S. José, em Lisboa, em solidariedade com a luta dos enfermeiros. João Semedo defendeu que a paralisação, que tem lugar esta quarta e quinta feira, é “em defesa do SNS e dos cuidados prestados nos serviços de saúde públicos”. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros - SEP, José Carlos Martins , avançou com dados sobre a adesão ao protesto.

Artigo | 24 de September

O documento, que deveria ter sido entregue aquando da cessação de funções enquanto deputado, por forma a "refletir a evolução patrimonial durante o mandato a que respeita", não se encontra nos arquivos do Tribunal Constitucional, segundo avança a agência Lusa. Já o Expresso Diário noticia esta terça-feira que a relação de Passos Coelho com a Tecnoforma remonta a 1996.

Artigo | 23 de September

Paula Teixeira da Cruz diz que não irão "rolar cabeças" até que o "percalço" do caos informático na Justiça esteja resolvido. O Bloco quer ouvir no parlamento a equipa que desenhou o Citius.

Artigo | 23 de September

João Semedo diz que a "nebulosa" criada por Passos Coelho sobre o caso Tecnoforma não é compatível com o cargo de primeiro-ministro. Esta quinta-feira o Bloco leva ao parlamento a proposta de aumento imediato do salário mínimo nacional.

Artigo | 23 de September

Os serviços parlamentares garantiram que o atual primeiro-ministro não era deputado em exclusividade entre 1995 e 1999. Mas quando saiu de São Bento, Passos requereu o subsídio de reintegração mais alto, garantindo ter cumprido o regime de exclusividade.

Artigo | 22 de September

O Bloco de Esquerda quer que o ministro tome “medidas urgentes” para impedir que a direção da EB 2,3 da Arrifana possa dividir turmas do 9º ano ao meio, com base no critério do aproveitamento escolar passado.

Artigo | 22 de September

O Bloco de Esquerda não se conforma e voltou a entregar na Assembleia da República projetos de lei para tornar possível o apadrinhamento civil, a procriação medicamente assistida e a adoção por casais do mesmo sexo.

Artigo | 21 de September

"Se por cada dez vezes que o Governo anuncia a baixa de impostos, os impostos tivessem baixado pelo menos uma vez, já estaríamos bastante melhor do que o que estamos” afirmou ainda Catarina Martins. Sobre o caso Tecnoforma, a coordenadora do Bloco disse que é “estranho que o primeiro-ministro não se lembre se enquanto era deputado recebeu ou não cinco mil euros por mês de uma empresa privada”.

Artigo | 21 de September

A coordenadora do Bloco de Esquerda salientou que “duas em cada cinco crianças estão em situação de pobreza” e que “Portugal é o país da zona euro com maior incidência de pobreza infantil”. As medidas de emergência incluem o alargamento urgente da rede pública de apoio à infância e a garantia da universalidade de igualdade no acesso à educação pré-escolar, entre outras.

Pages