You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de August

Catarina Martins afirma que o Estado “não pode limpar um banco sistémico e devolvê-lo, limpinho, a banqueiros privados que provaram não ter vocação para gerir bancos”. Considerando que esta intervenção deve ter retorno para os contribuintes, a coordenadora do Bloco defende o controlo público sobre todo o sistema bancário.  

Artigo | 31 de August

Chefe do governo polaco desde 2007, Tusk é um convicto defensor das teses neoliberais. Irá substituir o belga Herman van Rompuy. Para o cargo de Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros foi escolhida a italiana Federica Mogherini, que sucede à britânica Catherine Ashton.

Artigo | 31 de August

No Fórum Socialismo 2014, Marisa Matias salientou que os casos da Grécia e de Espanha, dão “esperança” numa “Europa que volte a ser a Europa dos povos e dos direitos sociais. Miguel Urban, do partido espanhol Podemos, afirmou que “não democratizar a Europa” será “o pior” que se pode “fazer aos povos europeus e o melhor aliado” para a extrema-direita.

Artigo | 30 de August

No Fórum Socialismo 2014, Francisco Louçã defendeu a necessidade de “uma união muito forte” em Portugal contra a austeridade, alertando que o país tem “20 anos de protetorado pela frente”, o que o torna numa “democracia pequenina”.

Artigo | 30 de August

Num debate no Fórum Socialismo 2014, Pedro Filipe Soares salientou também: “O Governo tinha prometido que nem um cêntimo dos contribuintes ficaria em risco. O que vemos agora é que não são cêntimos, são centenas de milhões que poderão estar em causa com esta solução”.

Artigo | 30 de August

O coordenador do Bloco de Esquerda afirmou na abertura do Fórum Socialismo 2014 que da disputa interna no PS não vai nascer uma alternativa de esquerda. João Semedo sublinhou que o Bloco defende “a convergência, o diálogo e a aproximação”, mas não está disponível “para dar o braço a quem faz da política uma simples rotação”. O Fórum Socialismo 2014 prossegue no fim de semana e tem a sessão de encerramento domingo às 16h (veja programa).

Artigo | 29 de August

A eurodeputada considera “muito importante” conhecer o papel de Durão Barroso no caso das contrapartidas dos submarinos e reafirmou que “há suspeitas de corrupção” que envolvem Paulo Portas enquanto ministro da Defesa. Ana Gomes participará neste domingo, 30 de agosto, no Fórum Socialismo 2014 no debate “Os submarinos de Portas não páram de meter água”.

Artigo | 28 de August

Bloco de Esquerda sublinha que o segundo Orçamento Retificativo de 2014 revê em baixa o crescimento da economia, mas nem assim desiste dos cortes salariais na administração pública.

Artigo | 27 de August

O Fórum Socialismo 2014 tem início nesta sexta-feira pelas 21.30 h, na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora, com um debate sobre o tema "De que é que a esquerda não pode abdicar?", em que participarão o coordenador do Bloco João Semedo, Luís Moita e Inês Barbosa, do movimento de cidadãos de Braga. O fórum prolonga-se por todo o fim de semana com mais de 40 debates e ateliers.

Artigo | 25 de August

José Gusmão dirigente do Bloco de Esquerda, numa declaração sobre o aumento do défice das contas públicas”, realçou também que “esse aumento do défice está associado a um aumento da dívida pública para 20 pontos percentuais acima daquilo que tinha sido prometido com a intervenção da troika”.

Artigo | 24 de August

Passos Coelho afirmou em Valpaços que quer aprofundar a “reforma do Estado”, isto é mais cortes em serviços sociais, salários e pensões, e lançou-se contra a maternidade Alfredo da Costa, uma das melhores do país, por ainda não ter sido encerrada. Sobre escândalo BES, exaustão nos serviços de saúde, queda da atividade económica, mais 158 mil pessoas sem apoios sociais, disparar da dívida nada disse.

Artigo | 24 de August

O Fórum Socialismo 2014 – Debates para a Alternativa tem lugar na Escola Secundária Gabriela Pereira, em Évora, e inicia-se na sexta-feira às 21.30h com o debate “Do que é que a esquerda não pode abdicar”. A iniciativa decorre ao longo de sábado e domingo com dezenas de painéis com temas muito variados.

Artigo | 23 de August

A câmara municipal de Santa Cruz - Madeira aprovou, por unanimidade, um voto de louvor “pelo percurso político e cívico de Paulo Martins na defesa da Democracia e dos mais desfavorecidos”.

Artigo | 23 de August

Milhares de pessoas perderam, no último mês de julho, as prestações sociais que recebiam. 158.000 pessoas perderam apoios sociais num ano. O governo e a maioria PSD/CDS-PP aceleram a aprovação de novos cortes salariais, tendo marcando a realização de plenários extraordinários no parlamento com esse objetivo. Na próxima terça-feira o governo faz reunião extraordinária para aprovar orçamento retificativo.

Artigo | 22 de August

Segundo levantamento do Diário de Notícias às contas das eleições presidenciais de 2006, as últimas disponíveis, os banqueiros investiram pesadamente no atual Presidente da República, com destaque para Ricardo Salgado e familiares.

Artigo | 21 de August

Rodrigo Trancoso, presidente da assembleia municipal e dirigente do Bloco de Esquerda, afirmou na sessão "tornamos, a solenidade, transparente e acessível a todos os que a ela quiseram, livre e democraticamente, assistir” e lamentou que “haja quem, que, com este procedimento, não se sinta, agora, confortável", numa clara alusão a Alberto João Jardim.

Artigo | 20 de August

Catarina Martins questionou a "pressa" do Governo para "destruir a economia" do país, referindo-se à marcação de um plenário extraordinário para reapreciação dos diplomas avaliados pelo Tribunal Constitucional. A coordenadora voltou a insistir na necessidade de uma sindicância para averiguar sobre eventuais fugas de informação no caso do BES.

Artigo | 18 de August

A Escom tinha, sem dúvida, a habilidade e o poder de comandar generais nos negócios da corrupção e do branqueamento de capitais. Ministros e outras figuras de proa aguardavam na fila pela sua vez. Por Rafael Marques de Morais.

Artigo | 16 de August

Para Pedro Soares, da comissão política, o primeiro-ministro fala de uma economia que não existe, procurando lançar jovens contra reformados e filhos contra pais; e diz-se empenhado em combater os privilégios, “quando todos nós sabemos que injetou milhares de milhões de euros num banco com graves problemas provocados pela ganância dos seus administradores”. 

Artigo | 15 de August

O Bloco de Esquerda manifestou solidariedade aos cerca de 80 trabalhadoras e trabalhadores da empresa têxtil Moritex, em Pinheiro, Guimarães, que se encontram desde a passada 5ª feira (7 de agosto), dia e noite, à porta da fábrica, para impedir que saiam do local mercadorias ou máquinas.

Pages