Artigo | 30 de April

Marisa Matias sublinhou que ao contrário das promessas de Passos Coelho e Paulo Portas, o Governo apresentou um novo imposto sobre os reformados, o aumento do IVA e um “aumento irrevogável” das contribuições dos trabalhadores para a Segurança Social.

Artigo | 30 de April

Durante dois anos, a discussão para legalizar as “barrigas de aluguer” em casos clínicos, inicialmente proposta pelo Bloco de Esquerda, foi adiada por força da maioria parlamentar. Tudo indicava para que, esta sexta-feira, 2 de maio, o assunto ficasse encerrado em plenário da Assembleia da República, mas a votação final foi novamente adiada.

Artigo | 29 de April

Marisa Matias alertou também para o regresso do trabalho escravo à União Europeia, no encerramento da mesa redonda sobre emprego, em que participaram Catarina Martins, Mariana Aiveca e sindicalistas. Foi ainda divulgada uma lista de mais de cem apoiantes da área sindical e laboral à lista do Bloco de Esquerda para as europeias.

Artigo | 29 de April

“A vergonhosa coligação governativa de Samaras-Venizelos será julgada pelos eleitores nas eleições ao Parlamento Europeu já em maio”, afirmou Alexis Tsipras, dirigindo-se aos seus apoiantes em Praga.

Artigo | 29 de April

Imagine que um dia o Governo cria um grupo de trabalho para levar a gastronomia portuguesa além fronteiras. Imagine que do grupo de trabalho fazem parte Lobo Xavier e Alberto da Ponte. Agora pare de imaginar. É verdade. Só mesmo os pastéis de nata ou o arroz de cabidela para dar credibilidade ao país.

Artigo | 29 de April

Os patrões defendem o corte no pagamento das horas extra por mais dois anos e o Governo promete a manutenção da medida e a caducidade dos contratos coletivos. As exigências impostas pela troika estão em marcha e o salário mínimo continua sem data marcada.

Artigo | 29 de April

De acordo com um recente estudo conduzido por ativistas pela transparência, a indústria do setor financeiro gasta todos os anos mais de 120 milhões de euros e contrata mais de 1700 lobistas para influênciar as instituições Europeias.

Artigo | 29 de April

Neste artigo, o Esquerda.net disponibiliza a agenda da campanha eleitoral do Bloco para as Eleições Europeias de 2014.

Artigo | 29 de April

Entre os apoiantes da área sindical e laboral incluem-se membros de comissões de trabalhadores, dirigentes e delegados sindicais tanto do setor público como do setor privado. Nesta terça-feira, Marisa Matias estará com Catarina Martins e Mariana Aiveca numa mesa redonda com o título "Por um programa europeu de pleno emprego".

Artigo | 28 de April

Marisa Matias respondeu esta segunda-feira a António José Seguro, defendendo que “o voto útil é um voto que de facto queira romper com este ciclo de políticas, e não um voto para a sua continuidade”. A cabeça de lista do Bloco às eleições europeias recordou ainda que “em matéria de política de austeridade o PS tem sempre tomado o lado da direita”.

Artigo | 28 de April

Ao contrário da propaganda do Governo, em maio de 2014, com a conclusão formal do programa de assistência financeira, a troika não abandona definitivamente o país. Sem desobedecer, as regras das instituições europeias impõem que Portugal seja tutelado até 2037.

Artigo | 28 de April

Depois de uma paragem na República Checa e no Desobedoc no Porto, Alexis Tsipras, candidato da Esquerda Europeia à presidência da Comissão Europeia, continuou o seu périplo pela Europa. Este domingo participou num comício organizado pela Partido Alternativa Galega de Esquerda (AGE) em Santiago Compostela, Galiza. Alexis Tsipras destacou que no dia 25 de maio será “o início de uma grande mudança na Europa” porque “é necessário parar a austeridade e recuperar a democracia”.

Artigo | 27 de April

Durante um comício organizado pelo Partido da Esquerda Europeia, com o apoio do Bloco de Esquerda, Marisa Matias afirmou que "precisamos de um Abril nas eleições de Maio". A iniciativa, que encheu por completo o Cinema Batalha, no Porto, contou também com a participação da coordenadora do Bloco, Catarina Martins, e de Alexis Tsipras. O líder da Syriza, e candidato à presidência da Comissão Europeia, defendeu que "é urgente fazer recuar o partido da senhora Merkel para recuperarmos a Europa".

Artigo | 26 de April

Este sábado, pelas 21h30, o Partido da Esquerda Europeia, com apoio do Bloco, organiza um comício no Cinema Batalha, no Porto, que contará com as intervenções de Marisa Matias e Alexis Tsipras e as atuações musicais de Fred Martins e Uxía. Esta iniciativa integra-se no Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso, que decorre até este domingo.

Artigo | 26 de April

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta sexta feira que o país precisa de "alternativa" e não de “alternância” ou “rotativismo sobre as mesmas políticas”, reagindo assim ao apelo a “entendimentos políticos” feito pelo Presidente da República.

Artigo | 25 de April

João Semedo participou na manifestação dos 40 anos do 25 de Abril em Lisboa para relembrar que a democracia “é também o bem estar social”.

Artigo | 25 de April

Na sessão solene na Assembleia da República, Mariana Mortágua criticou a “rendição da democracia” vigente em Portugal 40 anos depois da Revolução, “em que toda a governação é feita a pensar nos mercados e avaliada por eles”.

Artigo | 24 de April

Comissão de Trabalhadores da agência classifica de "irresponsáveis e ofensivas ao trabalho dos profissionais em questão" as afirmações do ministro da tutela no parlamento sobre a empresa e sobre os jornalistas da rede externa.

Artigo | 23 de April

No debate com o primeiro-ministro, o coordenador do Bloco de Esquerda acusou-o de querer transformar o Serviço Nacional de Saúde "numa caricatura" e afirmou que o "pós-troika" vai atacar "o Estado Social" como se fossem "gorduras do Estado", impondo mais "cortes e mais exigências".

Artigo | 23 de April

O manifesto “Emigramos mas não desistimos” já recolheu mais de 500 assinaturas. Os seus promotores destacam que receberam muitas mensagens de familiares de emigrantes e declaram que nas europeias “é preciso fazer a diferença, é preciso votar”, “numa Europa feita para as pessoas e não para os interesses financeiros”, considerando que essa Europa “tem expressão em Alexis Tsipras, candidato à presidência da Comissão Europeia”.