You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de February

“Quando o Governo atira para a última avaliação a apresentação de novas medidas o que nos diz é que o último capítulo do memorando da troika será um novo capítulo sangrento de ataque aos direitos das pessoas, de ataque ao Estado Social”, avançou o líder parlamentar do Bloco após a conferência de imprensa do Governo sobre a 11ª avaliação da troika.

Artigo | 28 de February

O ex ministro das Finanças, que se demitiu após reconhecer a sua incapacidade em cumprir as metas orçamentais, vai liderar o gabinete de Assuntos Orçamentais do FMI. O fiel discípulo do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaüble, inicia funções no início de junho.

Artigo | 28 de February

Esta sexta feira, o PSD e o CDS-PP votaram contra um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que propunha medidas concretas para combater as situações de abuso e violência das praxes académicas. Durante o debate plenário, o deputado do Bloco de Esquerda Luís Fazenda frisou que as praxes “transportam uma cultura de abuso”.

Artigo | 27 de February

Vice-presidente do grupo do Grupo Parlamentar defende que Portugal deveria ter programa cautelar e horas mais tarde muda as declarações e diz que ainda é cedo para falar nisso.

Artigo | 26 de February

No fim da reunião entre deputados e representantes da troika, Luís Fazenda resumiu o encontro, sublinhando a convicção do FMI, BCE e Comissão Europeia de que "o pós-troika tem muitos anos" de empobrecimento pela frente.

Artigo | 26 de February

Richard Zimler, Mário de Carvalho, Maria de Lurdes Rodrigues e Boaventura Sousa Santos estão entre as personalidades do meio académico e cultural que apoiam o projeto de resolução bloquista. A iniciativa vai a votos esta sexta-feira na Assembleia da República.

Artigo | 25 de February

João Semedo está preocupado com a sobrelotação das urgências do Hospital de Santa Maria e propõe a criação de novos serviços de urgência básica. Em reação à “propaganda” do Congresso do PSD, afirmou ser “difícil acreditar que o país esteja melhor, quando as pessoas estão pior”.

Artigo | 25 de February

O Bloco de Esquerda entregou esta terça-feira um projeto de lei que prevê que o crime de violação passe a ser crime público, deixando de ser necessário a apresentação de queixa por parte da vítima.

Artigo | 25 de February

O Governo decidiu em 2012 acabar com o feriado do Carnaval. Ano após ano, a desobediência a este medida do executivo aumentou. Tudo indica que em 2014 o país volte a saír à rua para festejar o Carnaval. Saiba que municípios já anunciaram a manutenção da tolerância de ponto.

Artigo | 25 de February

O último Congresso do PSD ficou marcado pelo regresso do polémico ex-ministro aos órgãos de decisão do PSD. Passos Coelho convidou o seu velho amigo a presidir o órgão máximo do PSD, o Conselho Nacional. Mas, desde que saiu do Governo, por onde andou Miguel Relvas?

Artigo | 25 de February

Francisco Assis afirmou esta segunda-feira, em declarações à agência Lusa, que a sua candidatura pelo PS ao Parlamento Europeu representará “o Bloco Central”.

Artigo | 24 de February

O Bloco de Esquerda/Açores anunciou que iria apresentar no Parlamento Regional um projeto de lei para proibir “o subsídio por dinheiros públicos à realização de atividades taurinas”. Para a deputada Zuraida Soares “maltratar animais em público para gáudio de uma assistência não é compatível com os padrões civilizacionais avançados”.

Artigo | 24 de February

A pressão dos credores sobre Portugal aumenta com a 10ª avaliação da troika. A comissão europeia diz que as concessões de transportes públicos urbanos de passageiros a privados estão atrasadas e que têm de ser feitas até ao fim do primeiro semestre. O governo PSD/CDS-PP irá lançar cinco concessões até junho.

Artigo | 23 de February

O Bloco acusa Passos Coelho de ter "glorificado a política de austeridade, ignorando todas as suas consequências" e diz que a escolha de Francisco Assis para liderar a lista europeia do PS dá um "sinal preocupante” de aproximação ao bloco central.

Artigo | 23 de February

Em entrevista ao Esquerda.net, João Semedo explica porque a denúncia e o combate ao Tratado Orçamental são, para o Bloco de Esquerda, a questão central destas eleições europeias. O coordenador do Bloco defende a realização de um referendo ao Tratado, para que os portugueses se pronunciem sobre a política europeia e a integração de Portugal na Europa. Por Luis Leiria.

Artigo | 21 de February

“Objetivos claros são a destruição do Estado social, a redução de salários e pensões e, pelo caminho, ir matando a democracia”, afirma a eurodeputada do Bloco, denunciando que os relatórios do FMI e da Comissão Europeia revelam que ninguém acredita no chamado ajustamento económico, muito menos quem o impõe.

Artigo | 21 de February

Rui Machete anunciou que os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP recomendam à próxima cimeira de Chefes de Estado a entrada da Guiné Equatorial. Presidente da plataforma portuguesa das ONGD diz que esta decisão é um desrespeito pelos povos que a organização representa, apenas motivado por interesses económicos, e denuncia a violação dos direitos humanos pela ditadura de Obiang.
Leia: Banif, lavandaria da ditadura Obiang

Artigo | 20 de February

As exportações não só nunca cresceram tão pouco, como o seu aumento se deve em grande parte aos combustíveis e não representou nenhum ganho na capacidade produtiva. O relatório do FMI torpedeou o porta-aviões de Paulo Portas, diz a deputada Mariana Mortágua.

Artigo | 19 de February

O Tribunal Constitucional julgou esta quarta feira inconstitucional a proposta aprovada pelo PSD para a realização de um referendo sobre a coadoção e adoção de crianças por casais homossexuais. A deputada do Bloco Helena Pinto afirmou que esta decisão veio repor a legalidade e acusou o PSD de promover uma manobra para contornar as próprias normas da democracia. 

Artigo | 19 de February

O líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, afirmou que "o Governo, na prática, quando nos diz que irá porventura baixar o IRS é apenas e só para disputar votos nas futuras eleições, porque diz ao FMI que terá mais austeridade já em 2015”. FMI alerta, no relatório divulgado esta quarta feira, que os fatores que sustentam o ajustamento externo da economia são potencialmente insustentáveis.

Pages