Artigo | 31 de July

José Manuel Pureza criticou a promiscuidade entre serviços secretos e negócios privados e alertou: “Que tudo isto não sirva para o Governo criar à sombra de mais este episódio um mega-serviço secreto ou um mega-serviço de gestão das informações”.

Artigo | 31 de July

Francisco Louçã criticou o Governo pelas medidas “punitivas que impõe aos portugueses para compensar a dívida”, destacando que o corte no subsídio de Natal “é para alimentar juros”, e reafirmou que defender a renegociação da dívida e a redução dos juros é a única “atitude sensata”.

Artigo | 30 de July

O Presidente da República volta a opor-se à renegociação da dívida em entrevista publicada este sábado. Na resposta, Francisco Louçã diz que ela é "imperativa para que Portugal não caia na situação da Grécia".

Artigo | 30 de July

A crise do euro e a resposta das esquerdas europeias foram abordadas na entrevista a Miguel Portas publicada no diário italiano Il Manifesto, publicada esta sexta-feira.

Artigo | 29 de July

O Governo decidiu que, a partir de 1 de Janeiro de 2013, vigorarão preços livres na electricidade e no gás. Com esta decisão, as tarifas irão disparar, com graves repercussões não só para os consumidores, como para a economia portuguesa.

Artigo | 28 de July

Mariana Aiveca critica as alterações às leis laborais propostas pelo governo, salientando que a redução das indemnizações por despedimento não aumenta a competitividade, nem resolve os problemas do défice ou da dívida.

Artigo | 28 de July

O Bloco de Esquerda levou ao parlamento o debate sobre o aumento das rendas dos bairros sociais e a revisão do regime das rendas apoiadas, lembrando PSD e CDS dos seus compromissos quando estavam na oposição.

Artigo | 28 de July

A nomeação de Rui Machete para vice-presidente da Assembleia Geral da Caixa Geral de Depósitos é "lamentável" pela sua associação ao "gangsterismo" da gestão do BPN, acusa o deputado João Semedo.

Artigo | 27 de July

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou nesta terça feira na Assembleia da República a apresentação de um orçamento rectificativo para “acomodar” a ajuda do Estado à banca.

Artigo | 27 de July

O Bloco de Esquerda esclarece em comunicado que, ao contrário do que é referido em notícias publicadas nesta quarta feira, ultrapassou a contribuição prevista de 100 mil euros para a campanha presidencial de Manuel Alegre, tendo já entregue 147.750 euros.

Artigo | 27 de July

O Bloco de Esquerda requereu a audição de Freitas do Amaral sobre a questão do fim das “golden shares” do Estado, mas a maioria governamental recusou. O PS absteve-se.

Artigo | 27 de July

O ministério da Saúde anunciou que o Governo vai reduzir comparticipações do SNS nos medicamentos a partir de Outubro. Ministro da Saúde quer também reduzir drasticamente as isenções de pagamento de taxas moderadoras.

Artigo | 26 de July

O Bloco de Esquerda entregou uma proposta de alteração (texto na íntegra) à proposta de lei do Governo que cria o novo imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal. Pretende o partido acabar com a isenção de que os rendimentos financeiros beneficiam na proposta governamental.

Artigo | 26 de July

Na sequência do encerramento do ponto de venda da Docapesca em Armação de Pêra, que deixou os pescadores sem alternativa, Cecília Honório quer que Assunção Cristas explique ao país se é assim que quer promover as pescas.

Artigo | 26 de July

O governo engordou o Conselho de Administração da Caixa de sete para onze elementos e colocou gente do PSD e CDS. Três dos novos administradores foram nomeados em regime de não-exclusividade e prosseguem os negócios fora do banco.

Artigo | 25 de July

A comissão política do Bloco considera que a cimeira europeia da passada semana comprovou “a correcção e a utilidade da exigência” de renegociação da dívida, defende nova redução do juro e salienta que o programa da troika continua a ser inaceitável, sublinhando que “à esquerda compete enfrentar estes programas de austeridade”. (Aceda a comunicado na íntegra)

Artigo | 25 de July

Fernando Ulrich, presidente do BPI, considera que o acordo da troika “para o conjunto do país e para o sector público é bom”, mas que para a banca não faz sentido e deve ser revisto. Ulrich queixa-se também do mercado e afirma mesmo: “Enquanto me lembrar, não quero voltar ao mercado”.

Artigo | 25 de July

Os encargos com as parcerias público-privadas (PPP) rodoviárias aumentam 148%, face aos gastos previstos no orçamento de Estado para 2011 e estão a custar ao Estado cerca de 3,2 milhões de euros por dia.

Artigo | 24 de July

António José Seguro é o novo secretário geral do PS e conseguiu cerca de dois terços dos votos na eleição que disputou com Francisco Assis. No discurso de vitória, prometeu cumprir o memorando da troika e introduzir desde já como regra a liberdade de voto na bancada parlamentar.

Artigo | 24 de July

Numa sessão ao ar livre no Furadouro, Francisco Louçã criticou a escolha do governo de colocar militantes do PSD e CDS na administração da Caixa Geral de Depósitos. O Bloco insiste na necessidade de renegociar a dívida e diz que o governo erra em agravar a recessão.