You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de March

Cavaco Silva anunciou a dissolução do Parlamento e a realização de eleições legislativas em 5 de Junho. No seu discurso, defendeu um  “alargado consenso político e social”. O Bloco de Esquerda recordou que  “até hoje houve um consenso alargado entre PS e PSD, que deu em crise social no país”.

Artigo | 31 de March

O deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro intervém sobre precariedade e recibos verdes, criticando as medidas do PS e PSD nesta matéria e acusando o bloco central de utilizar a crise para “impor uma ditadura dos mercados contra as nossas vidas”.

Artigo | 31 de March

Texto final da proposta do Bloco que estabelece a obrigatoriedade da indicação do preço de venda ao público na embalagem dos medicamentos foi aprovado pela Comissão de Saúde da AR. O PS, que votou contra a medida, só tem o apoio da indústria farmacêutica.

Artigo | 31 de March

INE corrigiu esta quinta-feira o défice em 2010 para 8,6% do Produto Interno Bruto, 1,3% acima do valor previsto pelo governo. Encargos com a nacionalização do BPN contribuem para esta discrepância. Bloco considera que esta correcção do défice é uma confirmação da política desastrosa do governo.

Artigo | 31 de March

CDS, PSD e PS chumbaram a proposta do Bloco que recomendava ao governo a adopção de "um procedimento especial de combate à utilização abusiva de falso trabalho independente, sancionando as práticas dos actos relacionados com este facto”.

Artigo | 30 de March

A ministra da Saúde revelou esta quarta-feira que o gestor nomeado pelo Governo para acompanhar o contrato da parceria público-privada com a Escala Braga "foi demitido a 17 de Março numa reunião da Administração Regional de Saúde do Norte". 

Artigo | 30 de March

A oposição no Parlamento revogou esta quarta-feira, com os votos contra do PS, o decreto-lei do Governo que aumentou os limites para a autorização de despesa por parte do Estado, autarquias, institutos, fundações, associações e empresas públicas. "Governo exige sacrifícios e quer disparar limites da despesa", afirmou o deputado do Bloco José Gusmão.

Artigo | 30 de March

O ministro da Justiça não podia delegar no secretário de Estado João Correia a apreciação do processo de pagamentos de acumulação de funções à sua esposa, a procuradora Maria Conceição Fernandes, segundo a Inspecção-Geral dos Serviços de Justiça. Ministério Público já abriu um inquérito-crime e fez buscas no Ministério da Justiça.

Artigo | 30 de March

Numa conferência em Coimbra, Francisco Louçã afirmou que o crescimento negativo previsto para este ano pelo Banco de Portugal provocará mais 50 mil desempregados, deixando Portugal com um défice e uma recessão “cada vez mais grave”.

Artigo | 30 de March

O protesto contra a privatização dos transportes serviu também para alertar os utentes da Linha de Cascais para as desvantagens de uma gestão privada da CP. “O programa de privatização previsto no PEC não acabou, porque apesar de ter sido apresentado pelo PS teve também o apoio do PSD”, afirmou o deputado Heitor de Sousa.

Artigo | 29 de March

O Banco de Portugal prevê um agravamento da recessão e o aumento do desemprego. O deputado do Bloco, José Gusmão, considerou que “as previsões mostram o desastre que tem sido e que vai continuar a ser para a economia portuguesa a política de recessão e de austeridade”.

Artigo | 29 de March

A auditoria do Tribunal de Contas (TC) não conseguiu apurar o número de fundações existentes em Portugal, por as bases de dados existentes não serem fiáveis nem completas. A situação impede o controlo do cumprimento das obrigações fiscais por parte das fundações.

Artigo | 29 de March

O secretário-geral do PCP, após uma reunião com o PEV, elogiou a experiência de actuação comum com os Verdes na CDU. Questionado sobre uma eventual coligação com o Bloco, Jerónimo de Sousa salientou a convergência na AR, entre a CDU e o Bloco, e afastou qualquer coligação.

Artigo | 28 de March

Bloco enviou um conjunto de questões ao Ministério das Finanças e da Administração Pública sobre decreto que aumenta limite da despesa com ajustes directos, em alguns casos em 650 por cento, e que entrará em vigor já a partir da próxima sexta-feira.

Artigo | 28 de March

PSD chumbou o PEC 4 porque este “não vai tão longe quanto devia”. Privatização parcial da CGD e entrega aos privados de empresas de transporte ferroviário e rodoviário, órgãos de comunicação social e Águas de Portugal fazem parte dos planos do PSD.

Artigo | 27 de March

Proposta de formar uma “grande coligação” de governo PSD-PS com o CDS defraudaria os eleitores. “A solução para o país não é juntar PS e PSD para a política do FMI e para o empobrecimento dos trabalhadores, dos reformados, dos jovens precários”, diz Louçã.

Artigo | 27 de March

O Bloco vai para mais esta importante batalha política certo de que enquanto PS e PSD se revezarem no poder ou se se unirem em “grande coligação” a saga sem fim do austeritarismo será lei.

Artigo | 26 de March

Ex-vice-presidente do banco, que renunciou ao cargo em Julho de 2010, recebeu os salários que faltavam até terminar o mandato, mais 260 mil euros do período em que ocupou o cargo com funções suspensas.

Artigo | 26 de March

O Prémio Nobel da Economia cita Portugal como um exemplo deste erro. Prioridade deveria ser criar empregos. Corte de gastos numa economia em depressão profunda é contraproducente, mesmo em termos puramente fiscais.

Artigo | 25 de March

A oposição parlamentar aprovou esta sexta-feira a revogação do actual sistema de avaliação de desempenho dos professores com os votos favoráveis do Bloco, PCP, PEV, PSD e CDS e contra da bancada do PS e do deputado social-democrata Pacheco Pereira. “Hoje é um bom dia para a escola pública”, disse a deputada do Bloco Ana Drago.

Pages