You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de August

Sessão de encerramento do Fórum Socialismo 2009 - Foto de Paulete Matos“A crise tem responsáveis. Os responsáveis têm nome. É preciso acabar com a irresponsabilidade”. Assim sintetizou Francisco Louçã, no encerramento do Socialismo 2009, as ideias fundamentais do Bloco para estas eleições. Louçã fechou a iniciativa de debate e proposta do Bloco Esquerda em Almada (Cacilhas) com um discurso de alternativa ao “bloco central” e à direita. O coordenador do Bloco falou da necessidade de  “democracia e justiça na economia”, e adiantou medidas concretas para combater o desemprego, a crise e os seus responsáveis. Ver galeria de fotos do Socialismo 2009.  

Artigo | 29 de August

Televisão Uma reunião entre as televisões e os representantes dos partidos que durou oito horas chegou a acordo em relação ao calendário de debates que porão frente-a-frente os líderes dos cinco partidos com assento parlamentar. O primeiro será quarta, dia 2, entre Sócrates e Paulo Portas, e o último no sábado 12, entre Manuela Ferreira Leite e Sócrates. Veja abaixo a lista completa dos debates.

Artigo | 28 de August

Sócrates teve de aceitar a realização de 10 frente-a-frente televisivosSócrates recuou, aceitando que se realizem dez debates frente-a-frente entre os líderes dos cinco principais partidos. Vieira da Silva, director de campanha do PS, confirmou que Sócrates preferia que se repetisse o modelo de 2005, ou seja dois debates entre os líderes de PS e PSD e um debate entre os cinco maiores partidos.

Artigo | 28 de August

Manuela Ferreira Leite apresentou programa so PSD - Foto da LusaManuela Ferreira Leite apresentou finalmente, nesta Quinta feira, o programa do PSD às eleições legislativas. Francisco Louçã, comentando a apresentação do programa do PSD, considerou que "os programas do PS e do PSD são iguais no essencial".
Em entrevista ao jornal "I", Deus Pinheiro, cabeça de lista do PSD por Braga às eleições legislativas, sugere que PS e PSD se sentem à mesa "com mediação de Cavaco Silva" e se entendam sobre questões cruciais.

Artigo | 28 de August

Socialismo 2009 - começa hoje 28 de Agosto de 2009A iniciativa do Bloco de Esquerda, Socialismo 2009 – Debates para a alternativa, começou esta sexta, às 21.30 horas na Escola Secundária de Cacilhas em Almada, com a comunicação de Luís Fazenda “Políticas Sociais – Os ataques escondidos e os outros”. A iniciativa do Bloco decorrerá com diversos painéis de debate ao longo de todo o fim de semana. A sessão de encerramento no Domingo às 17 horas será transmitida em directo por esquerda.net. Consulte o programa e inscreva-se.

Artigo | 27 de August

Centenas de pessoas estiveram em Tavira para ouvir as ideias do BlocoFrancisco Louçã criticou os partidos da direita por só apresentarem os seus programas eleitorais a um mês das eleições legislativas marcadas para 27 de Setembro. Ver aqui as fotos do comício e da arruada.

Artigo | 26 de August

ParquímetroO Tribunal de Contas considerou que a venda, sem concurso público, de 30% do capital da Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Sintra, desrespeitou a lei e o interesse da população. Face às conclusões da auditoria do Tribunal, o Bloco de Esquerda de Sintra exigiu a anulação da privatização da empresa e a devolução das mais-valias obtidas pela Gisparques desde Janeiro de 2008. A empresa, por 200 mil euros, adquiriu o monopólio do estacionamento pago no concelho de Sintra. Leia a notícia.

Artigo | 26 de August

Mais de 500 pessoas em Monte Gordo. Foto de Paulete MatosFrancisco Louçã desafiou ontem, num comício que juntou mais de 500 pessoas em Monte Gordo, PS e PSD a responderem, até quarta-feira, à proposta de debates para as eleições legislativas. "As três televisões fizeram uma proposta para debates da campanha eleitoral. Eu disse logo que aceitava mas Manuela Ferreira Leite e José Sócrates não responderam, porque não querem que haja debate", declarou o coordenador da comissão politica do Bloco. Veja as fotos do comício.

Artigo | 25 de August

O PS prevê gastar 30 milhões nas eleições autárquicasPS e PSD prevêem gastar mais de 50 milhões de euros na campanha das eleições autárquicas. O PS apresenta o maior orçamento de campanha com 30,5 milhões de euros, mais 3,5 que em 2005. Só em agências de comunicação e estudos de mercado o Partido Socialista pensa gastar 9,1 milhões de euros. O PSD prevê gastar 21,9 milhões, a CDU 10,2, o Bloco de Esquerda 1,9 e o CDS-PP também 1,9 milhões de euros.

Artigo | 25 de August

Élio Maia, presidente da Câmara de Aveiro e cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PPNa madrugada de 18 de Julho de 2009, o presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, vendeu o terreno das piscinas ao Beira-Mar por 1,28 milhões de euros e, na mesma madrugada, o presidente do clube aveirense vendeu-o por 2,5 milhões de euros a uma imobiliária. A Câmara ainda não recebeu o dinheiro, por irregularidades com o cheque, e a Polícia Judiciária estará a investigar o negócio.
Élio Maia encabeça a candidatura da coligação entre o PSD e o CDS-PP às próximas eleições autárquicas.

Artigo | 25 de August

F. Louçã no Comício em Vila Nova de Milfontes Num comício realizado em Vila Nova de Milfontes, Francisco Louçã acusou Sócrates de querer que "tudo fique na mesma" e de não ouvir o "clamor e a exigência de mudança de tanta gente que votou PS". Louçã criticou também Cavaco Silva de "falta de responsabilidade" por vetar a nova lei das uniões de facto.
No comício foram ainda apresentados os cabeças de lista do Bloco de Esquerda à Câmara e Assembleia Municipal de Odemira, Alberto Matos e Carlos Carvalho, respectivamente. Veja fotos do comício .

Artigo | 24 de August

Maria e Aníbal Cavaco Silva numa visita ao Papa no ano passadoO Presidente da República vetou a nova lei das uniões de facto, considerando “inoportuno” que em final de legislatura se façam alterações de fundo à actual lei e alertando para a falta de uma “discussão com profundidade” sobre a matéria. Entre os poucos argumentos para o veto está a conservação da distinção em relação ao casamento. Bloco, PS e PCP criticaram o veto conservador de Cavaco.

Artigo | 22 de August

Pico do Pico - AçoresA subida simultânea ao Pico, o ponto mais alto de Portugal, só é permitida até 160 pessoas. No entanto, foi anunciada uma iniciativa apoiada pelo governo regional que prevê a subida de 400 pessoas em simultâneo.
O Bloco Açores, que considera fundamental a regulamentação do acesso à montanha da ilha do Pico enquanto Reserva Natural, conclui que: "a regulamentação ambiental, na Região Autónoma dos Açores, é permeável aos interesses de alguns..."
Ler mais em acores.bloco.org

Artigo | 21 de August

Ana DragoA deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda, recordou que Manuela Ferreira Leite integrou governos onde se sentia um ambiente de "asfixia democrática", nomeadamente os de Cavaco Silva. Ana Drago reagiu assim às declarações da líder do PSD, que disse que o principal problema da sociedade portuguesa é a "asfixia democrática". Para a deputada bloquista, a entrevista mostrou que "as pouquíssimas propostas apresentadas pelo PSD são muitíssimo perigosas".

Artigo | 20 de August

João Semedo diz que a recompra de acções do BPN eram João Semedo abre o livro das conclusões do Bloco na Comissão de Inquérito ao BPN e revela como se processavam as operações de compra e recompra de acções no círculo próximo de Oliveira e Costa. Cavaco Silva e a filha foram dois dos beneficiários deste "jogo de influência" que lhes rendeu 360 mil euros de lucro.

Artigo | 20 de August

Semana após semana, o órgão oficial do PCP reserva para o Bloco uma fatia importante dos ataques políticos. Repetindo a tese do director José Casanova na semana passada, o jornal acusa agora o Bloco de ser "condescendente" com as políticas de direita e "guloso por lugares".

Artigo | 20 de August

PS não olha a gastos na campanha das legislativasNão há crise que afecte o partido do governo nas vésperas de eleições. Só em comícios e espectáculos, o PS prevê gastar o dobro dos restantes partidos parlamentares todos juntos.

Artigo | 19 de August

João Semedo propõe que o ministério da Saúde assuma a administração da linhaA ministra da Saúde declarou nesta Quarta feira à Lusa que a empresa que gere a Linha Saúde 24 não está a cumprir o contrato firmado e está a atender menos 7.000 chamadas que o previsto.João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda e cabeça de lista às legislativas pelo círculo do Porto, declarou ao esquerda.net: "A ministra da saúde só se pode queixar de si própria e do ministério que dirige, ou melhor, que devia dirigir".

Artigo | 18 de August

Submarinos custam mil milhões de eurosMil milhões de euros é quanto vão custar os submarinos encomendados em 2004 pelo Governo de Durão Barroso e Paulo Portas, na altura ministro da Defesa. O PS diz que “não há nada a fazer” e José Sócrates avançará para a sua compra. Os submarinos contribuem para agravar o défice em pelo menos 0,6% nos próximos anos, mas em prejuízo de gastos nas despesas sociais urgentes em tempo de crise.

Artigo | 15 de August

Em todos os concelhos de Vila Real e Bragança, há mais eleitores que habitantes. Foto peasap/FlickrA actualização dos cadernos eleitorais contabilizou 9,3 milhões de eleitores, embora a estatística do INE estime que apenas existem 8,6 milhões de pessoas em Portugal com idade para votar. Nas próximas eleições, os "eleitores fantasma" serão mais que os que irão eleger os órgãos autárquicos da Câmara de Lisboa.

Pages