You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de June

Vitor Constâncio na Comissão de Inquérito Parlamentar ao caso BPN. Foto Mário Cruz/LUSAO esboço do relatório final da Comissão de inquérito ao BPN, elaborado pela deputada do PS Sónia Sanfona, é "simpático, condescendente e desculpabilizante" com o Banco de Portugal, afirma João Semedo. O deputado do Bloco de Esquerda acusa o PS de querer fazer do texto uma "subscrição das razões invocadas pelo governo para nacionalizar o BPN".

Artigo | 30 de June

Manuel Zelaya foi eleito Presidente das Honduras em 2006Está cada vez mais isolado o governo interino das Honduras que saiu do golpe militar. A juntar às condenações da ONU e da generalidade dos países da América Latina, a Espanha pediu a saída temporária de todos os embaixadores europeus e os EUA anunciaram que só reconhecem Zelaya como presidente legítimo. Continua a repressão policial sobre o povo que rejeita o golpe e Zelaya anunciou que volta às Honduras já nesta quinta-feira.

Artigo | 30 de June

A empresa Águas de Portugal já passou a SA e em breve pode ser privatizadaMais de duas dezenas de municípios do Alentejo preparam-se para entregar 51% a gestão da água, por 50 anos, à empresa "Águas de Portugal". Em Beja, a proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS, PSD e CDU. O Bloco de Esquerda posicionou-se contra e avisa que está aberto o caminho à privatização da água, dado que "é mais que provável" a futura privatização das "Águas de Portugal".  

Artigo | 29 de June

Conferência de imprensa de Sócrates com o patrão da Microsoft (Bill Gates) em 1 de Fevereiro de 2006, no Palácio de S. Bento - Foto da LusaO portal das obras públicas, criado em nome da transparência para publicitar os ajustes directos e derrapagens, foi adjudicado à Microsoft sem concurso. A adjudicação foi feita antes das portarias que o regulamentam terem sido publicadas e quatro meses antes do contrato ter sido assinado. O ajuste directo foi feito por 268.800 euros mas, segundo o jornal "Público", a Microsoft já apresentou facturas que duplicam esse valor.

Artigo | 28 de June

O PSD encomenda, a Assembleia paga, os juristas laranja fazem pareceres favoráveis a Jardim.Muitas propostas do PSD/Madeira aprovadas na Assembleia Regional são depois justificadas por pareceres assinados por juristas próximos do partido, incluindo deputados. Quem paga é a Assembleia, a uma média de 25 mil euros por cada peça.

Artigo | 28 de June

O Bloco quer continuar a crescer nas eleições. Foto Paulete MatosA Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reuniu este sábado para ratificar as candidaturas às legislativas e aprovar o programa eleitoral a lançar ainda esta semana. Louçã aproveitou para assinalar a "irresponsabilidade" de Manuela Ferreira Leite quando disse que a crise actual é só "um abanãozinho de terras".

Artigo | 27 de June

Helena Pinto declarou que o BE sempre defendeu a separação entre eleições legislativas e autárquicasAs próximas eleições legislativas realizam-se a 27 de setembro, segundo anunciou este sábado o Presidente da República, depois de ouvidas as opiniões dos vários partidos. O governo tinha marcado, na sexta feira, as eleições autárquicas para o o dia 11 de outubro. O Bloco de Esquerda já tinha defendido a realização dos actos eleitorais em datas separadas.

Artigo | 27 de June

Manifesto defende propõe o investimento público como resposta à queda da procura - Foto de Bashed no FlickrCerca de cinquenta economistas apresentaram este sábado o manifesto "Só com emprego se pode reconstruir a economia", em defesa de uma política pública de resposta à crise, em Portugal e na Europa, que tente evitar "uma crise social dramática". O papel do investimento público no combate ao desemprego está no centro da estratégia proposta no documento, que é subscrito por treze professores catedráticos. Leia aqui o documento integral.

Artigo | 26 de June

Bloco acusa a Câmara de Setúbal de erguer muralha de betão na frente ribeirinha. Foto Portuguese Eyes/FlickrO candidato do Bloco à Câmara de Setubal acusa o executivo de promover uma "discussão virtual e clandestina do Plano de Pormenor da frente ribeirinha" para encobrir a "privatização de uma das partes mais nobres da cidade de Setúbal".

Artigo | 26 de June

Eleição para o Provedor é no dia 10 de Julho Alfredo José de Sousa foi a personalidade encontrada por PS e PSD para sair do impasse na escolha do novo Provedor de Justiça. Se for aprovado na votação de 10 de Julho, o antigo presidente do Tribunal de Contas substituirá Nascimento Rodrigues, que se demitira após longos meses à espera da nomeação do sucessor.

Artigo | 26 de June

PT já não vai entrar no capital da empresa que controla a TVIJosé Sócrates anunciou que o governo vai travar o negócio PT/Media Capital, que tem agitado o debate político nos últimos dias. O Bloco criticou a "trapalhada e as contradições" das várias posições assumidas pelo governo desde que foi divulgada a intenção da PT.

Artigo | 25 de June

As deputadas Ana Drago e Alda Macedo com os representantes dos movimentos de professores. Clica na imagem para ampliá-laNuma reunião conjunta solicitada por três movimentos de professores - APEDE, MUP e PROmova - o Bloco de Esquerda reafirmou a sua oposição à "injusta e arbitrária divisão da carreira" e ao actual modelo de avaliação de professores, tudo "em nome da defesa da qualidade da escola pública". Já esta quinta-feira à tarde, o Bloco reuniu com a Fenprof para debater questões em torno do  "Livro Negro da Educação", elaborado por aquela estrutura sindical.

Artigo | 25 de June

É no sector do calçado que existem mais abusosA discussão no parlamento do projecto-lei do PS que segue a manutenção de uma norma do código do Trabalho Bagão-Félix ao permitir o trabalho domiciliário para menores de 16 anos, prevista para esta quinta-feira, foi adiada por ter que se sujeitar ainda a discussão pública. O Bloco já apresentou uma proposta para "terminar com este abuso".

Artigo | 25 de June

O governo tem acusado a TVI de Apesar de possuir uma "golden share" na Portugal Telecom - posição privilegiada que lhe dá o direito de participar em todas as decisões estratégicas da empresa - o Governo continua a negar qualquer conhecimento da intenção da PT em comprar 30% das acções da Media Capital - grupo que detém a TVI. Acresce que o valor oferecido pela PT é quase o dobro do valor em bolsa das acções da Media Capital.

Artigo | 24 de June

José Sócrates foi confrontado pela ausência de respostas à criseUm relatório divulgado pela OCDE esta quarta revê em forte baixa as previsões para a evolução da economia portuguesa em 2009, podendo o PIB vir a descer 4,5%. O desemprego deverá ultrapassar os 11% em 2010 e aproximar-se dos 10% já este ano. No debate parlamentar desta quarta feira, Francisco Louçã propôs um programa de emergência para o desemprego.

Artigo | 23 de June

Santana LopesO Tribunal de Contas rejeitou as contas da Câmara de Lisboa de 2005, ano em que a presidência da autarquia foi partilhada por Santana Lopes e Carmona Rodrigues. As causas foram a sobreavaliação de receitas, irregularidades detectadas no funcionamento dos refeitórios e violação das normas da contratação pública.

Artigo | 23 de June

Ana Drago cumprimenta professores na manifestação de Novembro de 2008. Foto de Paulete MatosA deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda, considerou nesta segunda-feira que seria um erro insistir, nos próximos anos lectivos, no mesmo modelo de avaliação de professores, já que este "não responde a nenhum dos problemas centrais do sistema educativo". Ana Drago defendeu que o Governo deve "pôr um ponto final" no actual sistema de avaliação de professores

Artigo | 20 de June

Jornal José Casanova escreve esta semana no jornal "Avante!", órgão central do PCP, que "os média dominantes - propriedade do grande capital - deliraram com o resultado eleitoral do BE".
Já na semana passada, noutro artigo, o Bloco de Esquerda e os seus dirigentes eram o alvo de um insultuoso artigo.

Artigo | 20 de June

Louçã considerou que o manifesto “é uma espécie de Olimpo do bloco central, em que vão buscar uma série de ex-ministros todos eles de pouca fama”Francisco Louçã falou neste sábado em Coimbra sobre o manifesto de 28 economistas sobre investimentos públicos, tendo questionado: "Como é possível que alguns ex-ministros se reúnam e apresentem ao país um manifesto de como a economia deve ser governada e não tenham uma palavra sobre a máfia financeira, os conselhos de administração que eles frequentavam com todo o deleite, nem uma palavra sobre as perdas brutais de buracos negros em bancos".

Artigo | 20 de June

Boaventura Sousa Santos e Marisa Matias na abertura das jornadas autárquicas do Bloco de CoimbraNa abertura das jornadas autárquicas do Bloco de Coimbra , Boaventura Sousa Santos lembrou que a ocupação privada do solo urbano é incompatível com o "urbanismo de cidadania". O sociólogo sublinhou a necessidade de construir políticas de participação que barrem o "urbanismo neoliberal" e frisou que os candidatos autárquicos do Bloco são os únicos que dão a cara contra o medo e a corrupção.

Pages