You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de May

Cartaz das primeiras eleições europeias de 1979A eleição dos membros do PE através de sufrágio directo e universal, como hoje fazemos, não nasceu com as instituições europeias de forma tão natural como por vezes se pensa. Não foi mesmo a forma adoptada para a escolha dos deputados durante mais de um quarto de século. Foi antes o resultado de longos debates e pressões, de sucessivas decisões e adiamentos.
Artigo de Renato Soeiro

Artigo | 29 de May

O actual Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, terminou o seu mandato em Julho do ano passado e encontra-se de baixa médica há quase dois meses.O Parlamento voltou a falhar os dois terços de votos necessários para a eleição do novo provedor de Justiça. Nesta segunda volta, o PCP absteve-se e o Bloco votou em Jorge Miranda, que ficou a 18 votos da eleição. O Bloco considera esta situação "lamentável" e "lesiva para os interesses dos cidadãos" e referiu que "tudo fez" para que fosse possível "chegar a um consenso".  

Artigo | 29 de May

O projecto do PS nem sequer estipula onde deve ser entregue a declaração antecipada de vontade, acusa João SemedoO projecto de lei do PS sobre o consentimento informado foi aprovado no parlamento com a abstenção do Bloco de Esquerda, os votos contra de PP e PSD e os votos a favor de PS e PCP. O Bloco afirma que a proposta "não trata de forma séria problemas sérios" e que é uma "trapalhada destinada a iludir as pessoas", e só deseja que na especialidade o diploma "possa evoluir no sentido do respeito pela dignidade humana".

Artigo | 28 de May

Briosa e Gala é actualmente representante de Durão Barroso para a ÁfricaO Bloco de Esquerda requereu nesta Quinta feira à presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN um pedido de esclarecimento complementar a Oliveira e Costa: se confirma que José Briosa e Gala, ex-secretário de Estado de Durão Barroso, recebeu avenças da SLN.

Artigo | 28 de May

Bloco vai chamar Ana Jorge ao parlamentoUm dia depois de o Ministério da Saúde ter prorrogado o contrato de gestão da Linha Saúde 24, a empresa LCS despediu a enfermeira que denunciou o caos no serviço.
O deputado João Semedo disse que o Bloco de Esquerda vai chamar a Ministra ao Parlamento, considerando que o despedimento é "gravíssimo" e demonstra que "os conflitos laborais estão longe de estar resolvidos". O secretário de Estado diz que vai pedir informações à LCS.

Artigo | 27 de May

O Bloco de Esquerda vinha exigindo há meses a demissão de Dias Loureiro. Foto da Agência LusaManuel Dias Loureiro - envolvido no escândalo do BPN - demitiu-se do Conselho de Estado, tendo comunicado a decisão numa audiência com Cavaco Silva realizada esta quarta-feira ao princípio da tarde. Há meses que o Bloco de Esquerda já vinha fazendo esta exigência, que foi reforçada esta terça-feira pelo candidato às eleições europeias, Miguel Portas. O Presidente da República confirmou entretanto o pedido de demissão de Dias Loureiro e negou que tivesse tido influência na decisão.

Artigo | 27 de May

A Coreia do Norte ameaçou de guerra a Coreia do Sul, mas para já tudo parece ser retóricaAlém dos testes nucleares subterrâneos efectuados há três dias, a Coreia do Norte lançou mais seis mísseis de curto alcance, o último dos quais esta madrugada, existindo indícios de que terá reactivado uma central nuclear. As ameaças mútuas entre as duas Coreias subiram de tom e o Conselho de Segurança da ONU prepara sanções contra Pyongyang.  

Artigo | 27 de May

O processo de requalificação do Terreiro do Paço deve ser aberto à participaçãod e todos os cidadãos, defende a Assembleia Municipal de LisboaA Assembleia Municipal pronunciou-se contra a entrega exclusiva da requalificação do Terreiro do Paço à Sociedade Frente Tejo, exigindo um "Concurso Público de Ideias e Projectos" aberto à participação de todos os cidadãos. A proposta do Bloco de Esquerda teve o apoio do PSD, PCP, PEV e CDS e só o PS votou contra.

Artigo | 27 de May

Miguel Portas. Foto de Paulete Matos
"A situação de Dias Loureiro ficou insustentável", declarou Miguel Portas, em nome do Bloco de Esquerda, na noite desta terça-feira. O cabeça-de-lista às eleições europeias lançou o desafio ao presidente da República: "Sabemos que não pode demitir Dias Loureiro, mas pode e deve declarar que perdeu a confiança no seu conselheiro de Estado". Miguel Portas afirmou ainda que Vítor Constâncio não tem mais condições políticas de continuar a ser responsável pela supervisão que nunca existiu.

Artigo | 25 de May

Bloco quer ver contrato de gestãoO governo prorrogou o contrato de gestão da Linha Saúde 24 com a empresa Linha de Cuidados de Saúde (LCS) até 2011. O Bloco de Esquerda quer ver o contrato de gestão e solicita ao ministério o relatório de avaliação da S24, para preparar uma audição com a Ministra da Saúde.
A enfermeira que denunciou o caos da linha 24 diz que a renovação se deve a "razões políticas". A conflitualidade laboral persiste.

Artigo | 23 de May

João Semedo tinha perguntado ao governo se considerava este processo aceitávelA administração do Hospital de São João anunciou o arquivamento do processo contra o enfermeiro que se queixara em carta ao Presidente da República de estar a ser vítima de injustiça. O deputado João Semedo do Bloco de Esquerda já tinha questionado a ministra da Saúde sobre o caso.

Artigo | 23 de May

Grupo parlamentar do PS justifica reviravolta com o governoO PS chumbou na especialidade os projectos apresentados pelo Bloco de Esquerda, que aprovara na generalidade no mês passado. Um dos projectos impunha uma taxa sobre prémios excepcionais pagos a administradores, o outro regras de transparência e informação pública às empresas cotadas em bolsa ou subsidiadas pelo Estado. Manuel Alegre, Vera Jardim, Eugénia Alho e Júlia Carré não acompanharam a reviravolta do grupo parlamentar do PS.

Artigo | 22 de May

Mário Brochado Coelho obteve 16 votos, mais oito do que o número de deputados do BlocoO advogado Mário Brochado Coelho, o nome proposto pelo Bloco de Esquerda para próximo Provedor de Justiça, obteve a preferência de 16 deputados, mais oito do que o número de deputados do Bloco. Jorge Miranda, proposto pelo PS, foi o candidato mais votado (113) mas não obteve maioria de dois terços, o que obriga a uma segunda volta.

Artigo | 22 de May

O ministro da economia e Belmiro de Azevedo estiveram sintonizados na exigência de mais mobilidade e flexibilidade dos trabalhadoresNo parlamento, Manuel Pinho deixou um recado aos trabalhadores: "a flexibilidade é fundamental" para que a Autoeuropa "seja competitiva". Horas depois Belmiro de Azevedo secundou o Ministro: "era muito bom que houvesse cada vez mais discursos pró mobilidade". O Bloco acusa o governo de estar de joelhos ao lado da Volkswagen. Vê o comunicado do Grupo Parlamentar

Artigo | 22 de May

Miguel Portas e Francisco Louçã estiveram com os trabalhadores na passada sexta-feiraApesar dos lucros obtidos, a Makro quer despedir 90 trabalhadores. E quer fazê-lo com toda a rapidez, instando os trabalhadores a não comparecerem ao serviço ainda antes de concluídos os prazos legais para o processo de despedimento colectivo. O Bloco quer que o governo tome medidas urgentes.  

Artigo | 21 de May

Teixeira Lopes, Jorge Magalhães e Moisés Ferreira apresentaram campanha contr o desempregoO Bloco de Esquerda do Porto lançou, nesta Quarta feira, uma campanha contra o desemprego no distrito, que tem actualmente 110.000 pessoas desempregadas. João Teixeira Lopes, Jorge Magalhães e Moisés Ferreira apresentaram em conferência de imprensa a campanha e também medidas para enfrentar o problema.
Ler mais em porto.bloco.org

Artigo | 20 de May

 LusaUma proposta do Bloco de Esquerda para limitar os salários dos gestores das empresas que recebam apoios do Estado, que a Assembleia da República tinha aprovado na generalidade há um mês, foi esta quarta feira recusada, na votação na especialidade, devido a uma mudança do posição do Partido Socialista.

Artigo | 19 de May

O IEFP apaga temporariamente desempregados dos registos para não figurarem nas estatísticasO Bloco de Esquerda divulgou documentos que provam que em Março de 2008 - e não apenas em 2009 - o Instituto de Emprego e Formação Profissional mudou a categoria de várias pessoas de desempregadas para empregadas, falseando assim as estatísticas dos desempregados do trimestre. Passados poucos dias, e depois de divulgados os números falsos, as mesmas pessoas voltavam à categoria de desempregadas. 

Artigo | 18 de May

Depois de corrigido o erro, em vez de 15.000 foram cortadas 5.300 pessoas da lista de desempregadosO Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) "apagou" 15 mil desempregados no final do mês de Março. A denúncia deste facto foi feita por carta anónima para o Sindicato Nacional dos Técnicos de Emprego (SNTE), que diz que a situação ocorre "reiterada e sistematicamente". O presidente do IEFP nega e diz que foi a correcção de um engano.

Artigo | 17 de May

O Bloco de Esquerda continua a discutir os eu programa de forma aberta a todos os cidadãosReunida este sábado em Lisboa, a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda discutiu uma primeira versão do programa para as eleições legislativas, que vai ainda contar com uma segunda ronda de contributos aberta a todos os cidadãos. Miguel Portas sublinhou que, tanto nas europeias como nas legislativas, o Bloco centra as suas propostas na exigência de "justiça na economia" e nas respostas à crise.

Pages