You are here

Pesquisar

Artigo | 25 de February

O NELF é uma rede de partidos verdes-vermelhos que se identificam com o socialismo, que o Bloco integra desde 2005. Clica para ampliarRealizou-se em Roma, de 19 a 21 de Fevereiro de 2009 a XXXIV assembleia do NELF - New European Left Forum (Novo Fórum Europeu da Esquerda), com o lema "Uma outra Europa, um outro mundo". A reunião foi organizada pelo PdCI - Partido dos Comunistas Italianos, com colaboração do Partido da Refundação Comunista, tendo participado os seus secretários nacionais, respectivamente Oliviero Diliberto e Paolo Ferrero.  

Artigo | 21 de February

Separar propriedade e controlo dos bancos é o caminho para o desastre. Stiglitz. Foto apesphere/FlickrNuma entrevista ao jornal alemão Deutsche Velle, o Nobel da economia Joseph Stiglitz fala da nacionalização dos bancos, do futuro dos países em desenvolvimento e da necessidade da criação de uma entidade reguladora financeira internacional.

Artigo | 6 de February

O trabalho escravo foi um tema em debate em BelémOs que acreditam que o fim do Fórum Social Mundial é o intercâmbio de experiências devem estar contentes. Para os que chegaram a Belém angustiados com a necessidade de respostas urgentes aos grandes problemas que o mundo enfrenta, ficou a frustração, o sentimento de que a forma actual do FSM está esgotada. A análise é de Emir Sader, publicada na Carta Maior .

Artigo | 5 de February

Esquerda.net fará transmissões em direto da VI Convenção do Bloco de EsquerdaA VI Convenção do Bloco terá a maior presença de sempre na internet, com vídeos, reportagem audio, fotogaleria e transmissão em directo no portal esquerda.net das intervenções de abertura das três moções e do discurso de encerramento. E pela primeira vez num congresso político em Portugal, será possível acompanhar a par e passo os dois dias de trabalhos através da plataforma Twitter.

Artigo | 5 de February

O ministro dos assuntos parlamentares não tem dúvidas de que o Bloco e o PCP estão à direita do PSNuma reunião de militantes do PS em Lisboa, o ministro dos assuntos parlamentares classificou o Bloco de Esquerda e o PCP de forças reaccionárias, acrescentando que gosta "de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam de facto à direita do PS". Augusto Santos Silva ignorou as críticas do histórico militante socialista Edmundo Pedro, que garante haver medo dentro do PS. 

Artigo | 4 de February

Estradas de Portugal cobra meio milhão de euros por cerimónia de inauguração. Foto José Goulão/FlickrA Estradas de Portugal está a cobrar 500 mil euros aos concessionários das novas auto-estradas por cada apresentação pública. O Bloco de Esquerda diz que serão os futuros utilizadores das novas concessões rodoviárias a pagar os custos agora exigidos pelo Estado às concessionárias para estas sessões de propaganda.

Artigo | 3 de February

O O Tribunal europeu dos Direitos do Homem condenou Portugal por ter proibido, em 2004, a entrada nas suas águas territoriais de um barco fretado por organizações favoráveis à despenalização do aborto, que pretendiam atracar no porto da Figueira da Foz e promover reuniões, seminários e ateliers a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

Artigo | 3 de February

Clique aqui para ler a revista completa em pdf A quinta edição da revista digital Vírus já está online e inclui as reflexões de José Soeiro sobre a luta social na Grécia, que pôde testemunhar no princípio no ano. Boa parte das 77 páginas da revista é preenchida pelo Dossier Congresso Karl Marx, que reúne alguns contributos apresentados naquela iniciativa. Leia aqui a revista completa em pdf.

Artigo | 2 de February

6ª Convenção do BE - os 604 delegados estão eleitosNeste fim de semana decorreram as eleições dos 604 delegados à 6ª Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, com uma participação maior que na 5ª Convenção. Segundo o escrutínio provisório, a moção A elegeu 502 delegados (83,1% dos votos), a moção B 25 (4,1%) e a moção C 65 (10,8%). Foram ainda eleitos 12 delegados (2%) em listas não vinculadas a qualquer moção.
Leia mais em bloco.org

Artigo | 1 de February

João Semedo diz que as taxas moderadoras No dia em que entram em vigor os aumentos no preço das taxas moderadoras, o deputado bloquista João Semedo veio defender que a existência destas taxas não faz sentido, "muito menos em tempo de crise". Na proposta de alteração ao Orçamento rectificativo, o Bloco propõe o fim destas taxas "que não moderam o acesso, nem financiam o sistema".

Artigo | 1 de February

Manuel Alegre espera que a investigação esclareça tudo no caso FreeportO deputado socialista referiu-se ao caso Freeport para fazer votos para que "a investigação funcione e esclareça tudo". Manuel Alegre alertou para um clima de suspeição generalizada sobre a política, uma vez que "há muitas coisas que ficam por esclarecer".