You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de January

José Sócrates. Foto de JOÃO RELVAS / LUSA
A catadupa de denúncias que atingem o primeiro-ministro José Sócrates prosseguiu neste fim-de-semana. O semanário Sol publica extractos de e-mails trocados entre responsáveis do Freeport e Charles Smith, o mediador do licenciamento do empreendimento de Alcochete, que referem um pagamento para que a Declaração de Impacto Ambiental tivesse sido aprovada. Por outro lado, o Expresso afirma que há pelo menos duas testemunhas contactadas pelo jornal que confirmam que ouviram falar em pagamentos de 500 mil contos (2,5 milhões de euros) a José Sócrates.

Artigo | 30 de January

O Bloco quer aumentar 20% no subsídio quando há mais que um membro do agregado no desemprego. Foto N!/FlickrO combate ao desemprego e à fraude fiscal é o objectivo das propostas bloquistas apresentadas esta sexta-feira para alterar o Orçamento Rectificativo. Nos casos em que mais que um elemento do agregado familiar esteja desempregado, o subsídio atribuído a cada um deve aumentar 20%, diz a proposta do Bloco de Esquerda.

Artigo | 30 de January

Aderentes do Bloco vão a votos em todo o país para escolher delegados à VI ConvençãoRealizam-se este fim de semana, nas sedes do Bloco de Esquerda, as eleições de delegadas e delegados para a 6ª Convenção nacional, que se reúne no fim de semana de 7 e 8 de Fevereiro, em Lisboa). O processo de preparação da Convenção começou há quatro meses e foram apresentadas três moções alternativas, que dão origem a três listas para a direcção do Bloco.

Artigo | 29 de January

Freeport - inauguração em 2004 - foto da LusaO primeiro ministro José Sócrates disse nesta Quinta feira, em conferência de imprensa, que as notícias sobre a sua pessoa veiculadas pela comunicação social, são "difamatórias" e constituem uma "campanha negra".
Em comunicado de imprensa, a Procuradoria da República considerou que "a carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante que acresça aos factos conhecidos e investigados pelas autoridades portuguesas".

Artigo | 29 de January

Capa da VisãoA revista Visão desta quinta-feira afirma que um departamento de elite britânico de investigação de fraudes, o Serious Fraud Office, enviou para Portugal uma carta rogatória onde o primeiro-ministro José Sócrates aparece como suspeito de ter "solicitado, recebido ou facilitado" pagamentos no âmbito do processo de licenciamento do Freeport de Alcochete. A Procuradoria-Geral da República já fez saber que vai emitir esta quinta-feira um comunicado com esclarecimentos sobre este assunto.

Artigo | 27 de January

Castelo de Sines, com a estátua do Vasco da GamaO presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho, eleito pela CDU, anunciou a sua desvinculação do PCP, alegando "recriminações e acusações" do partido relativamente a decisões tomadas enquanto autarca. Manuel Coelho vai continuar à frente da Cãmara até ao fim do mandato mas não esclarece se vai voltar a candidatar-se.

Artigo | 27 de January

José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues eufóricos com o relatório que afinal não é da OCDE. Foto da LusaNuma cerimónia com pompa e circunstância o governo e uma equipa de peritos internacionais apresentaram um relatório que elogia as políticas educativas de Maria de Lurdes Rodrigues para o 1º ciclo do ensino básico. O estudo foi apresentado como sendo da OCDE, mas afinal, como diz o site do Ministério da Educação, tratou-se de um relatório pago e encomendado pelo governo que "segue a metodologia utilizada pela OCDE".  

Artigo | 27 de January

Entrada da Qimonda -Portugal, Vila do Conde. Foto da LusaPara viabilizar a Quimonda Portugal e proteger os milhares de postos de trabalho em causa, o Bloco de Esquerda defende a separação da fábrica da casa-mãe - a alemã Qimonda AG - e a implementação de um projecto de reconversão da fábrica de Vila do Conde, através da criação de uma rede de empresas na região, ligada às novas tecnologias fotovoltaicas. A medida foi proposta pela deputada Alda Macedo, que, em visita esta segunda-feira à Qimonda, não exclui a hipótese da nacionalização da fábrica.

Artigo | 26 de January

Manuel AlegreEm artigo publicado no jornal "Público" de Sábado passado, Manuel Alegre declara que não foi "seduzido" pela moção de Sócrates ao Congresso do PS. Alegre considera que a moção fala pouco do PS, "quase nada do papel da sociedade e dos cidadãos" e que "chega a parecer que o destinatário é o Conselho de Ministros". Alegre termina o artigo afirmando: " Falta sobretudo uma nova visão da política, de Portugal e do mundo".

Artigo | 25 de January

O empreendimento freeport não respeitou todas as exigências ambientaisO modo como foi licenciado o projecto Freeport fragiliza a posição do primeiro-ministro e do Governo dado que "não respeitou todas as regras", sustenta o coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, que propõe três soluções para evitar novos casos "Freeport". Também o líder da Quercus, em declarações à TSF, lembra que neste caso "nem todas as exigências ambientais foram cumpridas".  

Artigo | 24 de January

 inauguração em 2004 - foto da Lusa (arquivo)O primeiro ministro José Sócrates disse, neste Sábado em conferência de imprensa, que participou numa reunião com os promotores do Freeport, "unicamente a pedido" da Câmara de Alcochete e que "o objecto da reunião foi apenas a apresentação das exigências ambientais que tinham levado ao chumbo do projecto". Sócrates disse ainda que não tem nada a ver com as actividades empresariais do seu tio e dos filhos deste.

Artigo | 24 de January

 PS rejeitou projecto de resolução para pôr fim à discriminação de homossexuais e bissexuais na recolha de sangueO Partido Socialista chumbou no parlamento o projecto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda que recomendava ao governo a adopção de medidas para combater a actual discriminação dos homossexuais e bissexuais nos serviços de recolha de sangue. O projecto teve os votos favoráveis do Bloco, do PCP, dos Verdes e do PSD, a abstenção do CDS/PP, mas foi rejeitado pelo voto contra do PS.

Artigo | 23 de January

Quem trabalhou durante 40 anos continua a não ter direito à reforma por completoAinda não é desta que um trabalhador com 40 anos de descontos, independentemente da idade, vai poder ter direito à reforma sem penalizações. O Partido Socialista voltou a chumbar as propostas do Bloco de Esquerda e do PCP que iam nesse sentido. "PS e PSD não respeitam quem trabalhou uma vida inteira", afirmou Mariana Aiveca, deputada do Bloco. Vê o vídeo da intervenção.

Artigo | 23 de January

Cinco movimentos de professores organizam a manifestação deste sábado, às 14h30, em frente ao Palácio de BelémA proposta do CDS/PP que determinava a suspensão do actual modelo de avaliação de professores foi novamente chumbada, com 116 votos contra e 113 a favor. Há duas semanas atrás o projecto do Bloco de Esquerda não passou por apenas um voto. Goradas as expectativas sobre as votações parlamentares, os professores concentram agora as suas energias na manifestação deste sábado em frente ao Palácio de Belém.  

Artigo | 23 de January

Sócrates atribui investigações à proximidade das eleiçõesA Polícia Judiciária está a investigar a circulação de 5 milhões de euros em contas "off-shore" de um tio de José Sócrates, por suspeita de ligação ao pagamento de "luvas" para o licenciamento do Freeport de Alcochete. O escritório de Vasco Vieira de Almeida também está a ser investigado. Três dias antes das eleições de 2002, Sócrates foi co-autor do despacho que reduziu a Zona Protegida do Estuário do Tejo e viabilizou o empreendimento.

Artigo | 22 de January

Fernando Rosas diz que proposta de quinto canal terá O deputado do Bloco interveio no parlamento para criticar o licenciamento do quinto canal televisivo "que terá emissões low-cost" e a "diminuição do pluralismo informativo" com o despedimento de 122 trabalhadores do grupo Controlinveste.

Artigo | 22 de January

Fernando Rosas diz que proposta de quinto canal terá O deputado do Bloco interveio no parlamento para criticar o licenciamento do quinto canal televisivo "que terá emissões low-cost" e a "diminuição do pluralismo informativo" com o despedimento de 122 trabalhadores do grupo Controlinveste.

Artigo | 22 de January

Trabalhadores da indústria naval são dos mais prejudicados pelo actual regime. Foto Salvador moreiraA proposta do Bloco de Esquerda para estabelecer a pensão de reforma por inteiro ao fim de 40 anos de contribuições é discutida na sexta-feira. Na véspera, Francisco Louçã e Mariana Aiveca estiveram com trabalhadores do Arsenal do Alfeite prejudicados pela actual situação.

Artigo | 22 de January

manuel_alegre.jpgManuel Alegre e mais quatro deputadas do Partido Socialista votaram de novo contra o Código de Trabalho, que voltou ao Parlamento quarta-feira, expurgado da norma declarada inconstitucional e que alargava o período experimental de 90 para 180 dias. A aprovação do código, porém, nunca esteve em causa, porque a direita voltou a abster-se, viabilizando aquilo que a deputada Mariana Aiveca classificou como um retrocesso civilizacional.

Artigo | 22 de January

Sócrates troca impressões com Mário Lino e com Teixeira dos Santos, durante o debate  parlamentar sobre o Orçamento de Estado 2009. Foto de MARIO CRUZ/LUSAA Standard & Poor's, uma das três grandes agências internacionais de notação financeira, baixou o 'rating' de Portugal de AA- para A+. Trata-se do nível mais baixo desde o início dos anos 90, altura em que a empresa começou a monitorizar o risco da dívida emitida pela república portuguesa. Um 'rating' mais baixo corresponde a um risco de crédito mais elevado, o que aumenta os juros pagos por empréstimos externos pedidos tanto pelo Estado quanto pelas empresas.

Pages