You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de December

Isabel Alçada diz que nem todos os docentes com classificação de "bom" podem aspirar chegar ao topo da carreira, porque essa classificação "abrange um quadro muito amplo de professores". Fenprof diz que esse ponto é inegociável. Nova reunião marcada para 7 de Janeiro.

Artigo | 30 de December

Professores poderão voltar à rua, em protesto contra um modelo de avaliação que ainda prevê graves limitações à progressão na carreira. Foto Bloco, Flickr.A última proposta para a revisão do estatuto da carreira docente e do modelo de avaliação dos professores apresentada pelo Ministério da Educação está a ser debatida com organizações sindicais numa derradeira reunião com a Ministra. FNE já anunciou que não assina acordo.

Artigo | 30 de December

O deputado José Gusmão questiona o Banco de PortugalO deputado José Gusmão, do Bloco de Esquerda, questionou o Governador do Banco de Portugal sobre a falta de garantias no aval concedido pelo Estado ao Banco Privado Português (BPP).

Artigo | 28 de December

José Gusmão. Foto de Gustavo ToshiakiLei que altera a data de entrada em vigor do código foi promulgada esta segunda por Cavaco Silva. Para o Bloco de Esquerda, trata-se de uma oportunidade para debater propostas de combate à precariedade e para contribuir para a sustentabilidade da Segurança Social.

Artigo | 27 de December

O mau tempo afectou desastrosamente a região do Oeste, causando prejuízos na ordem dos 15 milhões de euros. Foto C.M. Bombarral Deputados do Bloco estiveram na Lourinhã e em Torres Vedras e defenderam a criação de uma linha de crédito para os agricultores, anunciando que vão levar este assunto ao Parlamento.

Artigo | 26 de December

socrates_admirado.jpgEm resposta a mensagem de natal proferida pelo primeiro-ministro, a deputada do Bloco de Esquerda Helena Pinto afirmou que o primeiro-ministro persiste em falar de um país no qual a maioria dos portugueses e das portuguesas não se revê e que não apresentou nada de novo.

Artigo | 26 de December

O Entre 1998 e 2008 Portugal foi o país da União Europeia onde o investimento público teve o maior recuo, com uma diminuição média de 4,6% ao ano em termos reais.

Artigo | 23 de December

O Presidente da República, Cavaco Silva, acompanhado pelo Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, recebe vice-presidentes e os líderes dos grupos parlamentares da Assembleia da República, que lhe apresentam cumprimentos de Boas Festas, no Palácio de Belém, 20 Dezembro 2009, em Lisboa. JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA.Perante o veto presidencial ao diploma da oposição sobre as taxas moderadoras, o deputado João Semedo, do Bloco de Esquerda, considerou que seria evitável se o governo estivesse ocupado em governar e não em fazer oposição à oposição.

Artigo | 23 de December

BPP sem garantias suficientesO aval concedido pelo Estado ao Banco Privado Português (BPP) possui sustentação em garantias reais de apenas 33 por cento, contrariando as afirmações do Governo de que a caução pública ao empréstimo estava alavancada em garantias reais de 672 milhões de euros.

Artigo | 22 de December

Sócrates garantiu não saber da OPA sobre a CimporNo debate quinzenal, o primeiro-ministro garantiu não apoiar nem ter tido conhecimento antecipado da OPA por parte de uma empresa brasileira à cimenteira.

Artigo | 21 de December

Com a ameça da greve na véspera de Natal, os patrões recuaram na proposta da semana de trabalho com 60h nos hipermercados. Foto Monica Arellano-Ongpin/FlickrOs trabalhadores do Comércio decidiram retirar o pré-aviso de greve para 24 de Dezembro, uma vez que a APED já recuou na proposta. O Bloco quer alterar o Código do Trabalho para impedir o alargamento das 40 horas de trabalho semanais para 60.

Artigo | 21 de December

Em 2030, Portugal terá as reformas mais baixas dos países da OCDE, ocupando o 6.º lugar no ranking. Foto Pedro Simões7, Flickr.O factor de sustentabilidade no cálculo das pensões implica que os trabalhadores se submetam a descontos maiores ou optem por trabalhar mais tempo, perdendo sempre nas duas hipóteses.

Artigo | 21 de December

Recentemente, o Supremo Tribunal Administrativo deu luz verde à Cimpor para a co-incineração em Souselas alegando que não se verificam riscos para a saúde ou ambientais.O Bloco de Esquerda apresentou um projecto de lei na Assembleia da República que visa suspender a co-incineração de resíduos industriais perigosos nas cimenteiras de Souselas e do Outão.

Artigo | 19 de December

Louçã denunciou a imposição do cumprimento de 60 horas Em conferência de imprensa, Francisco Louçã denunciou a imposição das 60 horas semanais aos trabalhadores dos hipermercados sem pagamento de horas extraordinárias, e anunciou que o Bloco vai propor a revisão do Código do Trabalho.

Artigo | 19 de December

A histórica Casa da Prelada ficará escondida por edifícios de 5 pisos licenciados por Rui RioO grupo municipal do Bloco/Porto denunciou a actual situação de degradação da histórica Casa da Prelada.

Artigo | 18 de December

Governo ajudará as empresas financiando 84% dos custos pelo aumento do salário mínimo.As empresas pediram mais ajudas e o Governo respondeu com apoios e o financiamento do recurso ao trabalho intermitente. Os sindicatos criticam medida, denunciando que esta promove claramente a precariedade.

Artigo | 17 de December

A 14 ou 15 de Janeiro do pŕoximo ano discutir-se-á, no parlamento, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.A proposta de lei sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo será discutida no parlamento em Janeiro. Bloco quer também discutir a adopção mas separadamente.

Artigo | 16 de December

 O deputado bloquista reagiu às declarações de António Vitorino, para quem Cavaco estará “do lado da oposição, claramente”, ao promulgar leis com implicações orçamentais.

Artigo | 15 de December

Edifício C1 da FCUL com mais de 25 anos que ostenta algumas partes em avançado estado de degradação e que aguarda a aprovação de uma verba para ser remodelado.O Bloco de Esquerda vai propor no parlamento o fim das propinas no ensino superior, um novo regime de atribuição de bolsas de estudo e um novo sistema de financiamento das instituições.

Artigo | 14 de December

Estima-se que no próximo ano o desemprego atinja mais de 700 mil pessoas em Portugal. Foto Carla Luís, Flickr MayDayLisboa09Portugal foi o terceiro país da UE que perdeu mais postos de trabalho no terceiro trimestre e tem a quarta mais elevada taxa de desemprego entre os países da OCDE.

Pages