You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de November

Fernando Baptista em 2005Morreu sábado, em Paris, o militante Fernando Baptista. Operário da construção civil emigrado em França desde os anos 60, foi um exemplo de persistência na comunidade portuguesa. Fernando Baptista pediu para ser sepultado sob as bandeiras da Liga Comunista Revolucionária da França e do Bloco de Esquerda.

Artigo | 30 de November

João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado PortuguêsO Bloco de Esquerda considerou financeiramente disparatado o plano de salvação do Banco Privado Português (BPP). "Para que é que o Estado quer ficar com acções do BCP que não valem nada, enquanto vende acções da Galp, que valem muito?", questiona uma nota de imprensa divulgada neste domingo. O Bloco contrapõe alternativas a esta operação de resgate e anuncia que vai apresentar uma nova lei para "limpar o sistema financeiro".  

Artigo | 29 de November

Carlos Carvalhas terrá sido convidado para outra inciativa, o Fórum Novas EsquerdasSurgiram este sábado, no Público e na SIC, notícias e declarações contraditórias sobre a participação de Carlos Carvalhas em encontros organizados por diversas esquerdas. O Esquerda.net apurou junto dos organizadores do Fórum sobre serviços públicos (Aula Magna, 14 de Dezembro), que Carlos Carvalhas não foi convidado para esta iniciativa, tal como indica o programa aqui publicado desde quarta-feira.

Artigo | 29 de November

Sócrates não vê com bons olhos novo encontro das esquerdasIncomodado com o fórum sobre serviços públicos e democracia que volta a juntar diversas esquerdas a 14 de Dezembro, o secretário geral do PS acusou a oposição de esquerda de dividir os socialistas em bons e maus, "sendo os maus aqueles que estão em cada momento na direcção do partido". As declarações foram proferidas este sábado na Comissão Nacional do PS.

Artigo | 29 de November

O Bloco de Esquerda foi acusado de No discurso de abertura do XVIII Congresso do PCP, Jerónimo de Sousa acusou o PS e Cavaco Silva de estarem comprometidos com os intereses da burguesia e do grande capital. Já o Bloco de Esquerda foi apelidado de "social-democratizante", muitas vezes "anti-comunista" e de ser levado ao colo pela imprensa. Alegre também não escapou às críticas, já que as suas movimentações "tenderão a assegurar as condições que permitam a sobrevivência da política de direita".  

Artigo | 28 de November

Maioria absoluta apoiou Orçamento acusado de ser irrealista face às previsões de recessão da economiaO Orçamento de Estado foi aprovado com os votos do PS e sob a crítica unânime da oposição, que considera não se tratar de um documento credível, tendo em conta as previsões económicas para a economia nacional em 2009. O Governo recusou-se a rever os seus cenários para o próximo ano, que todas as bancadas entendem ser "irrealistas".

Artigo | 27 de November

Arsenal do AlfeiteO governo decidiu passar o Arsenal do Alfeite para sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos. Na passada Terça feira o ministro da Defesa afirmou que as mudanças no Arsenal do Alfeite implicarão um corte no efectivo de trabalhadores dos estaleiros. O Bloco de Esquerda do Arsenal do Alfeite manifesta preocupação com as decisões do governo e criticou a "forma prepotente, arbitrária e anti-democrática" como o assunto tem sido tratado.

Artigo | 26 de November

Manuel Alegre, Isabel Allegro e José Soeiro, no anterior encontro das esquerdas, no Teatro da TrindadeDepois do comício no Teatro da Trindade, as esquerdas voltam a encontrar-se no dia 14 de Dezembro, na Aula Magna, em Lisboa. Manuel Alegre, Carvalho da Silva, e Francisco Louçã são alguns dos promotores e participantes no Fórum sobre Serviços Públicos, que pretende discutir políticas alternativas para a educação, os direitos do trabalho, a saúde e as cidades. Vê o apelo ao fórum, o programa e a comissão promotora.

Artigo | 26 de November

Foto de Deolinda Peralta, manifestação de 8 de NovembroO Governo tenta a todo o custo salvar o seu modelo de avaliação de professores, desde que se mantenham as quotas e a divisão da carreira em professores titulares e não titulares. Mesmo assim, todas as simplificações anunciadas só serão válidas durante este ano lectivo, como a que estabelece que os professores fiquem dispensados da avaliação científica e pedagógica, no caso de não quererem aceder às notas mais altas.

Artigo | 26 de November

José Sá Fernandes e António Costa, numa iniciativa promocional do Rock in Rio LisboaCerca de 100 militantes do Bloco de Esquerda de Lisboa participaram na Assembleia Concelhia que deliberou o fim do entendimento com o vereador independente José Sá Fernandes. Na moção aprovada com apenas seis votos contra e uma abstenção constata-se uma mudança de atitude do vereador em relação ao programa que foi submetido ao voto dos lisboetas, "tendo desaparecido o provedor dos cidadãos em benefício do alinhamento com a maioria do executivo municipal".

Artigo | 24 de November

Cavaco SilvaQuestionado pelos jornalistas sobre a permanência ou não de Manuel Dias Loureiro no Conselho de Estado, o presidente Cavaco Silva recusou-se a fazer qualquer comentário, afirmando que "não deve comentar em público" questões de Estado. Mas foi o próprio Cavaco Silva que há dez dias afirmou não ver razões para se questionar a continuação do ex-dirigente do PSD no Conselho de Estado, depois de terem surgido suspeitas sobre o seu papel enquanto administrador da "holding" que controla o BPN.

Artigo | 23 de November

Alberto Martins, líder do Grupo Parlamentar do PS, voltou atrás e já quer ouvir Dias LoureiroDepois de negar por várias vezes a audição de ex-responsáveis do BPN, eis que o PS muda de posição e já admite chamar Dias Loureiro ao Parlamento. O ex-ministro de Cavaco Silva está em maus lençóis depois de António Marta, ex-governador do Banco de Portugal, ter desmentido a suas afirmações. Francisco Louçã classifica de "trapalhada" o volte-face do Partido Socialista e quer ver apurada toda a verdade na Comissão de Inquérito.

Artigo | 22 de November

Bloco exige a demissão da ministra e propõe novas formas de avaliação dos docentesEm conferência de imprensa realizada neste sábado, o Bloco de Esquerda apresentou um conjunto de medidas para responder à crise da edução, propondo a demissão da Ministra, a suspensão do processo de avaliação e do Estatuto da Carreira Docente, a anulação da separação entre os professores titulares e os restantes e um novo modelo de avaliação dos docentes. Estas propostas foram apresentadas para discussão na Assembleia da República, através de um projecto de resolução. Segue o texto integral da conferência de imprensa.

Artigo | 22 de November

Relação entre militantes e delegados ao Congresso reduziu para metade desde 2000De acordo com dados hoje divulgados pela imprensa, o Partido Comunista Português perdeu cerca de um quarto dos seus militantes desde 2004, quando se fez o último balanço. O PCP conta actualmente com menos de 60.000 militantes, quando previa um número próximo dos 80.000 após a recontagem agora efectuada. Cada delegado ao próximo Congresso será eleito por 50 militantes, quando em 2000 eram necessários 100.

Artigo | 22 de November

Governo prevê retirar o Alfeite da tutela do Ministério da DefesaFernando Rosas acusou o governo de manter o plano de modernização das estruturas de reparação naval da Marinha, no Alfeite, "no segredo dos Deuses", para vir a "impor" uma próxima privatização do Arsenal. O historiador e deputado do Bloco de Esquerda falava no colóquio "O Arsenal do Alfeite e o Futuro da indústria e construção naval", promovido pelo Bloco de Esquerda no Seixal, na passada sexta feira.

Artigo | 20 de November

Ministério quer avançar com modelo de avaliação que as escolas rejeitamO governo anunciou que vai prosseguir com este modelo de avaliação, apesar dos problemas que diz ter identificado e da oposição generalizada dos professores. A ministra diz que nenhum dos princípios básicos do seu modelo de avaliação mudou e vai levar na sexta-feira à reunião com os sindicatos alguns "ajustamentos" de simplificação dum processo que continua a levar a intranquilidade às escolas portuguesas.

Artigo | 20 de November

 Bloco defende combate ao desemprego e apoio à recuperação do poder de compra. Foto danlockton/FlickrNo dia em que termina o debate na especialidade do Orçamento de Estado para o próximo ano, o Bloco entregou mais de 100 propostas que obedecem a duas prioridades: combater o desemprego e recuperar o poder de compra dos trabalhadores.

Artigo | 18 de November

Cavaco incentiva os jovens a desistir de procurar empregos estáveisNo âmbito da Semana Global Empreendedorismo 2008, Cavaco Silva defendeu que o o conceito de emprego para a vida se torna cada vez mais "obsoleto". O Presidente da República considera que dadas as novas formas de funcionamento dos mercados e das relações de trabalho, os jovens devem ser incentivados a trocar a estabilidade de um emprego pelo risco do empreendedorismo.

Artigo | 16 de November

Manuel AlegreEm entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o deputado e ex-candidato à Presidência da República Manuel Alegre afirma que dificilmente será candidato a deputado nas próximas legislativas pelo PS, explicando que não se pode envolver numa campanha eleitoral "se não estiver de acordo com o programa político nem com as políticas. Nem posso apoiar pessoas que nada têm a ver comigo, quer do ponto de vista político quer de outros pontos de vista."

Artigo | 14 de November

João Martins PereiraÉ bem conhecida a frase do aristocrata siciliano do romance (e do filme) «O Leopardo», no meio do tumulto ameaçador da revolta liberal: "É preciso que algo mude para que tudo fique na mesma". Temos aí a expressão mais feliz do que entende a direita quando fala de "mudança".
Artigo de João Martins Pereira, publicado na Revista Combate, Março 1993

Pages