You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de September

Francisco Louçã, Arménio Carlos e Carvalho da Silva. Foto de André Beja O secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, definiu como chocante a actual crise financeira, e defendeu a "inversão" de todas as "políticas de mentira" para resolvê-la. Já Francisco Louçã comparou as perdas de Wall Street à "queda do muro de Berlim do capitalismo". Uma delegação da CGTP reuniu-se com o Bloco de Esquerda, a pedido da central, para discutir estratégias de luta. Carvalho da Silva adiantou que foi feita "uma reflexão sobre os problemas da economia", em especial no plano social e laboral.

Artigo | 29 de September

RTP não mostra vontade em corrigir falta de pluralismo no comentário políticoA Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), no relatório de avaliação do pluralismo político partidário no serviço público de televisão no primeiro semestre de 2008, critica a falta de pluralismo político nos programas de comentário político, afecto apenas ao PS e PSD, e a falta de correcção desta situação, apesar de o relatório de 2007 já a ter salientado.

Artigo | 28 de September

Não há chapéu de chuva que proteja o banco Bradford & Bingley da crise internacionalOito meses depois de nacionalizar o banco Northern Rock, o governo britânico prepara-se para aplicar a mesma receita ao banco Bradford & Bingley, gravemente afectado pela crise financeira. A BBC assegura que a nacionalização já está decidida, embora só na manhã de segunda-feira haja uma decisão oficial. Incontestável é o facto de a crise estar a afectar fortemente a Europa: também o grupo financeiro belga-holandês Fortis, parceiro do Milenium BCP no sector dos seguros, enfrenta grandes dificuldades.  

Artigo | 28 de September

torneira_agua_2.jpgOs constantes cortes no abastecimento público de água na Ilha Terceira levaram o Bloco de Esquerda a acusar os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo de cederem a pressões políticas, escondendo os verdadeiros motivos que já obrigaram a população a ficar privada durante 24 horas daquele bem essencial. A construção a contra-relógio de uma "via rápida", obra emblemática do governo regional, pode estar na origem do problema. Leia a notícia no site BE/Açores

Artigo | 28 de September

"A web 2.0, com as suas comunidades interactivas e sem as barreiras da censura e da propriedade, deveria ser o espaço de informação e debate em que a esquerda se moveria melhor. É quase tudo aquilo que ela defende. Mas nele, o que ela defende tem menos espaço do que seria de esperar. Porquê?". Leia aqui o texto de Daniel Oliveira na edição de Setembro da Vírus.

Artigo | 27 de September

Mesquita Machado, presidente da Câmara de BragaO presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado do PS, decidiu não cumprir a recomendação, aprovada na Assembleia Municipal de Braga, por proposta do BE, de agravar em 30% a taxa do IMI sobre prédios degradados.
O BE de Braga lamenta que o "presidente da Câmara persista em colocar em risco a segurança dos cidadãos" e mandatou os deputados municipais para analisarem "as prerrogativas legais que obriguem a Câmara a agravar o IMI com efeitos para 2009".
Leia mais em braga.bloco.org

Artigo | 27 de September

Sócrates na apresentação do programa de investimentos da Galp - foto de arquivo da Lusa (Março 2008)O governo decidiu privatizar 7 dos 8 por cento que o estado ainda detém na Galp. Segundo o Bloco de Esquerda é "um negócio ruinoso e um erro estratégico", que só por si irá agravar em mais 1% o défice orçamental. O BE denunciou ainda, neste Sábado, a forma anormal que assume a privatização e anunciou que irá apresentar na AR um projecto "para evitar esta nova privatização e para defender uma estratégia para a Galp como

Francisco Louçã considerou, na Conferência de imprensa que o BE deu neste sábado para anunciar a sua iniciativa, que a decisão do governo é "financeiramente desajustada, politicamente desastrosa e socialmente negativa".

Artigo | 26 de September

PS/Sintra. Foto de www.correiodacidade.blogspot.comOs vereadores do PS anunciaram quinta-feira que abandonam os pelouros no Executivo de Sintra. Esta ruptura surge ao fim de três anos a governar com a maioria de direita que apoia Fernado Seara e com a CDU. O Bloco de Esquerda/Sintra lembra que o PS esteve ao lado de Seara nas escolhas mais delicadas para o futuro de Sintra. Leia mais no site do Bloco de Sintra.

Artigo | 24 de September

José Lello tem-se destacado pelas acusações insultuosas aos seus camaradas mais críticos do PSAna Benavente, ex-secretária de Estado da Educação no governo de Guterres, afirmou ao Rádio Clube Português que é preferível que o PS não tenha maioria absoluta nas próximas eleições legislativas. Na resposta, José Lello, membro do secretariado do PS, afirmou que o discurso de Ana Benavente é uma loucura "a necessitar de Lexotan", um conhecido tranquilizante.

Artigo | 24 de September

Além de Santana Lopes, também João Soares e a actualc hefe de gabinete de Marcos Perestrelo podem estar envolvidos no processo. Foto de neftos, no FlickrOs favorecimentos na atribuição de casas da empresa municipal Gebalis levou Santana Lopes, Helena Lopes da Costa e Miguel Almeida (todos do PSD) a serem constituídos arguidos. Mas o Diário de Notícias revela que o processo teve origem numa denúncia referente ao mandato de João Soares (PS), e que a actual chefe de gabinete de Marcos Perestrelo (vice-presidente da CML), tem uma casa atribuída pela autarquia há 18 anos onde agora vive o filho.  

Artigo | 23 de September

Ilga-Portugal não aceita voto do PS contra a igualdadeA associação Ilga-Portugal emitiu um comunicado em que pergunta ao Partido Socialista se "também defende que o casamento é para a procriação". "Estamos a falar de direitos fundamentais e é inadmissível que um Partido Socialista de um país da União Europeia em 2008 queira votar contra a igualdade", afirma a organização.

Artigo | 23 de September

IG Metall quer canalizar lucros das empresas para aumentos salariais Foto martinroell/FlickrO sindicato alemão da indústria metalúrgica e electrónica, que representa 3,6 milhões de trabalhadores, vai levar às negociações a reivindicação salarial mais alta dos últimos 16 anos. A inflação alta e os lucros do sector justificam os 8% de aumento reclamados pelo sindicato.

Artigo | 23 de September

Mário Soares diz que a promiscuidade entre política e negócios conduziu à crise actual. Foto LusaO ex-presidente da República aponta "a promiscuidade entre a política e os negócios" como a causa do descrédito da política e da actual crise. Numa reflexão acerca do "desnorte" da "esquerda reformista" nos últimos anos, propõe o regresso aos valores éticos republicanos e a mobilização cidadã para "lutar contra a precariedade do trabalho, contra as desigualdades e a injusta distribuição do rendimento".

Artigo | 22 de September

Frank CarlucciFrank Carlucci, embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal de 1975 a 1978, confirmou que as actividades da CIA em Portugal em 1975 foram directamente dirigidas por ele.
Carlucci fez estas declarações aos investigadores Bernardino Gomes e Tiago Moreira de Sá que vão lançar em Lisboa o livro: "Carlucci vs. Kissinger - Os EUA e a Revolução Portuguesa".

Artigo | 22 de September

Imagem da reportagem da RTPA RTP entrevistou MC Didado, assumido fundador do "Primeiro Comando Português", que explica que tudo não passou de uma brincadeira de jovens que queriam fazer as próprias festas e nega qualquer ligação com o crime. Ao jornal Correio Brasiliense, o jovem também refutou qualquer comparação com a organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC).

Artigo | 22 de September

Cartaz da campanha da JS sobre o casamento gay
Em comunicado, divulgado neste Domingo, a Juventude Socialista anuncia que desistiu de agendar o seu projecto de lei de "reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo", que nem sequer entregou na AR. O tema será debatido no próximo dia 10 na Assembleia da República, agendado pelo Bloco de Esquerda e quando estará também em discussão um projecto de lei dos Verdes.

Artigo | 22 de September

 derrocada na rua ChãosA AM de Braga aprovou, por proposta do BE, que a taxa do IMI sobre prédios degradados seja agravada em 30%. Outros dois pontos da proposta do BE foram rejeitados pela maioria socialista, que não permitiu que os fogos devolutos passassem a estar sujeitos ao dobro da taxa do IMI, e também que se iniciasse o processo de expropriação dos prédios degradados, cujos proprietários não respondam às notificações para procederem às necessárias obras de reabilitação.
Leia mais em braga.bloco.org

Artigo | 21 de September

Chegada da Marcha Contra a Precariedade ao centro da cidade de Braga. Foto de Ana CandeiasA Marcha contra a Precariedade terminou no centro de Braga, com um comício/festa que juntou centenas de pessoas. Francisco Louçã definiu as políticas sociais como ponto de diferença do Bloco com as políticas do governo e respondeu aos ataques que os oradores da rentrée do PS em Guimarães fizeram à esquerda. No fim, deixou no ar a pergunta sobre qual será a razão para Sócrates ter passado a entrar nos comícios ao som do tema de abertura da série de tv norte-americana "Os Homens do Presidente". Veja o vídeo do comício.

Artigo | 21 de September

A Marcha andou por Aveiro, distrito muito afectado pela precariedade e pelo desempregoA prepotência dos dois homens mais ricos de Portugal, Belmiro de Azevedo e Américo Amorim, não foi esquecida na passagem da Marcha Contra a Precariedade pelo distrito de Aveiro. Francisco Louçã acusou ainda o governo de com o novo código do trabalho se colocar ao lado dos patrões no assalto organizado aos trabalhadores. Veja o vídeo deste segundo dia da Marcha no Norte.

Artigo | 20 de September

José Soeiro fala durante a marcha. Foto de Ana CandeiasNo comício de encerramento do primeiro dia da Marcha contra a Precariedade no norte do país, Francisco Louçã disse que o voto contra de Manuel Alegre e de outros deputados do PS às alterações ao Código do Trabalho "fez cair outro tabu na esquerda portuguesa e mostrou que ainda há quem respeite o seu mandato naquela bancada". Durante a tarde, a Marcha passou por alguns dos maiores call-centers da cidade do Porto e juntou centenas de pessoas num comício na baixa.

Pages