You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de August

Sessão de encerramento do Socialismo 2008 No encerramento do Socialismo 2008, Francisco Louçã apresentou propostas para dar mais eficácia à justiça e criticou o "dominó de desculpas" que os agentes da justiça e os partidos empurram entre si. O dirigente do Bloco anunciou ainda a próxima grande iniciativa do Bloco, uma Marcha contra a Precariedade que vai percorrer o país para "levantar a voz" dos trabalhadores vítimas do "modelo Sócrates de emprego".

Artigo | 31 de August

Luís Fazenda e José Soeiro no debate sobre precariedade O primeiro dia de debates do Socialismo 2008 encerrou com as palavras de Luís Fazenda e José Soeiro sobre a precariedade como modo de vida e a necessidade de a encarar e combater com políticas e activismo de esquerda.

Artigo | 30 de August

João Semedo na abertura do Socialismo 2008. Foto de André BejaNa abertura do fórum de ideias Socialismo 2008, João Semedo reafirmou a necessidade de "continuar a construir um pólo à esquerda do PS que assuma a responsabilidade política de transformar a sociedade". Em seguida, Alda Macedo falou de "um mundo cada vez mais perigoso", com o aumento da pobreza, a crise alimentar e o surgimento de novos conflitos armados que mostram a face da barbárie capitalista.

Artigo | 29 de August

A Euribor atingiu o valor mais alto dos últimos oito anos durante o mês de Agosto e as previsões é que continue a subir nos próximos meses, pelo menos na taxa a seis meses, a mais usada no crédito à habitação.
Com a subida da taxa de juros sobem as prestações das casas, que no mês de Setembro atingirão novo recorde.

Artigo | 29 de August

O Bloco de Esquerda vai requerer a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre o que está a acontecer na linha do Tua, anunciou Pedro Soares, coordenador nacional autárquico do BE, numa deslocação que fez ao distrito de Bragança.

Artigo | 29 de August

Morte assistida em debate no Socialismo 2008Uma pessoa gravemente doente, vivendo num sofrimento insuportável e sem perspectivas de melhoras, que deseja antecipar a sua morte, deve ser impedida porque a ninguém é permitido que a ajude? Ou pelo contrário, deve haver legislação que regulamente a morte assistida, como acontece já em alguns países? Laura Ferreira dos Santos, professora da Universidade do Minho, equaciona estas questões numa comunicação no Socialismo 2008 .

Artigo | 28 de August

O desemprego e a precariedade aumentam no país e estamos a poucas semanas do debate do Código do Trabalho no parlamento, com que o governo procura retirar mais direitos aos trabalhadores. Mas para o jornal do PCP, os ataques ao Bloco de Esquerda merecem o maior destaque da edição que marca o regresso das férias políticas. São ao todo quatro páginas inteiramente dedicadas a zurzir nos principais dirigentes bloquistas.

Artigo | 28 de August

Ex-trabalhadores da Secla presentes no comício de verão bloquista na Nazaré. Foto Paulete MatosO dirigente bloquista ficou surpreendido com as declarações do presidente da República sobre o aumento da criminalidade e a insegurança, poucos dias depois de ter promulgado a lei de segurança interna que é contestada por toda a oposição. No comício de verão na Nazaré participaram trabalhadores que lutaram contra os despedimentos na Secla e viram reconhecidos os seus direitos.

Artigo | 27 de August

Medicina e controlo social nos últimos 200 anos em debate no Socialismo 2008. Foto spike55151/FlickrQuais são, hoje, os instrumentos que a moralidade conservadora encontra para controlar a emancipação social? E de que forma a medicina e o próprio conhecimento científico podem servir estes interesses? São algumas das questões levantadas pelo médico Bruno Maia no Fórum de Ideias "Socialismo 2008", que se realiza na Faculdade de Psicologia do Porto de 29 a 31 de Agosto.

Artigo | 27 de August

 a teimosia é má conselheiraNa sequência das declarações de Teixeira dos Santos, que garantiu que a única forma de o país manter a solidez financeira será não mudar o rumo das suas políticas, Francisco Louçã criticou o executivo por insistir numa política "que não tem dado quaisquer resultados". O deputado do BE criticou ainda os cortes orçamentais para 2009.

Artigo | 27 de August

Castro Caldas recolhe contributos teóricos de Proudhon, Tomás de Aquino ou Locke"E a propriedade, afinal é ou não um roubo?" é o tema da conferência do economista José Maria Castro Caldas no próximo domingo, dia 31, no Fórum de Ideias "Socialismo 2008", que se realiza na Faculdade de Psicologia do Porto. O autor tem vindo a desenvolver o tema no blog Ladrões de Bicicletas, onde continuará a publicar textos sobre o assunto.

Artigo | 26 de August

Daniel Oliveira e Vitorino de Almeida polemizam sobre as touradas no Socialismo 2008Além das sessões habituais, o fórum de ideias Socialismo 2008 conta também com Mesas de Polémica, onde será possível ouvir os argumentos de dois oradores com opiniões contrárias. São todas no Sábado às 18h e uma delas aborda o tema das touradas. A contestá-las teremos o Maestro Vitorino de Almeida, e para defendê-las contamos com a presença do colunista Daniel Oliveira. O esquerda.net disponibiliza aqui dois textos de apoio, um a favor e outro contra as touradas.

Artigo | 26 de August

As áreas de REN passam a poder ser delimitadas peloas autarquiasGraças a um decreto do governo, os municípios vão ter poderes para delimitar a Reserva Ecológica Nacional. Esta decisão foi contestada por uma petição, subscrita por cerca de 2300 pessoas, argumentando que a municipalização da REN abre as áreas mais sensíveis do território a todos os apetites da especulação, à mercê dos interesses imobiliários. Leia mais no Ecoblogue

Artigo | 26 de August

Fernando Rosas no comício de Vila Nova de Milfontes. Foto de Paulete Matos.No comício do Bloco de Esquerda em Vila Nova de Milfontes, na segunda feira, Fernando Rosas denunciou o avanço dos projectos de destruição do litoral setubalense e alentejano de Sesimbra a Melides, com a concessão de autorizações para a construção de condomínios privados em zonas protegidas. O deputado do Bloco lembrou a conivência das Câmaras do PS, PSD e CDU na viabilização destes projectos.  

Artigo | 26 de August

PSP proíbe manifestação de agricultores contra o aumento dos combustíveis,Braga, 26 de Junho de 2008. JOAO ABREU MIRANDA/LUSACavaco Silva promulgou as Leis da Segurança Interna, aprovadas apenas com os votos do PS e que mereceram a oposição do BE, PCP e dos deputados socialistas Manuel Alegre e Teresa Portugal. Helena Pinto, deputada do Bloco, considera que a legislação "é má e perigosa para o Estado de Direito e democrático", já que "concentra todos os poderes na figura do secretário-geral, que depende directamente do poder político". Os juízes também contestam.  

Artigo | 25 de August

Ana Drago fala no comício de Portimão No comício de domingo, perante cerca de 400 pessoas no centro de Portimão, Francisco Louçã ironizou sobre o fim de semana de Manuel Pinho, que se introduziu nas férias portuguesas do nadador Michael Phelps (conseguindo a proeza de mergulhar na piscina do hotel ao mesmo tempo que o nadador) e da actriz Catherine Deneuve. Para Louçã, o lugar de um ministro da economia são as dificuldades e os desafios colocados ao país pelas empresas que se deslocalizam ou que contratam sem direitos. No comício intervieram ainda Ana Drago e o deputado municipal João Vasconcelos.

Artigo | 24 de August

Louçã criticou o governo por promover a precariedade laboralFrancisco Louçã acusou o presidente da República de ser "insensível e insensato" por ter vetado a lei do divórcio, considerando que esta decisão se baseia no conceito "reaccionário" e "extraordinário" de que pode haver casamentos por decisão unilateral. O líder do Bloco de Esquerda discursava na Manta Rota (Algarve) num comício a que assistiram algumas centenas de pessoas. 

Artigo | 23 de August

Valentim diz que há muitos anos que faz o que Sócrates começou agora. Foto JornalismoPortoNetO autarca de Gondomar, recentemente condenado a perda do mandato por abuso de poder, diz que poderá apoiar José Sócrates em 2009 e encontra no líder do PS semelhanças com o seu estilo. "Ele até já anda a oferecer computadores e a levar os velhinhos a passear pelo país...", diz Valentim Loureiro.

Artigo | 23 de August

No comício de verão em Caminha, Louçã não poupou o veto presidencial à revisão da lei do divórcio. Foto Paulete MatosCom a foz do rio Minho por perto, em Caminha, realizou-se o último comício de Verão do Bloco a Norte. Francisco Louçã começou por insistir na desumanidade da actual lei do divórcio que pode arrastar por anos um processo doloroso que devia obter uma solução equilibrada e célere.  "Recusar, como fez Cavaco Silva, uma nova lei para o divórcio é não querer pensar em primeiro lugar nas pessoas", reafirmou Louçã.

Artigo | 22 de August

A forma como o corpo se torna prisioneiro das concepções políticas e sociais da sexualidade será uma das questões em debate"O Corpo como plataforma política de resistência" é mais um tema em discussão no Fórum de Ideias Socialismo 2008. Salomé Coelho, activista na área dos direitos sexuais, é a oradora convidada. A repressão sexual, a forma como o poder político investe nas concepções da sexualidade, a normalização imposta pela sociedade e a emergência de novos movimentos de desconstrução (como o Queer), serão algumas das questões em debate. Consulta o texto de apoio (em castelhano)disponiblizado pela oradora.

Pages