You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

GasolinaO Governo Regional da Madeira decidiu definir preços máximos dos combustíveis, devido à "instabilidade dos mercados" e por considerar que a liberalização dos preços "é ineficaz".
O Bloco de Esquerda da Madeira já tinha exigido que o IVA e o ISP, mais baixos na Madeira do que no continente, se reflectissem no preço dos combustíveis na região.

Artigo | 31 de July

Sócrates apresenta "Magalhães" - Foto da LusaO computador "Magalhães", anunciado como o "primeiro portátil português", afinal só tem de português o local onde é feito e o capital investido. O computador foi anunciado, como "novidade mundial", a 3 de Abril em Shangai no Intel Development Fórum, com o nome de "Classmate PC". O portátil já está mesmo à venda na Índia e na Inglaterra.

Artigo | 31 de July

Base das LajesOs trabalhadores portugueses da Base das Lajes nos Açores têm vindo a apresentar queixas das autoridades norte-americanas, por actuação ilegal e prepotente. Em comunicado de imprensa, o Bloco de Esquerda dos Açores questiona o Presidente do Governo Regional, Carlos César: "quando cumpre e faz cumprir o estado de direito, na sua totalidade, nos Açores?"

Artigo | 31 de July

Alda Macedo com os trabalhadores da Transdev em greve Os trabalhadores da Transdev (Metro do Porto) estão em greve, de 28 de Julho a 5 de Agosto, pela negociação de um Acordo de Empresa. A administração recusa-se a negociar e usa a intimidação e a chantagem contra os trabalhadores. Nesta Quarta feira, os deputados do Bloco de Esquerda Alda Macedo e José Soeiro foram à estação da Senhora da Hora solidarizar-se com os trabalhadores da Transdev. Leia notícia no site da distrital do Porto do BE, em porto.bloco.org

Artigo | 30 de July

O Bloco de Esquerda quer acabar com a discirminação dos seropositivosUm relatório recente da ONU dá conta de que o número de seropositivos em Portugal aumentou 15% entre 2001 e 2007, sendo agora de 34 mil. Mas as estimativas mais altas admitem que possam ser 63 mil. Entretanto, o Bloco de Esquerda apresentou um projecto de lei para acabar com a discriminação dos infectados com HIV em áreas fundamentais como o trabalho, saúde, seguros e educação.  

Artigo | 30 de July

Tribunal ConstitucionalO Tribunal Constitucional declarou nesta Terça feira que oito normas do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma dos Açores são inconstitucionais. O Bloco dos Açores considera que essas inconstitucionalidades são "secundaríssimas" e defende que o texto seja rapidamente expurgado dessas inconstitucionalidades, para que possa ser aprovado pela Assembleia da República antes das próximas eleições regionais.
Leia comunicado do BE-Açores.

Artigo | 30 de July

Câmara de Lisboa já integrou 21 falsos recibos verdesA Câmara Municipal de Lisboa já decidiu integrar 21 trabalhadores a recibos verdes que exerciam funções permanentes na autarquia. Estas foram as primeiras deliberações positivas dos 23 casos já julgados pelo Tribunal Arbitral, que recebeu até agora 681 processos. O dia 4 de Agosto é o prazo limite para os trabalhadores precários enviarem o seu caso ao Tribunal Arbitral.  

Artigo | 29 de July

30 das 55 propostas aprsentadas pelo governo na AR tiveram o apoio do PSDEm carta aberta dirigida ao secretário geral do partido, um grupo de militantes do PS em Viseu tece fortes críticas à liderança de José Sócrates, que acusam de não promover a discussão interna. O documento é subscrito por um conjunto de militantes socialistas que têm apoiado Manuel Alegre. Na última sessão legislativa, mais de metade das propostas do governo tiveram o apoio do PSD na Assembleia da República.

Artigo | 28 de July

Alberto Martins, líder parlamentar do PS atacou CravinhoAlberto Martins atacou João Cravinho, declarando que o PS "não recebe lições de combate à corrupção do engenheiro João Cravinho". Cravinho tinha afirmado, em entrevista ao programa Diga Lá Excelência do Público e da Rádio Renascença, que "na grande corrupção de Estado, toda a gente tem a sensação que estamos numa situação muito complicada e em crescendo".

Artigo | 27 de July

O presidente da Cãmara do Porto viu a única praia da cidade com Bandeira Azul perder o galardãoA cidade do Porto perdeu a sua única Bandeira Azul, que tinha sido atribuída há apenas um mês atrás à praia do Homem do Leme, e cujas análises vieram agora detectar falta de qualidade da água. O Bloco do Porto lembra que o presidente da Câmara fez deste galardão a sua "coroa de glória", mas que agora cai por terra, "consequência da actuação apressada, atabalhoada e trapalhona do executivo de Rui Rio". Em comunicado, o Bloco critica duramente a política ambiental da coligação que governa a cidade.  

Artigo | 27 de July

João Cravinho denuncia Em entrevista ao Diga Lá, Excelência, do Público e da Rádio Renascença, João Cravinho considera que a grande corrupção está a aumentar e atinge "áreas de funcionamento do Estado, que afectam a ética pública". Para o ex-deputado socialista, autor de um pacote legislativo contra a corrupção que foi rejeitado pela sua própria bancada parlamentar, existem "factos anómalos" na legislação aprovada, que "inesperadamente" fecha os olhos às irregularidades relacionadas com contas bancárias, activos financeiros e off shores.  

Artigo | 26 de July

MoitaNa Assembleia Municipal realizada nesta Sexta feira, a proposta de revisão do PDM da Moita não foi aprovada. A CDU, maioritária no executivo municipal, pretendia aprovar o PDM nesta sessão, com ligeiras correcções que na sua opinião ultrapassavam o parecer negativo da CCDR, e não reenviar a proposta para ratificação governamental. Perante esta atitude da CDU, todos os restantes partidos abandonaram a AM e a maioria foi obrigada a reabrir o processo, regressando à estaca zero.

Artigo | 25 de July

BE proporcionou aos cidadãos da Moita oportunidade para discutir o PDMO executivo municipal da Moita, eleito pela CDU, quer fazer aprovar uma proposta de revisão do Plano Director Municipal que tem a oposição das restantes forças políticas, de grande parte da população e até um parecer negativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O assunto é discutido nesta sexta feira em Assembleia Municipal e o Bloco de Esquerda divulgou um comunicado com as suas críticas a este processo.

Artigo | 24 de July

Prédios em Lisboa, foto do flickrA Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda considera que a reestruturação da EPUL, aprovada esta quarta-feira por maioria na Câmara Municipal de Lisboa, fica aquém dos compromissos assumidos no acordo entre o Bloco e o PS. Em comunicado, o Bloco lamenta que a fusão da Gebalis na EPUL, no sentido de racionalizar e integrar a intervenção da CML na área da habitação, não tenha sido proposta, nem sequer anunciada.  

Artigo | 24 de July

Comício do BE em Viana do castelo - Foto de Paulete Matos Na noite de Quarta-feira, em Viana do Castelo, cerca de duas centenas de pessoas assistiram ao comício de Verão em que Francisco Louçã falou da crise social que atravessa o país e acusou o primeiro-ministro de com este código do trabalho estar a fazer precisamente o contrário do que tinha prometido e de nem sequer deixar passar as propostas anteriormente feitas pelo próprio PS a propósito do código laboral.
Leia mais em bloco.org

Artigo | 24 de July

João Gomes Cravinho, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, garantiu que Portugal vai-se opor a qualquer resolução que condene a directiva do retornoNa Cimeira da CPLP o ex-presidente brasileiro Itamar Franco pediu uma condenação unânime à política de imigração da UE, nomeadamente à directiva do retorno que vem facilitar a expulsão e detenção prolongada de imigrantes, e que motivou o lançamento de um manifesto internacional de repúdio. Mas o governo português, pela voz do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, garantiu que Portugal vai opor-se a qualquer resolução nesse sentido.  

Artigo | 24 de July

Protesto de moradores do Bairro do Aleixo - Foto da LusaPSD e PS aprovaram na Assembleia Municipal (AM) do Porto a concessão da recolha do lixo a duas empresas privadas.
Na mesma AM, foi aprovado o plano para o Bairro do Aleixo, que prevê a demolição das torres do bairro, a deslocação das populações e a criação de um fundo imobiliário com parceiros privados para o aproveitamento dos valiosos terrenos sobranceiros ao rio Douro. Na Câmara PSD e PS votaram a favor, na AM o PS absteve-se. CDU e Bloco de Esquerda votaram contra.

Artigo | 23 de July

A Presidente da Câmara de Setúbal, da CDU, é acusada de terrorisdmo psicológicoA Comissão de Trabalhadores da Câmara de Setúbal acusa a presidente (Maria das Dores Meira, CDU) de "ameaças, perseguições políticas e terrorismo psicológico". Em causa está a forma como o executivo camarário tem vindo a aplicar o regime de mobilidade, "ao ponto de no espaço de seis meses existirem trabalhadores objecto de mobilidade por três vezes".

Artigo | 23 de July

Comício de Verão em Porto Côvo. Foto de Paulete Matos. Clique para ampliarNo comício de Verão realizado na noite desta terça-feira em Porto Côvo, Francisco Louçã denunciou o aumento do fosso entre ricos e pobres. "É como se houvesse dois países diferentes. Há um país da gente que trabalha, que está desempregada, que tem trabalho precário" e há o país "das empresas que podem ter mil milhões de euros num preço especulativo e dos administradores que podem receber 400 e tantos milhões de euros só para a sua fortuna privada". Vê a notícia no site do Bloco

Artigo | 22 de July

Jardim Gonçalves e Teixeira Pinto foram presidentes do BCP à altura das ilegalidades - foto LusaO deputado Francisco Louçã entregou um relatório alternativo aos trabalhos da Comissão Inquérito à Supervisão bancária no Caso BCP. O documento será votado na última reunião da Comissão Eventual, na próxima quinta-feita. O relatório divulga pela primeira vez como se relacionaram os movimentos de cotações com a intervenção por via das sociedades offshore detidas por Goes Ferreira (Hendry, Sevendale, Somerset, Sherwell) e demonstra a sua importância na compra de acções próprias. Acede aqui à versão integral do relatório. 

Pages