You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de June

Slavoj Zizek – Foto disponível no Flickr colocada por the Frankfurt School Slavoj Zizek aceitou o convite para participar no 1001 culturas e estará Sexta Feira 4 de Julho às 17.30 horas na Fábrica Braço de Prata.
Slavoj Zizek, filósofo e professor universitário nascido na Eslovénia, participará numa entrevista pública conduzida pelo jornalista Nuno Ramos de Almeida. A entrevista terá tradução simultânea.

Artigo | 28 de June

Dezenas de milhar de pessoas manifestaram-se em todo o paísA CGTP promoveu manifestações em 17 cidades, numa "acção geral de protesto e luta" contra a revisão do Código do Trabalho e o agravamento das condições de vida. A maior mobilização foi em Lisboa, onde mais de 30 mil pessoas saíram à rua. Em algumas cidades, sindicatos afectos à UGT participaram nos protestos.

Artigo | 28 de June

Alegre recebeu aplausos de socialistas pelas críticas ao governo Manuel Alegre teceu duras críticas ao governo de José Sócrates numa sessão promovida pela concelhia de Lisboa do Partido Socialista, com sala cheia e muitos aplausos. Alegre, que participou recentemente no comício-festa "Abril e Maio. Agora, Aqui", declarou à imprensa que tenciona realizar mais acções deste género noutras secções do partido.

Artigo | 27 de June

Imagem de um folheto promocional da Herdade da ComportaO governo aprovou na reunião de Quinta Feira do Conselho de Ministros dois decretos para a simplificação dos procedimentos administrativos em relação aos PIN (projectos considerados como de reconhecido potencial interesse nacional), nomeadamente para que passe a haver apenas uma consulta pública. Os PIN permitem grandes empreendimentos em zonas proibidas pela legislação geral, como na Rede Natura, na Reserva Ecológica Nacional (REN) ou na Reserva Agrícola Nacional (RAN).

Artigo | 26 de June

Cláudia Andrade é a intérprete deste espectáculo baseado nos textos de sete poetisas lusófonas. O espectáculo teatral concebido e interpretado por Cláudia Andrade, e que se baseia nos textos de sete poetisas lusófonas, regressa a Lisboa no dia 5 de Julho às 22h30, integrado na iniciativa 1001 Culturas. As palavras de Adélia Prado, Adília Lopes, Ana Hatherly, Ana Luísa Amaral, Elisa Lucinda, Marina Colasanti e Natália Correia são o ponto de partida para esta viagem ao universo feminino.
 

Artigo | 26 de June

UGT e CIP introduziram alterações de última hora no acordo com Sócrates. Foto Filipe Dâmaso Saraiva/Flickr O acordo entre patrões, governo e UGT para rever o Código do Trabalho inclui uma medida introduzida à última hora que prevê que um trabalhador possa aderir individualmente à convenção colectiva de trabalho no seu sector. Para além do apelo à não-sindicalização que está contido neste ponto do acordo tripartido, os sindicatos pouco representativos passam a ser privilegiados nas negociações, favorecendo ainda mais o lado patronal.

Artigo | 25 de June

Sócrates e Mariano Gago sem resposta para a asfixia financeira das universidadesSegundo o Conselho de Reitores, mais de metade das Universidades portuguesas correm o risco de não abrir portas no próximo ano lectivo devido à falta de dinheiro para salários e funcionamento, sendo que nos últimos dois anos as verbas orçamentais sofreram um corte de 20%. O Bloco de Esquerda anunciou que vai chamar o ministro da tutela para pedir explicações sobre a "asfixia e penúria financeira em que vivem as instituições".  

Artigo | 25 de June

Os Dazkarieh marcam presença com a sua música atraente no evento 1001 CulturasOs Dazkarieh marcam presença no evento 1001 Culturas, que a Esquerda Unitária Europeia organiza nos próximos dias 4 e 5 de Julho em Lisboa, na Fábrica Braço de Prata. Os Dazkarieh, habitualmente classificados na categoria de "world music", fundem os estilos rock, experimental e música erudita, com especial ênfase para a música tradicional portuguesa nos últimos dois anos. Como é de uma viagem que se trata, é ao vivo que as suas prestações se tornam mais coloridas e criativas.  

Artigo | 25 de June

José Sócrates, Vieira da Silva, Joao Proenca da UGT, Atilio Forte da Confederacao do Turismo Português e José António Silva da Confederação do Comercio Português na assinatura do acordo sobre a reforma da Seguranca Social em 2006. Foto de arquivo PAULO CARRICO / LUSAO acordo entre patrões, UGT e governo para rever as leis laborais foi alcançado ao final desta manhã, tendo a CGTP abandonado a reunião, criticando o que considera uma encenação e um ataque voraz aos direitos dos trabalhadores. A proposta que o governo levou para a reunião estabelece a caducidade das convenções colectivas em cinco anos (em vez de dez), e a possibilidade de trabalhar 36 horas em três dias, bastando para isso o acordo individual entre patrão e trabalhador, sem qualquer mediação sindical ou colectiva.   

Artigo | 24 de June

Um prato de quibesDois jantares muito especiais, acompanhados de conversa a propósito, são atracções particulares do evento 1001 Culturas, que a Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/GNL) organiza nos próximos dias 4 e 5 de Julho em Lisboa, na Fábrica Braço de Prata. São as conversas com paladar. A primeira terá sabores do Líbano, a segundo queijo da Serra e vitela de Lafões. Como as vagas são limitadas, é bom fazer já a sua inscrição pelos telefones 213510510 ou 969826373

Leia mais no blogue de Miguel Portas.

Artigo | 24 de June

Congresso FeministaA sessão de abertura do Congresso feminista é já na quinta-feira, dia 26 de Junho, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. A organização já conta com cerca de 500 pessoas inscritas. Ainda são aceitas inscrições por email, para o congresso e para o jantar de dia 27 de Junho em Braço de Prata. Consulte o site do Congresso.

Artigo | 24 de June

O Ministro do Trabalho, Vieira da Silva. Foto de luismiguelmartins, FlickRO Governo pode abdicar de uma das mais controversas alterações ao Código do Trabalho, o despedimento por inadaptação funcional, já apelidado de "despedimento simplex". O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, em reunião à porta fechada na segunda-feira com as centrais patronais e sindicais, terá levantado a hipótese de deixar cair esta proposta. A discussão final entre o ministro do Trabalho e os parceiros sociais foi adiada desta terça para quarta-feira, para dar tempo aos sindicatos para analisar a proposta. Esta reunião final contará com a presença do primeiro-ministro.

Artigo | 22 de June

Albino ArosoPor proposta do Bloco de Esquerda, foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal de Vila do Conde a atribuição do nome do médico Albino Aroso "ao espaço mais honroso (rua ou praça) nas imediações do futuro Centro Hospitalar que servirá os concelhos de Vila do Conde/Póvoa de Varzim". Na moção aprovada, salienta-se que Albino Aroso "é um dos 65 médicos escolhidos pela Associação Médica Mundial para figurar na lista dos ...clínicos mais dedicados a causas públicas no campo da saúde".

Artigo | 21 de June

Em Julho e Agosto, o Bloco promete não dar férias ao governo. Foto de Paulete Matos [comício em Portimão, Agosto 2007]
Na conferência de imprensa da reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã afirmou que a taxa Robin dos Bosques sobre os lucros das petrolíferas é bem-vinda, mas terá de ser acompanhada por medidas de regulação dos preços dos combustíveis. E anunciou as iniciativas bloquistas para a "resistência tenaz ao governo" nos próximos meses.

Artigo | 21 de June

Júdice sai da reconversão da Frente Ribeirinha da capital. Foto Bernt Rostad/FlickrO advogado José Miguel Júdice não irá presidir à empresa que fará a reabilitação da frente ribeirinha de Lisboa. A nomeação do mandatário de António Costa tinha sido contestada na reunião de Câmara pelos vereadores Sá Fernandes e Helena Roseta, e o governo adiou a decisão final até à desistência de Júdice, que promete explicar tudo em livro.

Artigo | 20 de June

Bloco quer acabar com o silêncio dos banqueiros na Comissão de Inquérito. Foto wisforworldomination/FlickrMuitas das perguntas da comissão parlamentar de inquérito à supervisão do mercado de capitais no caso BCP ficaram sem resposta. Jardim Gonçalves, António Marta e Amadeu Ferreira foram alguns dos que se escudaram no segredo profissional ou de justiça para justificar o silêncio face ao parlamento. O Bloco considera que a invocação desse sigilo tem de ser justificada e entregou um requerimento ao presidente da Comissão nesse sentido.

Artigo | 19 de June

PS e PSD chumbaram reforma aos 40 anos de trabalhoO projecto de lei que o Bloco de Esquerda apresentou nesta quinta feira para estabelecer a reforma por inteiro a trabalhadores com 40 anos de descontos foi chumbado pelo PSD e pelo PS, com abstenção de Manuel Alegre e dos deputados do PP. A favor da proposta votaram os deputados eleitos pelo BE e pelo PCP-PEV. O grupo parlamentar do Partido Socialista anunciou que irá apresentar uma declaração de voto sobre esta matéria.

Artigo | 19 de June

João Semedo garante que mais de 300 medicamentos subiram de preçoO Ministério da Saúde confirmou a subida de preços em 121 produtos farmacêuticos, na sequência de uma interpelação parlamentar sobre política de saúde  discutida na Assembleia da República. O Bloco de Esquerda e o PCP pediram explicações ao Ministério de Ana Jorge sobre esta revisão excepcional de preços registada nos últimos dois meses, que terá afectado mais de 300 produtos.O preço de alguns medicamentos chegou a triplicar e os utentes só se aperceberam quando os foram adquirir.

Artigo | 18 de June

Para Sócrates, quanto menos se discutir, melhorO Governo propôs e a bancada do PS aceitou uma redução do tempo de debate de 30 para 20 dias, na fase de discussão pública, da proposta de revisão do Código de Trabalho na Assembleia da República. Com esta redução, o governo pretende encerrar o assunto até ao final desta legislatura, evitando assim o prolongamento do desgaste causado pela contestação às suas propostas, que segundo os partidos à sua esquerda visam promover os despedimentos simplex.  

Artigo | 18 de June

Jaime Silva vê o tribunal contrariar uma decisão do seu ministérioSegundo a edição online do semanário Sol, uma decisão inédita do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa anulou a ordem do Ministério da Agricultura para colocar uma funcionária no regime de mobilidade especial. O governo é assim condenado a readmitir a trabalhadora no seu posto de trabalho e a pagar as remunerações a que normalmente teria direito, acrescidos de juros de mora, dado que foi violado "o princípio da igualdade".  

Pages