You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de February

Sócrates ouve críticas no debate quinzenalA avaliação dos professores foi o tema político mais discutido num debate que ficou também marcado pelas exigências de pedidos de desculpa de Sócrates a Paulo Portas e vice-versa, na sequência duma troca de acusações anterior entre Portas e o ministro Jaime Silva sobre os "calotes políticos" que ambos terão deixado por pagar na sua acção governativa.

Artigo | 29 de February

Helena Pinto satisfeita com desfecho de duas iniciativas do BlocoO anúncio de encerramento dos infantários da CP, através de cartas enviadas aos funcionários da empresa, foi denunciado pelo Bloco num requerimento em que acusava o governo de contradizer todo o seu discurso quanto à promoção da natalidade. Esta manhã, o primeiro-ministro garantiu à deputada Helena Pinto que os infantários da CP não vão fechar.
 

Artigo | 29 de February

Foto capitu/FlickrA sondagem da Universidade Católica para a RTP/JN/Antena 1 dá ao PS o pior resultado dos últimos 12 meses, afastando-se da maioria absoluta. Na oposição, apenas o Bloco mostra tendência de crescimento, passando para os 8%, duplicando a intenção de voto registada em Outubro. Quanto às figuras políticas com nota positiva em Fevereiro, só há duas: Cavaco e Louçã.

Artigo | 28 de February

Lenços brancos em manifestação de professores.A ex-secretária de estado da educação e militante do Partido Socialista Ana Benavente, defende que a actual ministra da Educação não tem condições para continuar no cargo e afirma que a escola pública está a ser posta em causa. Em entrevistas à Rádio Renascença e à Sic Notícias frisou ainda que a política deste governo para a educação não é socialista e que a Ministra tem "protagonizado uma política muito autoritária, muito longínqua das escolas e dos professores".

Artigo | 28 de February

Luís Fazenda apresentou os dois projectos-leiO Bloco de Esquerda apresentou dois projectos de lei para aumentar a transparência da actividade política. O primeiro alarga de três para dez anos o período em que os titulares de cargos políticos e altos cargos públicos não podem pertencer à administração de uma empresa da área que tutelaram. O segundo impede um deputado de trabalhar em sociedades de advogados com participação de capitais públicos.  

Artigo | 27 de February

2000 professores na rua em Coimbra
"Professores de luto e em luta pela Educação" foi o mote que mobilizou cerca de duas mil pessoas para uma concentração de protesto contra a Ministra da Educação e a política deste governo para as escolas. Os professores concentraram-se na Praça da República e marcharam até à Direcção Regional de Educação do Centro, empunhando velas e tochas. Foi a maior manifestação do sector alguma vez realizada em Coimbra, que teve também a participação da Federação Nacional de Educação.

Artigo | 24 de February

População de Nisa não quer exploração de urânioUma pequena multidão encheu na 6ªf à noite o Centro Cultural de Nisa para participar na primeira sessão que o núcleo local do Bloco de Esquerda organizou naquela cidade. Eram oradores Francisco Louçã e um convidado, António Eloy, ambientalista e membro do Movimento Cidadãos por Lisboa. O tema do debate era a reabertura da exploração das minas de urânio da região, que o governo pretende colocar a concurso internacional já no próximo ano, com a oposição da população.

Artigo | 23 de February

A nova revista do Bloco Foi lançada na tarde de sábado a revista Vírus, que se publica exclusivamente na internet. A revista é dirigida por João Teixeira Lopes, que a apresentou como uma "ferramenta para o combate de ideias, aberta aos novos meios de expessão". Veja aqui o site da revista e leia o primeiro número.

Artigo | 22 de February

Em Portugal, o gestor ganha 30 vezes o salário do trabalhador da sua empresa.O Bloco de Esquerda organizou sexta-feira uma Jornada de Protesto contra a desigualdade social, um dia depois de ter interpelado o governo sobre o mesmo tema. Luís Fazenda desafiou Teixeira dos Santos a promover um aumento intercalar de salários e pensões para compensar o desvio da inflação, mas o governo invocou o risco duma "espiral inflaccionista" para recusar a proposta. Louçã mostrou ao governo a diferença de tamanho do salário de um gestor e de um trabalhador da mesma empresa.

Artigo | 22 de February

28j_placida.jpgPela primeira vez, a questão da discriminação de transexuais e transgéneros chega ao parlamento português. A iniciativa é do Bloco de Esquerda, que promoveu sexta-feira uma audição parlamentar, no dia em que passaram dois anos desde o brutal assassinato da transexual Gisberta no Porto.
 

Artigo | 21 de February

Debates encheram salas de duas escolasMais de 400 estudantes discutiram Educação Sexual com o deputado do Bloco José Soeiro. Com salas cheias na Escola Secundária de Santa Maria da Feira e na Escola Secundária nº 2 de S. João da Madeira, os estudantes pronunciaram-se a favor de uma disciplina de Educação Sexual, dado que actualmente as escolas não oferecem espaços para a discussão sobre os temas da sexualidade para lá do paradigma biológico-reprodutivo. Leia a notícia no site do Bloco

Artigo | 21 de February

Pobreza. Foto de Jorge Penalva, no flicKrNa interpelação parlamentar desta quinta-feira, o governo é confrontado pelo Bloco de Esquerda com o aumento das desigualdades sociais. "Durante estes três anos, Portugal ficou pior. O país piorou no desemprego. O país piorou na precariedade" afirma Francisco Louçã. "Portugal continua a ser o campeão das desigualdades sociais no espaço da UE" acrescenta Ana Drago. O Bloco anunciou também a apresentação de várias propostas sobre política social, como a agilização do acesso ao Rendimento de Inserção Social e a convergência das pensões mínimas com o salário mínimo nacional.  

Artigo | 21 de February

Capa da 1ª edição. Clique para ampliarO Manifesto Comunista (originalmente designado por Manifesto do Partido Comunista) foi publicado pela primeira vez há 160 anos, a 21 de Fevereiro de 1848, na Alemanha. Escrito por Friedrich Engels e Karl Marx, este documento explana o programa e o propósito da então Liga Comunista, ocupando um lugar de enorme relevo na história do pensamento político. Pode ser considerado, ainda hoje, a melhor introdução ao estudo do pensamento de Marx, elucidando os conceitos fundamentais de propriedade, luta de classes, do socialismo científico, e da conquista do poder pelo proletariado.  

Artigo | 20 de February

Défice social vai ser discutido no ParlamentoEm visita ao Centro Social da Sé, em Lisboa, Francisco Louçã acusou José Sócrates de ter aumentado a injustiça social,  frisando que vai confrontar o Governo com esse "défice social" na interpelação ao Governo, esta quinta-feira, no Parlamento. "Durante estes três anos, Portugal ficou pior. O país piorou no desemprego. O país piorou na precariedade", afirmou o coordenador nacional do Bloco de Esquerda.

Artigo | 20 de February

Praia do litoral alentejano, em zona de RENUm anteprojecto de decreto-lei do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, prevê que as câmaras municipais passem a ser responsáveis por propor a delimitação da REN em cada concelho, dentro de parâmetros de uma estrutura nacional fixada pelo Governo. O documento já se encontra na Presidência do Conselho de Ministros e poderá ser aprovado em breve.

Artigo | 19 de February

Financiamento ilegalO Tribunal Constitucional condenou a empresa de construção Somague a pagar uma coima de 600 mil euros por ter financiado ilegalmente o PSD nas eleições autárquicas de 2001, através de donativos que chegaram a 233 mil euros. Esta última verba terá de ser devolvida ao Estado. Para além de devolver este dinheiro, o PSD também foi condenado a pagar uma coima de 35 mil euros. É a primeira vez que uma empresa é condenada pelo financiamento ilícito de um partido.

Artigo | 19 de February

Cheias em Sacavém na manhã de 18 de Fevereiro. Foto de Miguel A. Lopes, FlickRA associação ambientalista Quercus criticou as declarações do ministro do Ambiente, Nunes Correia, que atribuiu às autarquias a responsabilidade pelas cheias provocadas pelo mau tempo. Para Francisco Ferreira, as cheias da manhã de segunda-feira são consequência de um problema de ordenamento do território e não apenas da ausência de limpeza das sarjetas.

Artigo | 18 de February

Jornal gratuito do Bloco de Esquerda Na próxima Sexta Feira, 22 de Fevereiro, o Bloco de Esquerda organiza uma jornada nacional de protesto contra a desigualdade social, em que serão distribuídos 100 mil exemplares de um jornal gratuito, constituindo uma jornada de contacto com a população e de divulgação do balanço de três anos de governo Sócrates. Na véspera, o BE interpelará o Governo sobre o aumento das desigualdades em Portugal. No jornal pode ler a denúncia da situação e as propostas do Bloco.

Artigo | 18 de February

Dinheiro a voarA aquisição de serviços a privados por parte do Estado atingiu 958 milhões de euros em 2007, tendo crescido 19,7% em relação a 2006, noticia o jornal Correio da Manhã nesta Segunda Feira. O jornal que parte de um trabalho feito pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, que em comunicado salienta que a despesa com salários cresceu apenas 0,8% e conclui: "aumenta o desemprego e a colocação de trabalhadores na eufemística "mobilidade Especial" e alguém engole as verbas poupadas engordando os lucros invisíveis".

Artigo | 18 de February

francisco02.jpg"Investiga-se um milhão de euros que apareceu na conta do CDS no contexto do caso Portucale e foi o BES, investiga-se o rasto de 24 milhões de euros no caso dos submarinos quando o CDS estava no Governo e é uma empresa do grupo Espírito Santo com sede no Reino Unido, onde é depositado e passa este dinheiro, investigaram-se alguns dinheiros da família Pinochet e é também numa dependência do Espírito Santo em Miami que este dinheiro vai aparecer" afirmou F. Louçã em resposta às acusações de comunicado do Grupo Espírito Santo, segundo noticia o site da TSF.

Pages