You are here

Pesquisar

Artigo | 8 de May

Durante a manifestação convocada pela CGTP, no Porto, Catarina Martins criticou a ausência de medidas concretas na Cimeira Social. A dirigente do Bloco defendeu que precisamos “de uma resposta justa à crise”. “Não precisamos de mais boas palavras, precisamos de boas ações", frisou.

Artigo | 7 de May

No comício de encerramento da contra-cimeira do Bloco, Catarina Martins lembrou que o partido disse, “desde o primeiro momento, que não se responde a uma crise máxima com uma política de mínimos”. A dirigente bloquista frisou que “este é o tempo de responder”.

Artigo | 7 de May

No debate “Justiça económica, pleno emprego e trabalho com direitos” discutiu-se a contradição da União Europeia na definição das políticas laborais. Os intervenientes sublinharam a necessidade de proteger os direitos laborais e erradicar a precariedade.

Artigo | 7 de May

Na abertura da contra-cimeira “STOP Pobreza, STOP Precariedade” não faltaram críticas ao “conformismo” dos governantes europeus também reunidos no Porto e à ausência de normas vinculativas que transformem o Pilar Social Europeu em mais do que intenções.

Artigo | 6 de May

A empresa contratada pelo Governo para auxiliar a transposição da nova PAC tem o mesmo diretor geral que a associação da indústria de celulose. Deputado bloquista Ricardo Vicente questionou Ministra da Agricultura.

Artigo | 6 de May

A contra-cimeira europeia começou este 6 de maio no Porto, no mesmo dia do início da cimeira da União Europeia. Às 18h30 há cinema no Passos Manuel: o filme "A Lei do Mercado", de Stéphane Brizé é apresentado por Bruno Maia.

Artigo | 6 de May

A deputada Beatriz Gomes Dias relembrou no Parlamento que os alertas que o Bloco de Esquerda, as organizações de defesa dos direitos das pessoas migrantes, investigadores e ativistas têm feito sobre "as condições em que estas pessoas são obrigadas a viver e a trabalhar”.

Artigo | 5 de May

Mariana Mortágua salientou que o banco continua a apresentar prejuízos e a pedir “avultadas injeções de capital” ao Estado, através do fundo de resolução. E apontou que “este bónus não deve ter lugar”.

Artigo | 5 de May

José Soeiro apresentou no Parlamento o projeto do Bloco de Esquerda para conferir maior proteção e direitos aos trabalhadores em teletrabalho e minorar os riscos decorrentes deste regime.

Artigo | 5 de May

Requerimento do Bloco para a audição da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi aprovado por unanimidade na comissão de Saúde. Moisés Ferreira defende que é “inaceitável desproteger e a desapoiar quem mais precisa”.

Artigo | 4 de May

Comentando a situação dos trabalhadores migrantes em Odemira, José Manuel Pureza recordou que há muitos anos que o Bloco e diversas associações “têm denunciado de forma muito persistente” esta realidade que carece de “uma intervenção forte de regulação de trabalho, saúde e habitação”. 
 

Artigo | 3 de May

Mariana Mortágua reagiu ao anúncio da auditoria do Tribunal de Contas e voltou a defender que o Estado não injete mais dinheiro no Novo Banco em ano de pandemia, pois isso não é necessário face aos rácios exigidos pelo BCE.

Artigo | 2 de May

Moisés Ferreira encerrou o encontro Mais saúde para Vencer a Crise anunciando que o Bloco vai apresentar um “projeto lei para a recuperação do serviço nacional de saúde” e várias iniciativas legislativas para concretizar a lei da Bases que foi aprovada “mas a maior parte daquelas coisas não saíram da prateleiras”.

Artigo | 2 de May

Um roteiro pelo lado B do Porto, cinema, contacto com pessoas em situação de sem-abrigo, debates sobre trabalho em plataformas e precariedade, justiça económica e trabalho com direitos, lutas pela igualdade e erradicação da pobreza e um comício com José Soeiro, Heinz Bierbaum, Catarina Martins e Sérgio Aires fazem parte do evento.

Artigo | 2 de May

Louise Michel foi uma das figuras-chave da Comuna de Paris, esses 72 dias de revolução, de poder do povo e de verdadeira democracia, reprimida com sangue pela oligarquia. No livro “Mémoires”, dá o seu testemunho de lutadora incansável pelas causas emancipatórias do seu tempo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 1 de May

Inspirado em movimentos populares de moradores sem teto de países da América Latina, o Programa SAAL visava promover bairros para dezenas de milhar de famílias especialmente abandonadas pelo regime fascista. Por Jaime Pinho.

Artigo | 1 de May

Nos desfiles do 1º de maio da CGTP, em Lisboa e no Porto, Beatriz Gomes Dias e José Soeiro sublinharam esta mesma mensagem. Dizem que para além de resolver questões como a precariedade, o desemprego, a ausência de contratação coletiva e os baixos salários é preciso regular teletrabalho e plataformas digitais.

Artigo | 1 de May

O dono do grupo Sogema que é um dos maiores devedores do Novo Banco utilizou a “estratégia de Joe Berardo” para fazer um “calote”, afirma a deputada que conseguiu fazer com que este revelasse a sua ligação a offshores.

Artigo | 30 de April

O partido entregou um requerimento em que pede ao governo os documentos sobre a venda das barragens da EDP à Engie. Alguns destes foram enviados ao Parlamento com partes rasuradas. Segundo o Bloco, o Estado deve ser compensado porque o negócio inclui bens públicos.

Artigo | 30 de April

A Comissão Nacional de Proteção de Dados disse que o contrato com a empresa norte-americana Cloudflare não assegurava a proteção de dados exigida na lei e ele acabou por ser revogado. Para repor a confiança dos cidadãos no processo, o Bloco quer ouvir diretor do Instituto Nacional de Estatística.

Pages