You are here

Pesquisar

Artigo | 15 de June

A exposição Banksy: Génio ou Vândalo está na Cordoaria Nacional até 27 de outubro. O evento não é reconhecido pelo autor que se opõe à comercialização da sua obra. E o estatuto do artista gera uma disputa simbólica entre a omnipotência da normalização mercantil e a possibilidade de subversão.

Artigo | 28 de January

Gramsci 44, um docudrama realizado em 2017 por Emiliano Barbucci, está agora disponível online gratuitamente. Aborda o período de detenção do dirigente do PCI em Ustica e a criação pelos detidos de uma escola.

Artigo | 20 de December

O mais recente filme de Alfonso Cuarón mostra-nos o México do início dos anos 70. Um México em que nostalgia da infância se mistura com a violência política. E recorda-nos o massacre do Corpus Christi perpretado por milícias financiadas e treinadas pelo governo e pelos serviços secretos norte-americanos.

Artigo | 22 de January

O revolucionário italiano Antonio Gramsci foi um símbolo de resistência ao fascismo, mas também de capacidade de renovação de um marxismo que não desiste de ser crítico. Para assinalar os 125 anos do seu nascimento, o esquerda.net republica um artigo de Carlos Carujo na Revista Vírus nº6.

Artigo | 1 de December

Por hegemonia entende-se a direção política e intelectual de uma ou várias classes. A forma como Gramsci utiliza o conceito implica uma orientação para a conquista do consenso, ainda antes de uma tomada de poder, e implica uma política de alianças. Artigo de Carlos Carujo, publicado na Revista Vírus nº6.

Artigo | 10 de August

A guerra entre humanos e máquinas, com toda a sua disparidade de forças, coloca-nos abertamente o problema da revolução contra o sistema dominante que se desenvolve nos dois filmes seguintes. Porém, Matrix, apesar das promessas iniciais, não contém uma mensagem revolucionária. Pelo contrário, torna-se uma experimentação da revolução impossível. Por Carlos Carujo.