Artigo | 25 de October

No que respeita ao binómio cultura-cidade, diz Toni Puig que há uma cultura que já não é cultura: é somente entretenimento. Por Rui Matoso

Artigo | 6 de September

O filme Experimenter, de Michael Almereyda centra-se essencialmente nas experiências desenvolvidas a partir de 1961, na Universidade de Yale, em torno da obediência individual à autoridade. Por Rui Matoso.

Artigo | 28 de January

Os partidos da esquerda parlamentar, os ativistas e os movimentos sociais comprometidos com a defesa de uma sociedade civil plenamente desenvolvida devem unir esforços no sentido de ampliar os mecanismos democráticos à escala municipal. Por Rui Matoso.

Artigo | 19 de December

O programa de política cultural que o Podemos apresenta aos eleitores espanhóis é um claro avanço no entendimento do cultural como território de participação e realização cívica. Por Rui Matoso.

Artigo | 10 de October

Em resposta ao artigo de Pacheco Pereira – "Volta Zola que fazes falta" – sobre os intelectuais em tempo de crise, Rui Matoso defende que o autor "afirma muito de discutível e anacrónico face aos regimes técnicos e políticos da contemporaneidade".

Artigo | 1 de August

A pretensão de uma filosofia pós-humanista progressista não passa obviamente por recusar as conquistas universais dos direitos humanos; mas antes, por contrapor-se ao (neo)liberalismo político, à hegemonia do falocentrismo e do patriarcado, à heteronormatividade e ao darwinismo social como formas disciplinares da modernidade.

Artigo | 5 de April

Desde a 2ª Guerra Mundial que as investigações na automatização da vida e na digitalização das comunicações, na altura em prol de melhorias nas máquinas de guerra do exército norte-americano, se vêm consolidando. Artigo de Rui Matoso.

Artigo | 8 de March

O fundamental na ideia de práticas (artísticas/culturais) instituintes é a confrontação com o “democratismo”. Por Rui Matoso – (Terceira parte do artigo “Para que servem as instituições culturais em épocas de crise?)

Artigo | 22 de February

A crescente mercadorização da cultura sob a égide do capitalismo tardio globalizado vem determinando a capitulação incondicional da cultura face aos imperativos do capital global, numa lógica de comercialização generalizada de todos os aspetos da vida e do conjunto das relações sociais. Por Rui Matoso.

Artigo | 21 de February

Na esfera pública cultural uma das mais relevantes funções sociais das instituições, especialmente por via das práticas artísticas, é a capacidade de criticar e propor alternativas ao status quo vigente, o qual se expressa na cristalização das hierarquias, dos privilégios e das desigualdades. Por Rui Matoso

Artigo | 27 de December

Em Cavalo Dinheiro, Pedro Costa parece querer fechar o ciclo etnoficcional dedicado a uma comunidade de imigrantes de Cabo Verde em Portugal e ao processo de desterritorialização provocado pela demolição do bairro das Fontainhas.

Artigo | 23 de October

Desde o Maio de 1968 aos movimentos Occupy, têm sido múltiplos os contextos e as reivindicações com um longo e multifacetado percurso teórico, crítico e empírico, e que são hoje uma fonte vital de experiência e conhecimento. Por Rui Matoso

Artigo | 8 de February

Uma curta metragem de “alerta social” pelo cineasta David Rebordão, que declara “uma das razões que me fez criar este filme, foi o de constatar que os artistas portugueses estão muito virados para o seu umbigo”, em entrevista de Rui Matoso para esquerda.net.

Artigo | 6 de November

Relatório Eurobarómetro 2013 evidencia declínio da participação cultural em Portugal. A conclusão geral é a de que, desde 2007, tem havido um declínio geral na maioria das práticas culturais, apontando-se a justificação para os efeitos da atual crise económica e financeira. Tal como acontece em outras áreas sociais, a divisão entre países nórdicos e do sul da UE repercute-se também na cultura. Por Rui Matoso