You are here

Pesquisar

Artigo | 27 de April

O colonialismo continua vivo, sendo o racismo estrutural e institucional, intrínseco à sociedade capitalista, o seu maior legado. Artigo de Mariana Carneiro, publicado na revista Esquerda.

Artigo | 21 de April

No dia 25 de Abril, às 15h, abre a janela e faz com que a tua voz seja semente e se espalhe por campos que hão-de florir Abril. Neste artigo encontras cerca de 100 versões, nacionais e internacionais, de “Grândola, Vila Morena”, do Zeca Afonso. A música com que, no próximo sábado, vamos celebrar a Revolução dos Cravos. Por Mariana Carneiro

Artigo | 23 de June

Para que a memória não se apague, e para desconstruir alguns dos mitos que ainda persistem sobre a Guerra Colonial, vale a pena (re)visitar o livro “Nó Cego”, de Carlos Vale Ferraz. A nova edição desta obra foi apresentada em Lisboa e sobre ela conversaram o autor, António-Pedro Vasconcelos e João de Melo. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 16 de June

Durante a apresentação do livro “As voltas do passado – A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação”, coorganizado por Bruno Sena Martins e Miguel Cardina, Fernando Rosas defendeu que a obra “torna presente que o colonialismo português desde finais do século XIX é uma guerra colonial permanente”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 25 de May

Mais de 200 pessoas assistiram na quarta-feira, dia 23 de maio, à apresentação do livro A noite mais longa de todas as noites, da resistente antifascista Helena Pato, cuja apresentação esteve a cargo da historiadora Irene Pimentel e do escritor Mário de Carvalho. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 19 de May

Entrevista a Susana de Sousa Dias sobre o documentário “Luz Obscura”, no qual a realizadora retoma o tema da repressão da PIDE, revelando a rede familiar que se esconde por detrás de Octávio Pato, resistente antifascista e preso político. Por Mariana Carneiro.