You are here

Pesquisar

Artigo | 16 de October

Entre 21 e 31 de outubro, a 19ª edição do Doclisboa será “bastante intensa e viva”, ocupando vários espaços da cidade. A abertura é já esta quinta-feira, com dois gestos de resistência, pela força dos filmes de Marta Popivoda e Sergio Silva. O Esquerda.net irá acompanhar este festival. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 8 de October

Para além das obras cinematográficas que serão exibidas, a MICAR enriquece-nos, já a partir desta sexta-feira, com “os debates e as reflexões que elas suscitam”. Joana Santos, do SOS Racismo, falou com o Esquerda.net sobre o propósito da iniciativa e a programação deste ano. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 16 de June

Em entrevista ao Esquerda.net, a realizadora Ariel de Bigault explica que o documentário luso-francês “Fantasmas do Império”, atualmente em exibição, é “um filme sobre as imagens produzidas pelo cinema no que respeita à história colonial”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 3 de May

A peça centra-se em duas mães coragem. Em Paris, Fátima, mãe do autor de um atentado suicida, visita Sophie, a mãe de uma das suas vítimas. O Esquerda.net falou com São José Lapa, Rita Ribeiro, Paula Guedes e Inês Lapa Lopes sobre este espetáculo com estreia marcada para 6 de maio. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 18 de April

A Luta Livre, de Luís Varatojo, sobe aos palcos de Setúbal e Lisboa, a 21 e 27 de abril, respetivamente. O Esquerda.net esteve à conversa com o músico sobre o seu trabalho, a importância da mobilização social e temas como precariedade e fake news. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 6 de March

Ariel de Bigault coloca perante nós um século de imagens do colonialismo português. Somos confrontados com a ficção da propaganda, difundida pelos cineastas do regime, e a realidade da ocupação, da dominação e da guerra colonial. E os seus tabus. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 13 de February

Em entrevista ao Esquerda.net, a jovem rapper da Cova da Moura explica que o seu sonho continua o ser o mesmo: vingar num meio "predominantemente dominado por homens" e “Viver da Música”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 23 de January

Patrícia Portela assumiu a direção artística do Teatro Viriato, em Viseu, em março de 2020, no despoletar da crise pandémica. Em dezembro, falou com o Esquerda.net sobre “o que é criar, ter liberdade nesta época de restrições”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 8 de November

Em entrevista ao Esquerda.net, Joana Craveiro fala sobre a reivindicação do espaço público, de poder fazer teatro em qualquer sítio. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 31 de October

Joana Craveiro é professora, encenadora, atriz, dramaturga e artista de performance. É ainda diretora artística do Teatro do Vestido, que fundou em 2001. Publicamos neste artigo a primeira parte de uma entrevista sobre o seu trabalho, que tem sido fundamental para o resgate da memória. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 1 de September

Em entrevista ao esquerda.net, Maria Mire fala sobre o filme que marca a sua estreia na realização. “Parto sem Dor”, em competição no Indie Lisboa e que será exibido na quinta-feira no Cinema São Jorge, é uma homenagem a Cesina Bermudes, médica obstetra, feminista e resistente antifascista. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 27 de April

O colonialismo continua vivo, sendo o racismo estrutural e institucional, intrínseco à sociedade capitalista, o seu maior legado. Artigo de Mariana Carneiro, publicado na revista Esquerda.

Artigo | 21 de April

No dia 25 de Abril, às 15h, abre a janela e faz com que a tua voz seja semente e se espalhe por campos que hão-de florir Abril. Neste artigo encontras cerca de 100 versões, nacionais e internacionais, de “Grândola, Vila Morena”, do Zeca Afonso. A música com que, no próximo sábado, vamos celebrar a Revolução dos Cravos. Por Mariana Carneiro

Artigo | 23 de June

Para que a memória não se apague, e para desconstruir alguns dos mitos que ainda persistem sobre a Guerra Colonial, vale a pena (re)visitar o livro “Nó Cego”, de Carlos Vale Ferraz. A nova edição desta obra foi apresentada em Lisboa e sobre ela conversaram o autor, António-Pedro Vasconcelos e João de Melo. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 16 de June

Durante a apresentação do livro “As voltas do passado – A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação”, coorganizado por Bruno Sena Martins e Miguel Cardina, Fernando Rosas defendeu que a obra “torna presente que o colonialismo português desde finais do século XIX é uma guerra colonial permanente”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 25 de May

Mais de 200 pessoas assistiram na quarta-feira, dia 23 de maio, à apresentação do livro A noite mais longa de todas as noites, da resistente antifascista Helena Pato, cuja apresentação esteve a cargo da historiadora Irene Pimentel e do escritor Mário de Carvalho. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 19 de May

Entrevista a Susana de Sousa Dias sobre o documentário “Luz Obscura”, no qual a realizadora retoma o tema da repressão da PIDE, revelando a rede familiar que se esconde por detrás de Octávio Pato, resistente antifascista e preso político. Por Mariana Carneiro.