You are here

Pesquisar

Artigo | 16 de April

Escritor brasileiro notabilizou-se por uma obra alicerçada num domínio fino e subtil da língua portuguesa e na maestria com que a utilizava sem enfeites inúteis, sem rodeios adormecedores e com uma ironia fina e cortante. Por Luis Leiria.

Artigo | 2 de March

Acaba de ser lançado em Portugal “Já ninguém chora por mim” do escritor nicaraguense Sergio Ramírez. Trata-se de um livro policial que nos fala da Nicarágua de hoje com um humor corrosivo e personagens muito próximos da realidade. O Esquerda.net foi ao lançamento. Por Luis Leiria.

Artigo | 5 de October

Obteve sucesso com um romance tradicional inglês, mas soube arriscar ao escrever ficção científica distópica e até um livro ao estilo Role Plaiyng Games, que já foi descrito como o “Game of Thrones com consciência”. É este o Nobel da Literatura deste ano, um escritor tudo menos “tradicional”. Por Luis Leiria.

Artigo | 21 de August

“Vida e Destino” figura entre as mais importantes obras literárias russas do século XX mas por pouco não caía no esquecimento. Sequestrado pela KGB de Khruschov, o livro teve de ser contrabandeado para o exterior e só seria publicado em 1983, já depois da morte do autor, Vassili Grossman. Obra monumental, apresenta um amplo panorama da União Soviética nos anos de 1942 e 43, centrado na batalha de Stalingrado. Por Luis Leiria.

Artigo | 24 de May

Exposição inaugurada nesta quinta-feira é um retrato, nas ruas, do Portugal da crise, da recessão, da depressão espelhada no rosto das pessoas. É o país dos excluídos, da desesperança, da falta de confiança no futuro. É a crise que (quase) todos sofrem na pele.

Artigo | 17 de November

Escritor lançou “Dentro do Segredo”, o seu primeiro livro de viagens, no país que tem um dos regimes mais fechados e autoritários do mundo. Foi na quinta-feira, no espaço Mob, e o Esquerda.net esteve lá.

Artigo | 14 de October

A histórica maratona de artistas na Praça de Espanha mostrou que o governo está totalmente isolado do mundo da Cultura e deixou claro que a arte também derruba governos. A mensagem final foi: “Este Orçamento não passará – Que se lixe a troika”.

Artigo | 9 de April

Os Artistas Unidos levam à cena a peça de um extraordinário dramaturgo espanhol que fala sobre professores e discípulos, sobre o prazer de intrometer-se nas vidas alheias, e sobre os riscos de confundir a vida com a literatura.