You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de December

Os contos de fada evocados em True Tales, Fairy Tales, reenquadram a narrativa dos habitantes e dos territórios da Palestina histórica ocupada em 1948, por Israel. Numa inspiradora ironia que confunde realidade e ficção, é afinal a arte que denuncia a verdadeira história. Por Sofia Roque e Shahd Wadi.

Artigo | 28 de December

No dia 28 de dezembro de 1986, faleceu Andrei Tarkovski. Foi um realizador de cinema russo. Era conhecido no estrangeiro como o realizador soviético menos ortodoxo. Após a sua morte e depois da queda do regime, passou a ser um ícone para várias gerações. Por António José André.

Artigo | 23 de December

Quando o isolamento se torna o ponto de fuga para um horizonte maior e mais luminoso, contrariando todos os muros lá de fora, a contradição inscrita nessa experiência da arte revela o ridículo de todas as perseguições e restrições. Este é um dos sentidos dos seus “100 dias de solidão”. Por Sofia Roque.

Artigo | 22 de December

Mais de 800 pessoas já assinaram a petição que exige “maior debate público e maior investimento público na cultura”, defendendo que “não se pode perder mais nenhum equipamento cultural municipal”. O vereador do Bloco, Ricardo Robles, considera que a privatização do Maria Matos “é um caminho errado”.

Artigo | 21 de December

A página satírica "Jovem Conservador de Direita" contava com dezenas de milhares de seguidores e tinha sido denunciada por “grupos organizados de trolls de extrema-direita”, apontam os autores.

Artigo | 16 de December

Na série de fotografias intitulada Beyond Checkpoints, de Samar Hazboun, os rostos e os objetos contam histórias trágicas sobre o que é ser mulher e querer ser mãe, num território ocupado e militarizado. Muitas vezes, tantas vezes, a vida é mesmo impossível. Por Sofia Roque.

Artigo | 9 de December

Num tempo em que a paz no Médio Oriente sofre um novo revés, o premiado trabalho de Tanya Habjouqa, Occupied Pleasures, vê renovado o seu sentido de homenagem ao povo palestiniano que, apesar dos 50 anos de ocupação israelita, não se deixou vencer na sua humanidade. Por Sofia Roque.

Artigo | 8 de December

No centenário da Revolução de Outubro, recordamos a trajetória de um dos mais importantes compositores do século XX.  Artigo de Andrés Navarro

Artigo | 7 de December

Os últimos anos de vida do artista Fernando Relvas foram de carência financeira agravada por problemas de saúde. O pedido de atribuição do subsídio de mérito cultural, criado em 1982 para estas situações, nunca teve resposta. Leia aqui a carta de Viriato Teles ao ministro da Cultura.

Artigo | 2 de December

O filme de Pedro Pinho recebeu este sábado o prémio especial do júri presidido pelo realizador chileno Pablo Larrain.

Artigo | 2 de December

Neste primeiro ciclo do tema arte&resistência, a fotografia e a Palestina são o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado. Por Sofia Roque.

Artigo | 26 de November

Lissitzky foi uma figura relevante da vanguarda russa e foi autor de inúmeras mostras de arte e trabalhos de propaganda da União Soviética. Por António José André.

Artigo | 23 de November

Faleceu na terça-feira um dos maiores criadores da banda desenhada portuguesa. O corpo estará em câmara ardente nos Paços do Concelho da Amadora e o funeral é na sexta às 11h no Crematório de Barcarena.

Artigo | 21 de November

A partir de um projeto coordenado pelo historiador Fernando Rosas, a exposição traz a público, pela primeira vez, o debate científico sobre as centenas de trabalhadores forçados portugueses apanhados nas malhas do regime alemão. No CCB, em Lisboa, até dia 22 de janeiro de 2018.

Artigo | 21 de November

Com mais de 40 anos de atraso, o clássico livro “Para ler o Pato Donald” será lançado nos EUA. Ironicamente, governado por outro Donald — que comunga dos ideais de governos que lançaram este livro às fogueiras. Artigo de Ariel Dorfman, TomDispatch

Artigo | 19 de November

Publicamos aqui a conclusão e o epílogo do artigo de Éric Toussaint, que fomos divulgando em várias partes. No final o autor resume: “é possível repudiar ou suspender unilateralmente o pagamento da dívida e relançar a economia”.

Artigo | 18 de November

No dia em que Manuel António Pina celebraria 74 anos, a família do escritor, poeta e jornalista anuncia que todo o seu espólio será digitalizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com o apoio financeiro da Fundação Gulbenkian. 

Artigo | 18 de November

A partir de 1926, apesar do repúdio das dívidas, os bancos privados europeus e os governos começaram a conceder empréstimos à URSS. Por Eric Toussaint

Artigo | 17 de November

Nas negociações de Génova, em 1922, Lloyd George, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, e Tschitscherin, chefe da delegação soviética, trocaram argumentos que vale a pena serem conhecidos. As negociações foram inconclusivas. Por Eric Toussaint

Artigo | 16 de November

No dia 10 de novembro de 1995, morreu Ken Saro-Wiwa. Foi um escritor, produtor de televisão e ecologista nigeriano. Lutou contra a degradação da vida das pessoas, terras e águas do delta do Níger. Acabou executado. Por António José André.

Pages