Artigo | 31 de May

Por ocasião do dia 25 de maio, Dia Mundial de África, a Nota Positiva quis viver a cidade ao ritmo do continente quente. Do novo B.Leza às noites africanas do Chapitô, passando por almoços com coladeira e aulas de quizomba, respira-se uma nova africanidade em Lisboa. Nela, brancos e negros partilham a mesma dança e a cachupa é acompanhada de vinho do Tejo. Artigo publicado em Buala.org.

Artigo | 27 de May

A ideia de que as artes e a cultura devem ser apoiadas pelo Estado está inscrita na constituição portuguesa desde 1976, embora por vezes pareça ser o único lugar onde essa inscrição foi feita, pelo menos a julgar pelo cancelamento de programas, festivais, espetáculos e exposições este ano. As notícias são apocalípticas. Artigo de Jorge Louraço, crítico e dramaturgo, publicado na Revista brasileira Camarim.

Artigo | 26 de May

'Hello' é a primeira palavra de The Inkomati (dis)cord, o espetáculo de abertura do Alkantara, festival de teatro e dança contemporânea que apresentará este ano 21 espetáculos em Lisboa, de hoje até ao dia 9 de Junho.

Artigo | 20 de May

Ensombrada por todos os problemas que ameaçam o futuro da União Europeia (UE) enquanto projecto de desenvolvimento económico, político e social, a Europa fervilha neste momento com a preparação do período de programação que se avizinha (2014-2020).  Artigo de Nuno Casimiro.

Artigo | 17 de May

A direção do Instituto do Cinema e Audiovisual demitiu-se esta quinta-feira, ante a paralisação do Instituto e o corte total ao financiamento do cinema português. O Bloco quer ouvir as razões dos demissionários na comissão parlamentar e a Associação Portuguesa de Realizadores está apreensiva porque "deixa de ter interlocutor".

Artigo | 16 de May

Muito mais que um grande escritor, com a morte do escritor mexicano Carlos Fuente, de 83 anos, a América perdeu um homem do seu tempo – dos seus tempos. Por Eric Nepomuceno, Carta Maior

Artigo | 16 de May

Premiado realizador reage a coluna de João Pereira Coutinho no Correio da Manhã que mostra os cineastas portugueses como indigentes a "chantagear a caridade do Estado". E lembra que os dois filmes premiados mais recentes tiveram apoios de França, da Alemanha e do Brasil.

Artigo | 12 de May

Funeral será domingo, numa cerimónia privada. Músicos amigos farão homenagem durante o velório, a partir das 22 horas. Sucedem-se as reações de pesar.

Artigo | 12 de May

Num momento em que as políticas de austeridade começam a comprovar-se como catastróficas, vale a pena ver Catastroika, filme dos mesmos autores de Dividocracia, agora no Youtube com legendas em português. O filme de Aris Chatzistefanou e Katerina Kitidi explica as motivações por trás das privatizações e as consequências brutais desta austeridade selvagem que, com a desculpa da dívida, traz apenas uma resposta - a subjugação e a miséria.

Artigo | 11 de May

Faleceu o pianista e compositor Bernardo Sassetti, que caiu de uma falésia no Guincho, quando estava a fotografar. Tinha 41 anos.

Artigo | 10 de May

A escadaria da Assembleia da República serviu de plateia para uma projeção de cinema muito especial, que denunciou o "risco de morte" do cinema português. Centenas de pessoas participaram neste protesto/homenagem a um setor que viu o governo cortar por completo o financiamento público.

Artigo | 6 de May

O "boicote" do Governo ao setor do cinema e a prometida Lei do Cinema que nunca chegou a sair levaram o Bloco a chamar o secretário de Estado da Cultura a dar explicações aos deputados na comissão parlamentar.

Artigo | 4 de May

Realizadores, produtores e programadores põem a circular um “ultimato ao governo” em forma de petição para denunciar a situação dramática que vive a atividade cinematográfica, com um corte de cem por cento, sem paralelo.

Artigo | 3 de May

O documentário de Jorge Costa, estreado no passado dia 25 de abril na RTP2, atingiu já 100 mil visualizações na net. O documentário retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país durante 100 anos, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.

Artigo | 3 de May

No passado dia 27 de Abril, os participantes na reunião do conselho de administração do grupo económico francês PPR foram confrontados com uma manifestação organizada por trabalhadores da FNAC, uma das empresas do grupo, contra a política de “moderação salarial” e o despedimento de mais de 500 empregados. Por Nuno Casimiro.