You are here

Pesquisar

Artigo | 17 de July

As mesmas ideias com novas roupagens, para que tudo fique na mesma. A efetiva melhoria das práticas e da organização escolar deixa muito a desejar. Artigo de Jorge Humberto Nogueira.

Artigo | 5 de July

O distrito de Portalegre e a sua “capital” não vão só perdendo serviços e pessoas, vão envelhecendo e as ruínas de antigas fábricas e de edifícios públicos estão bem visíveis. A situação de pandemia veio agravar os problemas existentes. Artigo de Higino Maroto.

Artigo | 26 de June

A 1ª volta destas eleições traduziu-se num recuo do partido da extrema-direita União Nacional (RN), de Marine Le Pen. As listas macronistas também tiveram resultados fracos, tendo sido, mesmo, eliminadas em três regiões. A segunda volta tem lugar este domingo. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 25 de June

Em matéria de direitos humanos, nenhuma neutralidade é aceitável ou razoável. Mas há quem se queira congratular com a perseguição e discriminação aprovadas pelo governo húngaro. Por Luís Lisboa

Artigo | 16 de June

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 14 de June

À comunicação social, João Cotrim Figueiredo assumiu o uso do privilégio partidário para organizar a celebração popular e referiu que o arraial é uma forma de ajudar os comerciantes. Porém, 20% dos lucros irão parar aos cofres do partido. Por Luís Lisboa.

Artigo | 11 de June

As mudanças verificadas nos campos do Sul nos últimos cem anos são abismais, há, no entanto, um traço comum – a exploração desenfreada dos assalariados. Artigo de Higino Maroto

Artigo | 8 de June

Em noite eleitoral de festa para a CDU, a extrema-direita da AfD perdeu votos, tal como o Die Linke e o SPD. Os Verdes pouco cresceram e os liberais do FDP voltaram a obter representação parlamentar. Texto de Jorge Martins.

Artigo | 3 de June

As eleições legislativas do passado domingo na República de Chipre mostraram uma erosão no apoio das forças políticas tradicionais e um crescimento da extrema-direita e de um novo partido do centro. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 30 de May

A direita conseguiu a façanha de ser virtualmente a única força política associada à defesa desta entidade humana, quando tudo o que faz consiste em atacá-la. Por Alexandre Frias Pinto.

Artigo | 22 de May

É fundamental debater que caminho seguir para construir uma escola melhor. Será que queremos uma escola "armazém/fábrica" ou uma escola de qualidade e com futuro? Até agora, não houve um Ministério da Educação capaz de investir na Escola Pública para o século XXI. Por Gonçalo Gonçalves.

Artigo | 5 de May

O Partido Popular PP reforçou a sua posição à custa da hecatombe do centrista Cidadãos, seu ex-parceiro de coligação. Contudo, para governar, necessita do apoio do partido de extrema-direita Vox. Por Jorge Martins.

Artigo | 2 de May

As recentes eleições legislativas na Albânia levaram-me a procurar na História alguns fenómenos que aquelas espelham, algo que não surpreende numa região onde a História está constantemente a vir ao de cima. Por Jorge Martins.

Artigo | 30 de April

Com a maioria absoluta alcançada no passado domingo, o primeiro-ministro Edi Rama irá para o seu terceiro mandato consecutivo à frente do governo albanês. Por Jorge Martins.

Artigo | 23 de April

Apesar do triunfo, o MpD viu reduzir-se a sua votação. O PAICV, seu principal opositor, pouco ganhou. A UCID confirma-se como terceira força, apesar da fraca implantação na ilha de Santiago, onde está metade do eleitorado. Por Jorge Martins.

Artigo | 15 de April

Os partidos conservador e social-democrata que alternavam no governo sofreram perdas significativas, a extrema-direita implodiu e os movimentos populistas e que apostaram na retórica do combate à corrupção tiveram um excelente resultado. Por Jorge Martins.

Artigo | 9 de April

A 23 de março, Israel foi a votos pela quarta vez em dois anos. O bloco de apoio a Benjamin Netanyahu - que integra partidos da direita e da extrema-direita - falhou, por dois lugares, a conquista da maioria no Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 6 de April

Redator de jornais operários, tradutor e divulgador do marxismo, a ele se deve a primeira edição do Capital de Marx, em folhetim em A Voz do Operário. Feminista, também publicou A mulher e o socialismo de August Bebel. E, enquanto militante, usou o marxismo como referência teórica na sua ação. Por Luís Carvalho.

Artigo | 1 de April

Publicamos aqui a segunda parte do artigo sobre as eleições na Holanda, realizadas a 17 de março, em que se registou o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 31 de March

Nas eleições gerais que decorreram na Holanda, a 17 de março, regista-se o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Pages