Artigo | 18 de October

A República Checa, que teve em Havel o seu primeiro presidente, defrontou-se com as dificuldades e os problemas sociais decorrentes da transição para o capitalismo. A sua base industrial e localização permitem-lhe superá-las mais facilmente. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 16 de October

Nas recentes eleições legislativas da República Checa, o primeiro-ministro centrista populista, Andrej Babiš, foi derrotado, a coligação de centro-direita triunfou e social-democratas e comunistas ficam, pela primeira vez em democracia, fora do Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 7 de October

As eleições legislativas na Alemanha saldaram-se por um triunfo curto dos social-democratas sobre os democrata-cristãos da chanceler Angela Merkel, que não se recandidatou, uma subida (grande) dos verdes e (pequena) dos liberais, o recuo da extrema-direita, a hecatombe da esquerda e a entrada no Parlamento de um partido regional. Por Jorge Martins.

Artigo | 3 de October

Desde o limiar do capitalismo, os bens comuns têm sido sistematicamente ameaçados pela classe capitalista na sua lógica de mercantilização e de apropriação privada. Artigo de Eric Toussaint.

Artigo | 21 de September

Com a maioria da comunicação social controlada ou “domesticada” pelo Kremlin e uma cada vez maior censura sobre a Internet, o partido do presidente russo perdeu votos mas teve uma vitória fácil. Em segundo lugar, ficou o Partido Comunista da Federação Russa que obteve importantes avanços. Por Jorge Martins.

Artigo | 18 de September

Depois de oito anos de governos da direita, a esquerda venceu as eleições. Mas fica por saber se a viragem se vai traduzir tanto na formação de um novo executivo como na sua prática. Por Jorge Martins.

Artigo | 10 de September

As eleições legislativas realizadas em Marrocos, esta quarta-feira, saldaram-se por uma fragorosa derrota do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), islamita moderado, do primeiro-ministro Saadeddine Othmani. Por Jorge Martins.

Artigo | 26 de August

A adesão das crianças, jovens adolescentes e seus encarregados de educação aos planos de vacinação dirigidos às diferentes fases etárias da população escolar foi uma resposta cívica, esclarecida e responsável. Artigo de José Carlos Lopes.

Artigo | 25 de August

Neste terceiro e último artigo, faremos a interpretação da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos à luz da evolução política nacional e internacional das primeiras duas décadas deste século. Por Jorge Martins.

Artigo | 19 de August

Após a Revolução, as profundas transformações sociais verificadas traduziram-se numa maior democratização da prática desportiva. Contudo, o atraso era muito e, por isso, a evolução foi gradual, até porque alguns atavismos herdados do antigamente não eram fáceis de ultrapassar.

Artigo | 16 de August

Se não queremos repetir os erros do passado, devemos construir um caminho que defenda a dignidade e que combata a acumulação de riqueza, mitigando as desigualdades sociais. Por Miguel Correia.

Artigo | 27 de July

Em pleno século XXI, temos um populista a considerar que se a vítima tem uma orientação sexual diferente pode acabar insultada e até agredida. Artigo de Luís Lisboa

Artigo | 24 de July

Este apontamento resulta de vivências concretas em meio escolar, em que alunas sírias vêm dando extraordinária alegria a uma comunidade escolar (Ovar). Artigo de José Lopes

Artigo | 17 de July

As mesmas ideias com novas roupagens, para que tudo fique na mesma. A efetiva melhoria das práticas e da organização escolar deixa muito a desejar. Artigo de Jorge Humberto Nogueira.

Artigo | 5 de July

O distrito de Portalegre e a sua “capital” não vão só perdendo serviços e pessoas, vão envelhecendo e as ruínas de antigas fábricas e de edifícios públicos estão bem visíveis. A situação de pandemia veio agravar os problemas existentes. Artigo de Higino Maroto.

Artigo | 26 de June

A 1ª volta destas eleições traduziu-se num recuo do partido da extrema-direita União Nacional (RN), de Marine Le Pen. As listas macronistas também tiveram resultados fracos, tendo sido, mesmo, eliminadas em três regiões. A segunda volta tem lugar este domingo. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 25 de June

Em matéria de direitos humanos, nenhuma neutralidade é aceitável ou razoável. Mas há quem se queira congratular com a perseguição e discriminação aprovadas pelo governo húngaro. Por Luís Lisboa

Artigo | 16 de June

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 14 de June

À comunicação social, João Cotrim Figueiredo assumiu o uso do privilégio partidário para organizar a celebração popular e referiu que o arraial é uma forma de ajudar os comerciantes. Porém, 20% dos lucros irão parar aos cofres do partido. Por Luís Lisboa.

Artigo | 11 de June

As mudanças verificadas nos campos do Sul nos últimos cem anos são abismais, há, no entanto, um traço comum – a exploração desenfreada dos assalariados. Artigo de Higino Maroto