You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 8 de March

A decisão é histórica. O Supremo Tribunal de Justiça condenou um homem ao pagamento de 60.782 euros à ex-companheira pelo trabalho doméstico desenvolvido por ela ao longo de quase 30 anos de união de facto.

Artigos dossier | 7 de March

Como vem sendo alertado pela OMS há meses, o que temos entre mãos é um problema de produção das farmacêuticas e não um problema logístico do nosso Estado. Mas quem nos pôs, enquanto comunidade, na mão das farmacêuticas?

Artigos Opinião Esquerda | 1 de March

A dificuldade em olhar com verdade para o passado colonial não vem de hoje nem se revelou apenas neste caso. Há uma espécie de “pacto de silêncio sobre a guerra”, que nos tem impedido de encarar os massacres e os crimes cometidos.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de February

Aqueles e aquelas que estavam desprotegidos por terem perdido o subsídio social têm agora a informação oficial de que afinal terão apoio. Temos de nos manter exigentes sobre a urgência de o apoio chegar já.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de February

São 22 mil as pessoas que recebiam o subsídio social de desemprego em dezembro e que, em janeiro, ficaram sem qualquer apoio. A situação é de desespero, e não exagero nas palavras.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de February

Se não leram, leiam. Pelo alerta, pela sensibilidade, pelo reconhecimento, é emocionante o testemunho de Isabel do Carmo – médica e professora da Faculdade de Medicina de Lisboa – a propósito dos dez dias em que esteve internada com Covid no Hospital de Santa Maria.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de January

A onda de solidariedade com Marisa Matias que se tem levantado é mais do que merecida. Os lábios pintados, de mulheres e homens solidários de tantas opiniões, são muito mais que lábios pintados. São uma afirmação democrática e uma arma contra o ódio.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de January

Portugal continua a ser um país de contrastes e de desigualdades profundas. Muitos dos discursos que afirmam condoer-se com a pobreza, não parecem especialmente importunados com o crescimento da desigualdade.