You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 24 de July

A origem do Pegasus, que foi objeto de uma grande investigação do jornal britânico The Guardian, está em Israel, a “start-up nation” habituada a aceitar todos os dispositivos securitários em nome do “combate ao terrorismo”.

Artigos dossier | 20 de July

O Governo não pode fingir que não vê o que se passa. Este despedimento não pode ser autorizado e tem de ser travado. É essa a exigência de um país que se respeite e que respeita quem trabalha. Por José Soeiro

Artigos Opinião Esquerda | 18 de July

Mais eficaz do que, por exemplo, a panóplia de controversas medidas anunciadas para restaurantes e cafés, seria investir a sério, e de imediato, na identificação e no isolamento das cadeias de contágio.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de July

Quase 300 trabalhadores na Altice já começaram a receber as suas cartas, o Santander quer suprimir cerca de 700 postos de trabalho, cerca de 1000 trabalhadores estão ameaçados no BCP, para dar apenas alguns exemplos. Se não for travada, esta vaga ameaça tornar-se um “novo normal”.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de July

O direito à identidade e expressão de género, bem como todos os direitos LGBTI+, são uma parte constitutiva dos direitos humanos. Este acórdão não colocará em suspenso o exercício de nenhum desses direitos nem paralisa a responsabilidade do Estado e da escola em protegê-los

Artigos Opinião Esquerda | 26 de June

O pontapé de saída para uma lei que enquadre o trabalho subordinado nas plataformas digitais está dado, com um projeto em cima da mesa desde o início da semana. E agora, o que vai o Governo fazer? O PS vai ceder de novo ao lóbi das plataformas e à chantagem dos patrões na concertação social?

Artigos Opinião Esquerda | 21 de June

O Código do Trabalho que temos é um problema e a pandemia veio comprová-lo de forma reforçada. O apego de Centeno e de Costa à herança da direita é insustentável.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de June

Agora que passou um ano sobre o início dos projetos-piloto e se aproxima, portanto, o momento de generalizar a todo o país o acesso ao apoio aos cuidadores e cuidadoras informais, é o momento para se fazerem balanços e exigências. E para se mudar o que está mal.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de May

O que diz a moção de António Costa [sobre legislação laboral?]? Sobre herança da troika, nada. Sobre a estrutura legal das modalidades precárias de emprego nada. Sobre a caducidade da contratação coletiva, nenhuma proposta. Sobre as plataformas, uma formulação que não esclarece o que se pretende.

Artigos dossier | 30 de May

A greve dos entregadores no Brasil é um sinal novo e importante. Os trabalhadores de plataformas como a UberEats, a Glovo, a iFood ou a Rappi têm sido essenciais durante a pandemia. Também por cá, esta realidade dos 'emprecários', dos falsos independentes e das plataformas mexe. Por José Soeiro.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de May

Os silêncios políticos neste caso não são sinal de elevação ou de maturidade democrática. São, pelo contrário, o reflexo de uma falta de exigência e de um empobrecimento cívico que o Porto não merece.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de May

Foi há quase cinco anos que o Parlamento aprovou uma nova lei para “combater as formas modernas de trabalho forçado”. A Direita esteve contra esta lei e as quatro confederações patronais divulgaram um comunicado conjunto em que diziam “repudiar veementemente o conteúdo” do diploma.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de May

A cidade é um ecossistema frágil, que precisa de humanos polinizadores. Um pouco de terra, uma fissura, a vida nasce. Ali, como ervas daninhas indesejadas, há outras lógicas de cidade não mercantil que estão a acontecer.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de April

Sem passar a entender a cultura como um dos pilares do Estado Social ao mesmo nível que a educação, a saúde ou a segurança social, estaremos sempre no campo dos remendos. Ou dos biombos.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de April

O que a presidência portuguesa se prepara para agitar no próximo mês como um grande compromisso social é termos, em 2030, uma Europa com 76 milhões de pobres. Não é isto uma desistência política relativamente ao sofrimento social, assim naturalizado?

Artigos Opinião Esquerda | 14 de April

O governo português, que ocupa nestes meses a presidência do Conselho de Ministros da União Europeia, tem a possibilidade e a obrigação de fazer a diferença. Para isso, deve imunizar-se relativamente ao lóbi da grande indústria e ouvir as vozes de quem luta pela humanidade.

Artigo | 3 de April

Que o governo ache normal que parte dos trabalhadores independentes tenham 219 euros por mês para sobreviver é perturbador. Que exiba como prova de sucesso e generosidade que o valor médio de apoios é de 300 euros choca com o limiar de pobreza. Felizmente, estes trabalhadores não dependem apenas do governo. Por José Soeiro.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de March

O Governo parece disposto a usar todo o arsenal político e jurídico de que dispõe para travar um pequeno aumento dos apoios aos trabalhadores independentes que ficaram sem rendimentos. O que está, então, em causa em todo este processo?

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

O nome de Gisberta passou a nomear muito mais do que um caso isolado. Ele diz a discriminação estrutural revelada pelo assassinato, mas também a capacidade de a cidade reagir para afirmar os direitos humanos e ocupar as ruas em seu nome.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de March

O sinal forte que a lei deve dar é estabelecer um “dever de desconexão profissional” por parte dos empregadores, durante o tempo de descanso do trabalhador, para contrariar uma prática generalizada de abuso.

Pages